Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Entendimento de circuito em uma Protoboard com 2 LEDs

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá! 

Gostaria de ajuda para entender o funcionamento de um circuito que fiz em uma Protoboard utilizando 2 LEDs, 1 vermelho e 1 branco. 

Segue circuito abaixo com seu diagrama:

image.png.38ded6162c569dab129b79f4450a1951.png

image.png.b1f06ed35572868b0dc91bb374ccd49d.png

(Obs -> Sobre o diagrama, se estiver errado peço que me corrijam por gentileza, eu ainda estou começando meus estudos em eletrônica e aprendi muito pouco em um curso técnico que fiz que tinha elétrica mas que era focado em outra área.)

Agora segue abaixo o circuito em funcionamento no simulador (já digo que testei na minha Protoboard e o resultado foi o mesmo que vou descrever agora):

image.png.fa13ef68fbb1b462f1d462c1fb6a50a0.png

Ao aplicar tensão no circuito, o LED branco acende pois é o único caminho possível de passagem de corrente, já que o circuito até o LED vermelho está aberto por conta do botão NA.

image.png.68e9e512eaf08044fe74a2a53abca608.png

Aqui o botão foi pressionado. O LED vermelho acendeu e o LED branco apagou. A corrente do circuito também aumentou, antes estava bem baixa.

Agora vem minha dúvida e o que não estou entendendo mesmo depois de analisar bem o circuito e pesquisar:

Por que ao se acionar o botão, o LED branco apaga, sendo que os 2 LED estão ligados em paralelo (pelo o que estou entendendo)? 

Não era para o branco continuar aceso após apertar o botão, fechando assim o circuito com o botão vermelho?

Outra dúvida que estou tendo é por que a corrente aumentou? Seria simplesmente a cor do LED (que agora é vermelho) que fez isso ocorrer? 

Peço desculpas pela minha falta de experiência, sou realmente novato na Eletrônica. 

Agradeço desde já a todos pela ajuda!

image.png

Editado: por Miguel_Hitokiri
erros no desenvolvimento do tópico.
Postado (editado)

O erro no circuito é usar 1 resistor para os dois LEDs! Além de que, cada tipo de LED tem uma especificação de Corrente (Amperes) e Tensão (Volts) de trabalho.

Você deve calcular o resistor para cada LED, lembrando que a tensão no LED branco é maior que a de um LED vermelho.

Segue uma tabela de corrente de LED para se ter como referência:

LED_Ref.thumb.jpg.922a9f915f28f7959543820223bdb5eb.jpg

Para o resistor deverá calcular (a tensão de entrada - tensão do LED) / Corrente no LED.
Exemplo:

Vamos pegar o LED 5mm vermelho difuso, conforme a tabela abaixo:

Exemplo.jpg.95e78a7516d2f2b0143bdd7e683db81e.jpg

Fonte = Tensão 5V
LED Vermelho 5mm = Tensão 2V8 (considerando a Vf(V)Max da tabela)
Corrente LED = 10mA (não exceder o limite de corrente)

5 - 2V8 = 2,2 / 0,01 = 220R (Ohms)

Obs: A tensão máxima neste LED vermelho é de 2V8, já no LED branco a tensão é maior (3V2 mínima = coluna Vf(V) Min)!

Exemplo2.jpg.6dba922b10e06994b97ca69dea8a9fdc.jpg

Com esse cálculo, entenderá que não se adiciona qualquer valor de resistor ao LED, tem um cálculo. E que o uso de resistores individuais garantem que cada LED terá a corrente necessária para ter o brilho desejado. E também que nem todos os LEDs iniciam o brilho com 2V2, por exemplo.

Solução para o seu circuito funcionar corretamente:
- Aumentar a fonte para 5V

- Inserir um resistor por LED (devidamente calculados)

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...