Postado 13 de Outubro de 2025 13 Out Amigos. Estou com esse note aqui na bancada que não l.iga. Não tenho curto nas bobinas, e não vi nada aparente ruim no microscópio. Uma coisa que achei estranha: Não tenho 3 e 5v always, mas quando starto aparece momentaneamente os 3 e 5v. Pelo que vi no esquemas essas tensões são ALWAYS. Pensando em regravar a BIOS, ,as vim aqui pedir uma ajuda. Valeu. Edson
Postado 13 de Outubro de 2025 13 Out Autor 1 minuto atrás, AMDRÔMEDA disse: PL19 e PL21 os 3,3V e 5V que aparecem? Como eu disse, não tem tensão, só aparecem momentaneamente quanto aperto start. Edson
Postado 13 de Outubro de 2025 13 Out Se o esquema que tenho está correto as tensões que aparecem sempre devem ser essas ali (+3VPCU e +5VPCU) pelo que entendi as tensões de 3 e 5V só aparecem depois de startar mesmo.
Postado 13 de Outubro de 2025 13 Out Vê se aparecem as tensões no pino 1 de u25 e u26. São dois reguladores que dependem das tensões 3 e 5V.
Postado 13 de Outubro de 2025 13 Out Autor 33 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse: Se o esquema que tenho está correto as tensões que aparecem sempre devem ser essas ali (+3VPCU e +5VPCU) pelo que entendi as tensões de 3 e 5V só aparecem depois de startar mesmo. Acabei de ver no esquema, realemtne 3 e 5 são pós start.
Postado 13 de Outubro de 2025 13 Out Autor 25 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse: Vê se aparecem as tensões no pino 1 de u25 e u26. São dois reguladores que dependem das tensões 3 e 5V. O piro é que não estou ahcando U25 e U26.
Postado 13 de Outubro de 2025 13 Out Autor @AMDRÔMEDA Nesse seu esqeuma tem a sequencai de start dessa placa? Pois no meu não tem edson
Postado 13 de Outubro de 2025 13 Out 2 minutos atrás, edson disse: @AMDRÔMEDA Nesse seu esqeuma tem a sequencai de start dessa placa? Pois no meu não tem edson Não. Não encontrei no esquema 6 minutos atrás, edson disse: O piro é que não estou ahcando U25 e U26. São componentes de 5 pinos
Postado 13 de Outubro de 2025 13 Out Autor 1 hora atrás, AMDRÔMEDA disse: Ali em vermelho Por isso não achei. Na minha placa só tem os espaços, sem componentes. Não sei como funciona a sequencia de start dessa paca pra seguir. Edson
Postado 13 de Outubro de 2025 13 Out 3 horas atrás, edson disse: Amigos. Estou com esse note aqui na bancada que não l.iga. Não tenho curto nas bobinas, e não vi nada aparente ruim no microscópio. Uma coisa que achei estranha: Não tenho 3 e 5v always, mas quando starto aparece momentaneamente os 3 e 5v. Pelo que vi no esquemas essas tensões são ALWAYS. Pensando em regravar a BIOS, ,as vim aqui pedir uma ajuda. Valeu. Edson Opa, verificou VIN do C.I ? EN ? FB ? PGOOD ? PU4. Se o EN n tiver presente, ja verifica PINO 8 e 17 do PU4, se estiver ok, verifica a alimentação da I/O. Mas se não tiver ok, mede resistencia nesses pino e ver se n tem curto, se tiver em curto, sobe uma perninha do capacitor dps do pino só pra ver se o curto some. Editado: 13 de Outubro de 2025 13 Out por APMIDIAS
Postado 13 de Outubro de 2025 13 Out 1 hora atrás, edson disse: Por isso não achei. Na minha placa só tem os espaços, sem componentes. Não sei como funciona a sequencia de start dessa paca pra seguir. Edson Normalmente quando pego casos assim, já verifico a alimentação de 19v, se ta passando normalmente pelos mosfets de entradas (isso dps de verificar se tem curto nas bobinas e tudo mais), verifico tbm VIN, ACDET, ACOK, ACN, ACP, ACOK do C.I de CHARGER, dps verifico se tem tensões do 5v, 3,3v stby, se n tenho, verifico VIN do C.I, EN, FB, PGOOD. Editado: 13 de Outubro de 2025 13 Out por APMIDIAS
Postado 13 de Outubro de 2025 13 Out Autor 33 minutos atrás, APMIDIAS disse: Opa, verificou VIN do C.I ? EN ? FB ? PGOOD ? PU4. Se o EN n tiver presente, ja verifica PINO 8 e 17 do PU4, se estiver ok, verifica a alimentação da I/O. Mas se não tiver ok, mede resistencia nesses pino e ver se n tem curto, se tiver em curto, sobe uma perninha do capacitor dps do pino só pra ver se o curto some. Acabei vendo no esquema que essas tensões de 3 e 5v só aparecem deposi do start.
Postado 14 de Outubro de 2025 14 Out 14 horas atrás, edson disse: Acabei vendo no esquema que essas tensões de 3 e 5v só aparecem deposi do start. ue, mas não deveria, pino 8 e 17 são tensões sempre presentes, assim que conectar o carregador deveriam aparecer. É a +3VPCU e +5VPCU a que deveria aparecer pós start é a do pino 7 e 24 +5VS5 e +3VS5 Acho que está olhando coisa errada no esquema, amigo...
Postado 14 de Outubro de 2025 14 Out Agora, APMIDIAS disse: É a +3VPCU e +5VPCU É essa tensão que energiza a I/O pra fazer liberar o EN e liberar o +5VS5 e +3VS5
Postado 14 de Outubro de 2025 14 Out Autor 1 hora atrás, APMIDIAS disse: É essa tensão que energiza a I/O pra fazer liberar o EN e liberar o +5VS5 e +3VS5 É que aqgora parece que piorou, não starta mais. Não tenho tensão nos pino 8 e 17. E o 16 que era pra ter 19 só tem 12. Deus mais um galho aqui. Acho que esse CI foi de arasta. Edson
Postado 14 de Outubro de 2025 14 Out 1 hora atrás, edson disse: E o 16 que era pra ter 19 só tem 12. os 19v ta normal lá na entrada ? verifica a resistencia da linha agr. E o que vc fez exatamente pra piorar a situação ? Isso vai ajudar a saber por onde dar prosseguimento.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.