Postado 6 de Janeiro 6 Jan pic 16c54c é uma memoria programavel, encontrei este componente em um módulo de vicro do meu carro e esta com defeito, por isso a minha pergunta
Postado 6 de Janeiro 6 Jan Buenas, é programável uma vez só. Depois que for gravado uma vez, não tem como reprogramar. É o que chamam de One-Time Programmable (OTP). O PIC16F54 é reprogramável, e acredito que seja equivalente pino a pino com o 16C54 Editado: 6 de Janeiro 6 Jan por zazulak
Postado 6 de Janeiro 6 Jan Autor @zazulak presciso de um gravador para gravar esta pic ou pode ser no proprio módulo
Postado 6 de Janeiro 6 Jan Precisa de um gravador, mas dependendo de como o módulo foi projetado, pode ser que tenha um conector pra gravar o pic na própria placa.
Postado 6 de Janeiro 6 Jan PIC 16C54C não é uma memória programável... é um microcontrolador! Uma memória programável (EPROM, EEPROM, Flash, etc...) somente armazena dados, não os interpreta! Vai precisar de um gravador, existem centenas na web, alguns usando a antiga porta serial. Exemplo: Hardware Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. + software ou ( apenas o PIC16F54) Para gravar na própria placa (sendo a primeira gravação para a família C ou N vezes da familia F), vai depender se a placa tiver o conector ICSP (In-Circuit Serial Programming) ou os Test Points com os pinos. Senão, teria que remover, gravar e soldar novamente na placa. Vai precisar ainda do arquivo em formato .HEX. Esse arquivo contém o código binário que será gravado na ROM do PIC, chamado de firmware. Que dependendo de onde estiver usando esse mcu, não vai conseguir facilmente o arquivo (por exemplo, em equipamentos comerciais, o fabricante não libera o firmware). Sim, O PIC16F54 é equivalente pino a pino com o 16C54!!! O que muda é somente sobre o OTP. Flw... Editado: 6 de Janeiro 6 Jan por nagkiller
Postado 6 de Janeiro 6 Jan Autor @nagkiller @zazulak bom vou fazer no proprio modulo e ver se resolve e posto o resultado aqui vlw
Postado 6 de Janeiro 6 Jan Acho que você não entendeu!!! PIC 16C54C só se é gravado uma vez, nunca mais será gravado novamente. A família C é OTP. PIC 16F54C é gravado por diversas vezes, mas deve ter o arquivo .HEX. E geralmente você não consegue copiar de um outro (geralmente vem bloqueado pela fabricante do módulo de vidro, que é quem escreveu o código fonte na qual o código foi escrito para tomar as decisões do módulo de vidro, ou seja, abrir, parar, fechar) ou dificilmente vai conseguir achar esse HEX em um fórum ou no site do fabricante do módulo de vidro. Mas tente ai, vai que dá certo! Flw... Editado: 6 de Janeiro 6 Jan por nagkiller
Postado 6 de Janeiro 6 Jan Achei esse documento falando sobre a migração do C54 pro F54: https://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/41220a.pdf 33 minutos atrás, James Nasa disse: vou fazer no proprio modulo E vai gravar que arquivo nele? O PIC precisa de um programa gravado para funcionar, sem o programa ele não faz nada. Quando peguei esse serviço pra fazer: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. ia usar um PIC16F74 (o original era um 16C74), mas o 16F74 era caro e dificil de achar. O cliente tinha uns PIC16F877 sobrando, aí comparei os datasheets e vi que o 877 tinha tudo que o 74 tinha e a pinagem era equivalente, então usei ele. Editado: 6 de Janeiro 6 Jan por zazulak
Postado 6 de Janeiro 6 Jan Exatamente... sem um firmware, um mcu não serve pra nada!!! Certa vez tinha alguns da família C... usava a simulação do Proteus antes de ter a gravação final. Geralmente a C e a F só difere mesmo a gravação, ou alguma melhoria... mas são compatíveis pino a pino. Flw...
Postado 6 de Janeiro 6 Jan O que se pode fazer é estudar o comportamento do módulo e transformar em código. Além de tudo, deverá realmente ter a certeza de que o mcu está com problema. Ou simplesmente comprar um novo ou usado funcionando! O que for mais prático e viável. Flw... Editado: 6 de Janeiro 6 Jan por nagkiller
Postado 6 de Janeiro 6 Jan Autor @nagkiller entao o unico componente que não foi trocado pic166c54c, o vidro não sobe no automatico quando o botão one touch eh pressionado e tambem quando o alarme eh ativado Editado: 7 de Janeiro 7 Jan por James Nasa
Postado 7 de Janeiro 7 Jan Portas se abrem, portas se fecham... Estressa-se com isso os fios que poderá causar a quebra completa e/ou mau contato, não sei o modelo de seu produto, não foi especificado, mas no meu carro, por exemplo, já tive que trocar a fiação. Então, tem que se rever todos os itens antes de sair condenando o mcu, ainda mais quando não se faz uma análise e sai trocando componentes a torto e a direita! Temos um velho ditado: "Nunca culpe o chip antes de culpar o fio!" Flw... Editado: 7 de Janeiro 7 Jan por nagkiller
Postado 11 de Janeiro 11 Jan Autor @nagkiller por isso que estou insistindo é para meu carro. modelo do módulo de vidro: Quantum - LV 102 e o arquivo LV 212 Editado: 11 de Janeiro 11 Jan por James Nasa
Postado 14 de Janeiro 14 Jan Em 06/01/2026 às 17:08, zazulak disse: Achei esse documento falando sobre a migração do C54 pro F54: https://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/41220a.pdf E vai gravar que arquivo nele? O PIC precisa de um programa gravado para funcionar, sem o programa ele não faz nada. Quando peguei esse serviço pra fazer: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. ia usar um PIC16F74 (o original era um 16C74), mas o 16F74 era caro e dificil de achar. O cliente tinha uns PIC16F877 sobrando, aí comparei os datasheets e vi que o 877 tinha tudo que o 74 tinha e a pinagem era equivalente, então usei ele. Olá, preciso de sua ajuda com algo bem simples. Sei que a pergunta não tem nada haver com o tema aqui mas é único meio de contato que tenho para você responder. Tenho uma placa do modelo rm1-7751, aquela que você mostrou uma forma de melhorar a proteção dela, a saida dos 24V dela só acontece após o fusor e tudo está montado para liberar ou só de energizar a placa já deve está tendo a saída?
Postado 14 de Janeiro 14 Jan @Blucasd735 crie o seu próprio tópico! E crie no local e com o título correto. Se alguém souber, te ajudará, simples assim! Fica complicado estarmos falando de assuntos misto, isso bagunça o fórum. Flw... Editado: 14 de Janeiro 14 Jan por nagkiller
Postado 20 de Janeiro 20 Jan Não estava falando de você @James Nasa, estava falando do colega @Blucasd735 que entrou no meio do tópico com um assunto nada haver!!! Com isso que ele fez, bagunça o tópico!!! Flw... Editado: 20 de Janeiro 20 Jan por nagkiller
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.