Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

concluído Após realizar o Clone do Windows, parou de funcionar o teclado e Mouse

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá a todos,

Realizei recentemente a clonagem do Windows de um PC de cliente para outro SSD. O processo foi concluído com sucesso e o sistema chega até a tela de login normalmente. No entanto, assim que essa tela aparece, nenhum teclado ou mouse funciona — ou seja, não consigo digitar a senha nem interagir com o sistema.

Para descartar problemas de hardware:

Testei o SSD clonado em outro PC → mesmo problema.

Testei o SSD original do cliente → passou a apresentar o mesmo sintoma (antes do clone funcionava normalmente).

Testei diferentes periféricos:

USB com fio

Sem fio

PS/2
👉 Nenhum funcionou.

Testei também em duas BIOS diferentes, então acredito que não seja problema de Hardware

Como tentativa de correção:

Rodei reparo automático do Windows (sem sucesso);

Removi a senha pelo Hiren’s Boot — o Windows inicia normalmente, porém teclado e mouse continuam inoperantes mesmo dentro do sistema.

Alguém já passou por algo semelhante ou tem alguma sugestão de correção?
Aparentemente, parece ser algum problema relacionado aos drivers USB/HID corrompidos.

Agradeço qualquer ajuda! 🙏

Editado: por Tecnicos DR
Postado (editado)
39 minutos atrás, xandy_73 disse:

Sinistro, até o momento não me deparei com esse problema.

Ainda mais isso acontecer também no SSD de origem do clone.

Realmente Sinistro, oque me quebra é que o SSD de origem está apresentando esse conflito 

Parece que quando inicia o Windows, os periféricos congelam ( não acende o Num Lock, Caps Lock etc.. ) mas durante a utilização na Bios eles funcionam normal...

Editado: por Tecnicos DR
Postado
10 minutos atrás, Joce Souza disse:

usa o WinPE 11-10 Sergei Strelec, com pendrive de boot, dentro dele vc ira utilizar o AOMEI Cloner, e marca a opção alinhamento 4k, e segue a clonagem, que vai dar tudo certo

Nesse caso, esse processo clona o Windows, porém corrigindo os erros de drivers? 

Postado

Imagino que seja windows 10/11, entao tenta entrar em modo de recuperacao para depois tentar o modo de seguranca, da seguinte maneira:
ligue o computador, espere aparecer a logo do windows e desligue o computador nessa hora
dessa maneira na proxima vez que ligar ele vai ativar a recuperacao. Chegando na tela de recuperacao e se o mouse-teclado funcionarem, acesse ferramentas e depois modo de inicializacao. confirme, reinicie e depois escolha a opcao 4 se nao me engano. Vai entrar em modo de seguranca
se o mouse funcionar ai voce consegue resolver problemas de driver

• Joinha 1
Postado (editado)

@Joce Souza O SSD origem também está ocorrendo esse defeito então clonar novamente não vai resolver.

@kazuki yano Talvez resolva mas ele terá que fazer isso no SSD origem.

@Tecnicos DR Tente no SSD clonado inciar com um pendrive de instalação da versão do windows original, lá vá na opção reparação - manter arquivos e configurações, termine a restauração e veja se o problema foi resolvido.

Editado: por xandy_73
  • Joinha 1
Postado (editado)

Uma boa dica a do @kazuki yano se conseguir entrar no modo de recuperação, vá na opção Prompt de comando, e execute esses dois comandos: chkdsk /r e depois sfc /scannow. Geralmente qdo da esses panes eu uso isso. Outra alternativa, caso a sua MB possua saída PS2, seria vc usar um teclado ou um ouse PS2, entrar no gerenciador de dispositivos do Windows, e remover todos os drivers usb e reiniciar. 

Editado: por Joce Souza
  • Joinha 1
Postado

@xandy_73@Joce Souza @kazuki yano 

Agradeço a todos pela ajuda

No Windows do clone eu realizei a recuperação porém mantendo os arquivos, após o procedimento concluido voltou a funcionar o teclado e mouse

No Windows original, por acesso remoto AnyDesk eu consegui acessar também, fui ver o gerenciador de dispositivos, e estava faltando Vários e vários Drivers ( dispositivos HID, driver VGA, Driver de som, Driver da placa de video, etc... ) acho que o Hirens Boot corrompeu esses drivers pois antes estava instalado corretamente, muito estranho pois nunca me havia acontecido nada parecido 

Mas agradeço a ajuda de todos😀

Postado
1 hora atrás, kazuki yano disse:

ja tive esse tipo de problema clonando usando o macrium reflect
passei a usar o AOMEI e nunca tive nenhumn problema

Já ouvi falar sobre esse programa, porém nunca fui atrás se saber certo do que se trata 

Vou dar uma pesquisada sobre esse aplicativo, obrigado pela dica

Postado

Cheguei um pouco tarde, mais minha dica em clonagem, é 1º o Aiomei e 2º o Disk Genius, ambos tem no Sergei Strelec. Outra dica, que vou falar aqui.

Personalizei o meu pendrive do Sergei Strelec e ele passou dos 16GB que eu tinha no pendrive, então eu clonei ele para outro pendrive, 64GB. De cara no uEFi, o boot foi tranquilo as inicalizações e no MBR, falhava. Editei o BCD e apontei o novo pendrive e resolveu o problema. Por que eu estou falando todo esse acontecimento? Porquê eu já clonei discos e na inicialização o windows travava em tela preta e nem exibia nada ou o mouse nem aparecia, enfim era B.O e o disco matriz, perfeito.

Quando surgir esses B.Os, realize uma clonagem inicial do sistema do cliente. Deu ruim já corre no disco matriz do cliente e realiza uma imagem completa pra não dar MAIS ruim ainda, pois você terá de trabalhar no disco matriz do cliente. No gerenciador de dispositivos, na máquina do cliente, exibindo os drivers ocultos, veja se ali tem dispositivos duplicados, ausentes e se não tiver Dispositivos HiD, lascou, nem teclado e nem mouse vai funcionar. Quando falamos de clonagem é ter no disco clonado exatamente o que temos no disco matriz, mais por via de regra surgem as "QUESTÕES" que temos de resolver e nos adaptar.

Ah e eu prefirira clonar pelo Disk Genius, ele sempre é mais rápido, mais em assuntos de upgrades de disco, em exemplo de sata para M.2, ele sempre me lascava em alguma coisa e pra não perder tempo, resolvendo novos B.Os, preferi o Aiomei.

Espero que as dicas ajudem o pessoal que chegar daqui pra frente. Grande abraço à todos.🫡

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...