Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Entendimento de circuito em uma Protoboard com 2 LEDs

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá! 

Gostaria de ajuda para entender o funcionamento de um circuito que fiz em uma Protoboard utilizando 2 LEDs, 1 vermelho e 1 branco. 

Segue circuito abaixo com seu diagrama:

image.png.38ded6162c569dab129b79f4450a1951.png

image.png.b1f06ed35572868b0dc91bb374ccd49d.png

(Obs -> Sobre o diagrama, se estiver errado peço que me corrijam por gentileza, eu ainda estou começando meus estudos em eletrônica e aprendi muito pouco em um curso técnico que fiz que tinha elétrica mas que era focado em outra área.)

Agora segue abaixo o circuito em funcionamento no simulador (já digo que testei na minha Protoboard e o resultado foi o mesmo que vou descrever agora):

image.png.fa13ef68fbb1b462f1d462c1fb6a50a0.png

Ao aplicar tensão no circuito, o LED branco acende pois é o único caminho possível de passagem de corrente, já que o circuito até o LED vermelho está aberto por conta do botão NA.

image.png.68e9e512eaf08044fe74a2a53abca608.png

Aqui o botão foi pressionado. O LED vermelho acendeu e o LED branco apagou. A corrente do circuito também aumentou, antes estava bem baixa.

Agora vem minha dúvida e o que não estou entendendo mesmo depois de analisar bem o circuito e pesquisar:

Por que ao se acionar o botão, o LED branco apaga, sendo que os 2 LED estão ligados em paralelo (pelo o que estou entendendo)? 

Não era para o branco continuar aceso após apertar o botão, fechando assim o circuito com o botão vermelho?

Outra dúvida que estou tendo é por que a corrente aumentou? Seria simplesmente a cor do LED (que agora é vermelho) que fez isso ocorrer? 

Peço desculpas pela minha falta de experiência, sou realmente novato na Eletrônica. 

Agradeço desde já a todos pela ajuda!

image.png

Editado: por Miguel_Hitokiri
erros no desenvolvimento do tópico.
Postado (editado)