Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Asus placa mãe X415EA não liga

Featured Replies

Postado
  • Autor
1 hora atrás, AMDRÔMEDA disse:

PRS8901. Esse resistor está adequado? Consegue outro igual para substituir para teste? Há uma pequena possibilidade de ser ele. (Outra coisa seria unir Dreno e source de PQ8901 com uma pinça. conectar o carregador e após isso remover a pinça. Para ver se ele se mantém ligado)

sim, se eu faço isso ele se mantém ligado.

Postado
Agora, Davi Querze disse:

sim, se eu faço isso ele se mantém ligado.

@Davi Querze Você tem osciloscópio? Se tem coloca ele em 500ms/div   e 10V/div. Deixa no gate de PQ8901 e vê o que acontece quando pluga o carregador. Se não tem osciloscópio mede a tensão mesmo. Mas precisa deixar a ponta de prova ali no gate e plugar o carregador. Outro teste é colocar a ponta de prova no source do PQ8901 e plugar o carregador. Quero ver a tensão que acontece ao plugar o carregador nesses pontos. Se puder fazer isso será muito bom.

Postado
3 horas atrás, infocel technology disse:

se o acok esta sendo aterrado ele nao vai aterrar o AC_IN_OC# da uma olhada no thermistor ptr9003

Será que com o acok em nível baixo o Note funcionaria?

Postado
1 hora atrás, AMDRÔMEDA disse:

sinceramente nao sei ai teria q dar uma olhada em toda parte de proteçao, oq sei e q pelo menos tem q aterrar o AC_IN_OC# mais ai teria q ver se nao traria problema para usar bateria e carregador. Esse bq780s ele e bloqueia os 24v do gate com qualquer coisa q esteja fora do padrao e ainda mais em placa q usa muita proteçao

Postado
hace 14 horas, AMDRÔMEDA dijo:

Mas no caso o colega disse que o ACOK tenta subir e morre.  Uma alteracao no ACDET pode ocasionar isso.  Inclusive até mencionei para verificar o ACDET, mas acho que passou batido.

Se o ACDET estiver alterado tem todo o sentido verificar o circuito do PTR9003 já que ele alterando a entrada do comparador interno do BQ, pode alterar a saida e aterrar ACDET, matando ACOK

A duvida realmente é porque o ACOK nao morre quando ele injeta 19V na linha de alta ou se o note consegue ligar mesmo sem o ACOK.
Mas enfim... uma coisa de cada vez.

Circuitinho aboiolado hein.
Se o Jack esquenta ele desativa o ACDET

Deixa derreter!  Assim tem mais servico 😆

Postado
  • Autor
13 horas atrás, infocel technology disse:

sinceramente nao sei ai teria q dar uma olhada em toda parte de proteçao, oq sei e q pelo menos tem q aterrar o AC_IN_OC# mais ai teria q ver se nao traria problema para usar bateria e carregador. Esse bq780s ele e bloqueia os 24v do gate com qualquer coisa q esteja fora do padrao e ainda mais em placa q usa muita proteçao

realmente deu problema, eu ignorando tudo e colocando a maquina para ligar, a bateria não carrega e pior, quando despluga e pluga o carregador com a bateria conectada a fonte (original) entra em proteção.

Postado
  • Autor
25 minutos atrás, infosquad disse:

Mas no caso o colega disse que o ACOK tenta subir e morre.  Uma alteracao no ACDET pode ocasionar isso.  Inclusive até mencionei para verificar o ACDET, mas acho que passou batido.

Se o ACDET estiver alterado tem todo o sentido verificar o circuito do PTR9003 já que ele alterando a entrada do comparador interno do BQ, pode alterar a saida e aterrar ACDET, matando ACOK

A duvida realmente é porque o ACOK nao morre quando ele injeta 19V na linha de alta ou se o note consegue ligar mesmo sem o ACOK.
Mas enfim... uma coisa de cada vez.

