Postado 20 de Março 20 Mar Olá pessoal, estou com esta sorveteira para tentar reparo e ao abrir visualizei vários componentes torrados, outros explodidos, como mostra nas fotos. Alguém teria o esquema ou fotos desta placa para que eu possa visualizar o código e valores dos componentes torrados?
Postado 9 de Abril 9 Abr Em 20/03/2026 às 17:56, Douglas Resende disse: Olá pessoal, estou com esta sorveteira para tentar reparo e ao abrir visualizei vários componentes torrados, outros explodidos, como mostra nas fotos. Alguém teria o esquema ou fotos desta placa para que eu possa visualizar o código e valores dos componentes torrados? Conseguiu resolver?
Postado 9 de Abril 9 Abr Pela condição da placa nas fotos, componentes estourados e trilha possivelmente danificada, já adianto que esse tipo de defeito normalmente foi causado por sobretensão ou curto forte na entrada Identifique a etapa da fonte, essa placa tem uma fonte chaveada simples (transformador amarelo + CI PWM) provavelmente os componentes danificados estão na entrada (varistor, resistor fusível, ponte retificadora ou MOSFET) Verificar tbm se foi ligado em tensão errada 110/220V, pq esse tipo de dano (componentes estourados) é MUITO comum quando liga 110V em 220V. Inclusive já vi casos iguais nesse modelo onde o varistor e resistores explodem Componentes críticos que você deve conferir/substituir Varistor (disco azul) Resistor fusível (geralmente alto valor ou de potência) Ponte retificadora / diodos MOSFET primário CI PWM da fonte
Postado Domingo às 13:564 dias Autor Pelo estrago na placa ou foi surto de tesão ou ligaram em 220v, refiz todas as trilhas estouradas, troquei todos componentes estragados, liguei a placa e nada de ligar, notei que o regulador circulado de vermelho na imagem estava com curto do pino 2 para o 3, é um regulador 1117 de 5v, fiz a troca e mesmo assim a placa não liga, aparece varias tensões na placa como marcado na imagem, só que o diodo D9 está esquentando muito, retirei ele da placa e no teste esta ok, suspeito de algum CI que esta danificado.Em 09/04/2026 às 11:21, hcobain disse:Conseguiu resolver?
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.