Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Nobreak SMS Station II 600va - placa PCIV013844

Featured Replies

Postado

Boa tarde a todos do fórum. Estou com um equipamento em bancada, nobreak SMS Station II 600va mono que veio para reparo. Identifiquei o mosfet IRFB7446 (Q23) em curto, fiz a troca do mesmo e voltou a queimar em seguida quando liguei ele em rede AC. 

Primeiro teste: Após trocar o IRFB7446 (Q23) identifiquei que a trilha que liga o source do Q23 ao Drain do IRFB7446 (Q25) estava rompida, fiz o reparo da trilha e montei o equipamento somente com a bateria, ligou normalmente, ai coloquei ele na rede elétrica, quando liguei queimou imediatamente o Q23 novamente, refiz a troca, analisei todo o circuito e encontrei o smd MMBT2222A (conforme esquema da placa PCIV013846) (Q20) em curto entre o pino 1 base e o pino 3 coletor. Fiz a troca do mesmo e depois conferi o relé de saída (RE5), removi da placa fiz o teste de acionamento com fonte de bancada e conferi a bobina interna pra ver se estava ok, tudo normal com tensão de 12vdc e o relé acionando como tem que fazer. Montei o nobreak novamente e queimou de novo o (Q23). 

Segundo teste: Após trocar os compentes em curto (Q20) e (Q23), fiz um teste no transformador, liguei na rede AC 110v (preto e laranja entrando 125 volts) e testei os tapes do primário nos fios Lilás e Amarelo, entre eles com o fio preto estava no tape Lilas 102.9 volts e no tape amarelo 116.9 volts, concluí que o primário do transformador estava ok, fui testar o secundário entre eles, fio branco e azul com tensão de 6.8 volts. Montei novamente o nobreak e ao ligar, voilà! queimou de novo o Q23.

Terceiro teste: Depois de trocar os componentes em curto novamente, remover os quatros IRFB7446, troca-los, testar os resistores, capacitores e não encontrar falha, resolvi ligar o transformador na placa sem os cabos dos secundário, e isso me deixou doido, o nobreak ligou primeiro na bateria, depois liguei ele na rede AC e o inversor trocou para rede on-line, tudo normal, ai fui testar  a tensão de saída nas tomadas, e não tinha, tanto na bateria quanto na rede AC.

Pergunta: o que pode ser kkkk, não tenho mais idéias, achei que o trafo estava em curto, mas o primário funciona conforme relatado acima e o secundário fornece 6.8 volts, esta tensão do secundário está correta? Pode ser ele que está queimando o Q23, visto que o fio branco do transformador vai ligado no (BR TR) diretamente no pino 3 (source) do Q23. 

IMG-20250416-WA0007.jpg

IMG-20250416-WA0009.jpg

IMG-20250416-WA0006.jpg

Postado

Como vai @daygdson, esses nobreak volta e meia dão problema, inclusive estou com um igual na minha bancada. Já conferiu o estado dos diodos e transistores SMD?

Postado

Verifique o rele de 5v

image.png.4d36c5964550d8cba491bc51e31bc986.png

Costumo usar este procedimento para manutenção de no break

1 - Testar o  inversor com  um resistor de 0R47R 5w sem serie com as baterias para proteger os fets do inversor.

2 - Verificar as tensões da fonte

3 - Com o inversor funcionando , medir se há tensão no plug

4 - Alimentar a tensão AC através de uma lâmpada serie

Postado

@daygdson bom dia. Quando pego desse modelo com fets em curto, faço a substituição deles e de todos que fazem parte do circuito, troco os Cis que são os drives os resistores que chegam nos fets. Em 99% dos casos o problema é resolvido assim, a menos que seja o pic processador.

Postado
  • Autor
11 horas atrás, Wellington K disse:

Como vai @daygdson, esses nobreak volta e meia dão problema, inclusive estou com um igual na minha bancada. Já conferiu o estado dos diodos e transistores SMD?

Sim, conferi todos eles e não encontrei curto nos demais, somente no transistor que vai ligado ao relé RE5  na posição (Q20) smd MMBT2222A queima junto com o IRFB7446 (Q23) quando ligo o cabo branco do coletor do transformador. Estou com dúvida se o transformador está danificado, porque está saindo no coletor 6.8 volts entre o cabo branco e azul do secundário, não entendo muito de transformador, estou em fase de aprendizagem ainda, então estou batendo cabeça para testar ele.

Trafo.jpg

Postado
  • Autor
1 hora atrás, DiegoUPSCBA disse:

@daygdson bom dia. Quando pego desse modelo com fets em curto, faço a substituição deles e de todos que fazem parte do circuito, troco os Cis que são os drives os resistores que chegam nos fets. Em 99% dos casos o problema é resolvido assim, a menos que seja o pic processador.

Olá @DiegoUPSCBA, obrigado pela teu tempo, sim, fiz a troca de todos os fets e do smd (Q20) após queimar na primeira vez que troquei, e mesmo assim continua queimando o (Q23) e o (Q20) quando ligo os coletores na placa, então estou revisionando a placa por completo de novo, o interessante que quando não ligo os coletores a placa liga pela bateria, conecto na rede AC, o inversor funciona e vai para rede online, se tiro da tomada ele entra no inversor e vai para a bateria, tudo normal até este ponto, a exceção é na saída das tomadas que não tem 110volts em ambos as situações, acredito pelo fato do cabos azul e branco do coletor não estar conectados neste teste.

Postado

@daygdson Entendi. É talvez seria o caso de fazer o teste com outro trafo, já peguei trafo com defeito tbem. Mais da mais uma verificada nessa placa pode ser algum problema nela ainda.

Postado
  • Autor
3 horas atrás, joao lima RV disse:

Verifique o rele de 5v

image.png.4d36c5964550d8cba491bc51e31bc986.png

Costumo usar este procedimento para manutenção de no break

1 - Testar o  inversor com  um resistor de 0R47R 5w sem serie com as baterias para proteger os fets do inversor.

2 - Verificar as tensões da fonte

3 - Com o inversor funcionando , medir se há tensão no plug

4 - Alimentar a tensão AC através de uma lâmpada serie

@joao lima RV obrigado por compartilhar seu conhecimento, quanto ao relé eu testei ele com multímetro entre bobinas e o valor ôhmico é de 0.124 ohms, testando a continuidade entre NF e NA estão de acordo, mesmo assim saquei da placa e fiz o teste a quente com fonte de bancada, alimentando as bobinas na tensão de 5v e 0.100miliamperes junto com multímetro em continuidade para ver se acionava os terminais de acordo com a tensão aplicada e ele acoplava e desacoplava conforme o esperado.

Postado
  • Autor
2 minutos atrás, DiegoUPSCBA disse:

@daygdson Entendi. É talvez seria o caso de fazer o teste com outro trafo, já peguei trafo com defeito tbem. Mais da mais uma verificada nessa placa pode ser algum problema nela ainda.

Entao @DiegoUPSCBA, eu não tenho nenhum deste modelo aqui em bancada agora, eu queria realmente saber a tensão de saída do secundário do trafo para eu partir de algum princípio. Mas estou nos testes aqui, posto o resultado assim que possivel.

Postado

A tensão no enrolamento dos fets é de ± 8v, devido ao valor de pico do secundário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.