Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Entendimento de circuito em uma Protoboard com 2 LEDs

Featured Replies

Postado

Olá! 

Gostaria de ajuda para entender o funcionamento de um circuito que fiz em uma Protoboard utilizando 2 LEDs, 1 vermelho e 1 branco. 

Segue circuito abaixo com seu diagrama:

image.png.38ded6162c569dab129b79f4450a1951.png

image.png.b1f06ed35572868b0dc91bb374ccd49d.png

(Obs -> Sobre o diagrama, se estiver errado peço que me corrijam por gentileza, eu ainda estou começando meus estudos em eletrônica e aprendi muito pouco em um curso técnico que fiz que tinha elétrica mas que era focado em outra área.)

Agora segue abaixo o circuito em funcionamento no simulador (já digo que testei na minha Protoboard e o resultado foi o mesmo que vou descrever agora):

image.png.fa13ef68fbb1b462f1d462c1fb6a50a0.png

Ao aplicar tensão no circuito, o LED branco acende pois é o único caminho possível de passagem de corrente, já que o circuito até o LED vermelho está aberto por conta do botão NA.

image.png.68e9e512eaf08044fe74a2a53abca608.png

Aqui o botão foi pressionado. O LED vermelho acendeu e o LED branco apagou. A corrente do circuito também aumentou, antes estava bem baixa.

Agora vem minha dúvida e o que não estou entendendo mesmo depois de analisar bem o circuito e pesquisar:

Por que ao se acionar o botão, o LED branco apaga, sendo que os 2 LED estão ligados em paralelo (pelo o que estou entendendo)?