Postado 22 de Março 22 Mar Estou com um defeito estranho nesse aparelho, ele está funcionando 100%, somente o led azul que indica funcionamento está oscilando, a tensão dele está oscilando e não sei o motivo, já troquei o transistor responsável pelo acionamento dele e não adiantou. Alguém pode me dizer o valor dos 4 resistores que ficam na volta do transistor responsável pelo led?
Postado 23 de Março 23 Mar Autor @Edmilson Goncalves Preza, @AMDRÔMEDA, @ohm Conseguem dar uma ajudinha com esse problema muito esquisito? Só pego defeito estranho na minha bancada 🤣 Eu não tenho como saber se o valor dos resistores está alterado, já que não achei nada relacionado ao circuito do LED desse aparelho.
Postado 23 de Março 23 Mar Tudo bem, já tentou fazer a troca do diodo led, provavelmente o defeito esta nele.
Postado 23 de Março 23 Mar Tensões em base, emissor e coletor do transistor? Teria um capacitor nessa linha com baixa capacitância?
Postado 23 de Março 23 Mar Autor @AMDRÔMEDA Boa noite. Base fica em 0.65v, coletor em 0.04v e emissor em 0.04v. Emissor está aterrado no GND. Não encontrei capacitor na linha do led azul. A tensão da base vem através de um resistor, do outro lado dele tem 3.4v. O coletor é o responsável pelo led azul: coletor → resistor de 470R → led azul Resistor está ok. Editado: 23 de Março 23 Mar por MarceloRibeiro94
Postado 23 de Março 23 Mar 4 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse: @AMDRÔMEDA Boa noite. Base fica em 0.65v, coletor em 0.04v e emissor em 0.04v. Emissor está aterrado no GND. Não encontrei capacitor na linha do led azul. A tensão da base vem através de um resistor, do outro lado dele tem 3.4v. O coletor é o responsável pelo led azul: coletor → resistor de 470R → led azul Resistor está ok. Ok. Tensões no resistor e no LED.
Postado 23 de Março 23 Mar Autor @AMDRÔMEDA Boa noite. A tensão no resistor e no led fica oscilando entre 0.9~1.4v. O Led fica acendendo fraco, apaga, acende mais ou menos, acende forte, apaga, etc... Fica assim, a culpada é a tensão, mas o motivo dela estar assim é o porém. Editado: 23 de Março 23 Mar por MarceloRibeiro94
Postado 23 de Março 23 Mar 4 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse: @AMDRÔMEDA Boa noite. A tensão no resistor e no led fica oscilando entre 0.9~1.4v. O Led fica acendendo fraco, apaga, acende mais ou menos, acende forte, apaga, etc... Fica assim, a culpada é a tensão, mas o motivo dela estar assim é o porém. Eu tentaria seguir a trilha para ver de onde vem a tensão. O transistor ao terra parece ok porque satura e leva ao terra o coletor. Mas se o LED tem um resistor na linha precisa ver de onde vem essa tensão para perceber onde está o problema. Parece vir da própria linha de Vcc do LED.
Postado 24 de Março 24 Mar Autor @AMDRÔMEDA Aparentemente o anodo do led fica em 3v3 constantes, seja em standby ou ligado. A corrente do anodo passa para o catodo, passa pelo resistor e chega até o coletor do transistor, criando assim uma diferença de potencial entre anodo e catodo (acho que é isso kkk). O VCC vem direto desse mosfet (source ou dreno dele, não sei ao certo) marquei com uma seta azul na imagem. O led azul só tem conexão com o resistor e o coletor do transistor, nada mais. Editado: 24 de Março 24 Mar por MarceloRibeiro94
Postado 24 de Março 24 Mar 11 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse: @AMDRÔMEDA Aparentemente o anodo do led fica em 3v3 constantes, seja em standby ou ligado. A corrente do anodo passa para o catodo, passa pelo resistor e chega até o coletor do transistor, criando assim uma diferença de potencial entre anodo e catodo (acho que é isso kkk). O VCC vem direto desse mosfet (source ou dreno dele, não sei ao certo) marquei com uma seta azul na imagem. O led azul só tem conexão com o resistor e o coletor do transistor, nada mais.
Postado 24 de Março 24 Mar 2 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse: 14 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse: @AMDRÔMEDA Aparentemente o anodo do led fica em 3v3 constantes, seja em standby ou ligado. A corrente do anodo passa para o catodo, passa pelo resistor e chega até o coletor do transistor, criando assim uma diferença de potencial entre anodo e catodo (acho que é isso kkk). O VCC vem direto desse mosfet (source ou dreno dele, não sei ao certo) marquei com uma seta azul na imagem. O led azul só tem conexão com o resistor e o coletor do transistor, nada mais. Imagina que pode vir dali. Se ali tem 3,3V constantes o anodo do LED deve ter 3,3V constantes e oscilar apenas no catodo. Se no anodo do LED está oscilando também, aí sim, deve estar oscilando a tensão Vcc que alimenta ele. é o que eu penso desse circuito. Logo, se está ok a tensão de anodo, sem oscilar, acredito ser o LED o defeituoso. Mas se o anodo estiver oscilando, então, é provável que venha da fonte que alimenta o LED 1 minuto atrás, MarceloRibeiro94 disse: @AMDRÔMEDA Não entendi seu comentário Perdoe. Não sei o que fiz de errado aqui. Acredito que saiu sem dizer nada.
Postado 24 de Março 24 Mar Esse é um daqueles sem esquema. Complicam a nossa vida um pouco. Um osciloscópio ajudaria a ver se a tensão de base oscila. Aparentemente não. Editado: 24 de Março 24 Mar por AMDRÔMEDA
Postado 24 de Março 24 Mar Autor @AMDRÔMEDA Ah sim, o anodo fica estável, já conferi. Como você disse, só pode ser o LED mesmo, infelizmente 😬
Postado 24 de Março 24 Mar 2 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse: @AMDRÔMEDA Ah sim, o anodo fica estável, já conferi. Como você disse, só pode ser o LED mesmo, infelizmente 😬 Se a base do transistor não oscila, e é o que parece, e no anodo não oscila, e o resistor está ok, só pode ser o LED. É o que vejo aqui. LED RGB? Creio que é um LED RGB Editado: 24 de Março 24 Mar por AMDRÔMEDA
Postado 24 de Março 24 Mar Autor @AMDRÔMEDA Não, é um LED duplo, com três pinos, sendo vermelho e azul suas cores. Eu só postei no fórum porque não tenho outro LED igual para trocar, e nem na minha cidade tem, só encomendando. Na minha cidade tem somente vermelho e verde, será que vai ter problema substituir o azul por verde? Não por questão de estética, mas sim por conta da queda de tensão de cada cor de LED.
Postado 24 de Março 24 Mar 14 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse: @AMDRÔMEDA Não, é um LED duplo, com três pinos, sendo vermelho e azul suas cores. Eu só postei no fórum porque não tenho outro LED igual para trocar, e nem na minha cidade tem, só encomendando. Na minha cidade tem somente vermelho e verde, será que vai ter problema substituir o azul por verde? Não por questão de estética, mas sim por conta da queda de tensão de cada cor de LED. Pela tabela ali creio que não. Além disso tem o resistor para regular a corrente ou limitá-la. Ver de e azul costumam trabalhar com tensões bem próximas
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.