Circuitinho aboiolado hein.
Se o Jack esquenta ele desativa o ACDET

Deixa derreter!  Assim tem mais servico 😆

então, mas ACDET não passou batido não, eu verifiquei e inclusive tirei as resistencias e estao todas OK, a tensão de ACDET existe e está lá fixa em 2,6v quando injeto tensão ACOK sobe e funciona não cai e ACDET tambem não tem alterações quando injeto tensão.

Postado
hace 55 minutos, Davi Querze dijo:

realmente deu problema, eu ignorando tudo e colocando a maquina para ligar, a bateria não carrega e pior, quando despluga e pluga o carregador com a bateria conectada a fonte (original) entra em proteção.

Tentou botar pra funcionar a maquina ignorando todos os circuitos de protecao ?  Nao foi uma boa ideia. Ainda bem que as baterias já ha muitos anos tem protecoes internas senao agora mesmo voce estaria juntando as cinzas.

hace 51 minutos, Davi Querze dijo:

então, mas ACDET não passou batido não, eu verifiquei e inclusive tirei as resistencias e estao todas OK, a tensão de ACDET existe e está lá fixa em 2,6v quando injeto tensão ACOK sobe e funciona não cai e ACDET tambem não tem alterações quando injeto tensão.

Entao... quando injeta esta ok, mas quando pluga a fonte ? Quando faz tudo de maneira original ? Ai é que a gente quer saber quem oscila.  ACok, ACDET, VCC, REGN ,as tensoes que chegam nos mosfets, etc.

Editado: por infosquad

Postado
  • Autor
3 horas atrás, APMIDIAS disse:

@Davi QuerzeTeve resultados ? to com o mesmo problema.

Por enquanto não, to na luta com ela ainda e estudando junto com a dica dos colegas

Postado
  • Autor
Em 30/01/2026 às 11:21, infosquad disse:

Tentou botar pra funcionar a maquina ignorando todos os circuitos de protecao ?  Nao foi uma boa ideia. Ainda bem que as baterias já ha muitos anos tem protecoes internas senao agora mesmo voce estaria juntando as cinzas.

Entao... quando injeta esta ok, mas quando pluga a fonte ? Quando faz tudo de maneira original ? Ai é que a gente quer saber quem oscila.  ACok, ACDET, VCC, REGN ,as tensoes que chegam nos mosfets, etc.

quando pluga a fonte, a tensão de ACDET permanece fixa em 2,6v ACOK vai para 3.3v e cai em seguida
as tensões dos mosfets os 19v chegam a passar por 2 segundos e depois caem novamente.

Postado
19 horas atrás, infocel technology disse:

Ola amigo vc verificou o thermistor ptr9003 que falei

bom dia! Eu to exatamente com o mesmo problema, ja verifiquei tudo q passaram na postagem e ta dando a msm coisa, por um momento injetando tensão no mosfet de baixa, a placa permaneceu ligada normal sem precisar injetar tensão, porém assim q tirei a fonte original e coloquei dnv, voltou o problema.
Verifiquei o PTR9003 ele ta dando 75kohm

Editado: por APMIDIAS

Postado

Ok. Se puder liga o carregador sem a bateria e mede PQ8901 Gate, dreno e source. Vamos ver se conseguimos seguir uma linha de raciocínio e de medidas.  (Você tem osciloscópio?)

Editado: por AMDRÔMEDA

Postado
Em 07/02/2026 às 11:41, AMDRÔMEDA disse:

Ok. Se puder liga o carregador sem a bateria e mede PQ8901 Gate, dreno e source. Vamos ver se conseguimos seguir uma linha de raciocínio e de medidas.  (Você tem osciloscópio?)

Bom dia! 
DRENO 19V
SOURCE 0 a 500mv
GATE 0 a 500mv
Não tenho osciloscopio ainda...

• 1 mês depois...
Postado

Boa tarde. Tensão nos pinos 15, 17, e no 18 do BQ24780s?  E tensões no PD8907 

Editado: por AMDRÔMEDA

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.