Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Entendimento de circuito em uma Protoboard com 2 LEDs

Featured Replies

Postado

Olá! 

Gostaria de ajuda para entender o funcionamento de um circuito que fiz em uma Protoboard utilizando 2 LEDs, 1 vermelho e 1 branco. 

Segue circuito abaixo com seu diagrama:

image.png.38ded6162c569dab129b79f4450a1951.png

image.png.b1f06ed35572868b0dc91bb374ccd49d.png

(Obs -> Sobre o diagrama, se estiver errado peço que me corrijam por gentileza, eu ainda estou começando meus estudos em eletrônica e aprendi muito pouco em um curso técnico que fiz que tinha elétrica mas que era focado em outra área.)

Agora segue abaixo o circuito em funcionamento no simulador (já digo que testei na minha Protoboard e o resultado foi o mesmo que vou descrever agora):

image.png.fa13ef68fbb1b462f1d462c1fb6a50a0.png

Ao aplicar tensão no circuito, o LED branco acende pois é o único caminho possível de passagem de corrente, já que o circuito até o LED vermelho está aberto por conta do botão NA.

image.png.68e9e512eaf08044fe74a2a53abca608.png

Aqui o botão foi pressionado. O LED vermelho acendeu e o LED branco apagou. A corrente do circuito também aumentou, antes estava bem baixa.

Agora vem minha dúvida e o que não estou entendendo mesmo depois de analisar bem o circuito e pesquisar:

Por que ao se acionar o botão, o LED branco apaga, sendo que os 2 LED estão ligados em paralelo (pelo o que estou entendendo)? 

Não era para o branco continuar aceso após apertar o botão, fechando assim o circuito com o botão vermelho?

Outra dúvida que estou tendo é por que a corrente aumentou? Seria simplesmente a cor do LED (que agora é vermelho) que fez isso ocorrer? 

Peço desculpas pela minha falta de experiência, sou realmente novato na Eletrônica. 

Agradeço desde já a todos pela ajuda!

image.png

Editado: por Miguel_Hitokiri
erros no desenvolvimento do tópico.

Postado

O erro no circuito é usar 1 resistor para os dois LEDs! Além de que, cada tipo de LED tem uma especificação de Corrente (Amperes) e Tensão (Volts) de trabalho.

Você deve calcular o resistor para cada LED, lembrando que a tensão no LED branco é maior que a de um LED vermelho.

Segue uma tabela de corrente de LED para se ter como referência:

LED_Ref.thumb.jpg.922a9f915f28f7959543820223bdb5eb.jpg

Para o resistor deverá calcular (a tensão de entrada - tensão do LED) / Corrente no LED.
Exemplo:

Vamos pegar o LED 5mm vermelho difuso, conforme a tabela abaixo:

Exemplo.jpg.95e78a7516d2f2b0143bdd7e683db81e.jpg

Fonte = Tensão 5V
LED Vermelho 5mm = Tensão 2V8 (considerando a Vf(V)Max da tabela)
Corrente LED = 10mA (não exceder o limite de corrente)

5 - 2V8 = 2,2 / 0,01 = 220R (Ohms)

Obs: A tensão máxima neste LED vermelho é de 2V8, já no LED branco a tensão é maior (3V2 mínima = coluna Vf(V) Min)!

Exemplo2.jpg.6dba922b10e06994b97ca69dea8a9fdc.jpg

Com esse cálculo, entenderá que não se adiciona qualquer valor de resistor ao LED, tem um cálculo. E que o uso de resistores individuais garantem que cada LED terá a corrente necessária para ter o brilho desejado. E também que nem todos os LEDs iniciam o brilho com 2V2, por exemplo.

Solução para o seu circuito funcionar corretamente:
- Aumentar a fonte para 5V

- Inserir um resistor por LED (devidamente calculados)

Flw...

Editado: por nagkiller

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.