Postado 26 de Março 26 Mar Tenho essa B450M-pro II quer o diagnóstico dela é a BIOS corrompida. Porém o chip da Bios dela é um tanto diferente do comum, então sem muita experiência eu fui tentar tira-lo usando tanto o ferro de solda, quanto o ar quente, porém ele não saiu de jeito nenhum, a solda até derretia, mas ele ainda continuava preso. Como podem ver derreteu ali a base dos conectores da direita, mas foi só a base, nenhuma trilha rompida. E também a carcaça do chip da bios foi comido um pouco, pois confesso que forcei. Peço ajuda com um Boardview da placa, pois não encontrei em lugar nenhum, e também caso tenham uma outra solução para que eu possa regravar a Bios. (Colocando também que a garra de jacaré que vai na gravadora não encaixa ai)
Postado 26 de Março 26 Mar Não sai porque ela tem ponto de solda por dentro,isso ai só sai com soprador.
Postado 26 de Março 26 Mar Outro detalhe para que evite nas próximas remoções de componentes próximos a conectores e outros plásticos, pode fazer uso de um pedaço de MICA, ou mesmo um tubinho ou mesmo um quadradinho de alumínio ao entorno de conectores e peças plásticas, assim evita derreter tudo ao redor ok, quanto a remoção deste IC, se tiver uma estação de retrabalho, seta a temperatura dela para 350ºC e faça uso de paste de solda , assim não estressa o componente e nem a placa e os componentes ao redor ok. Boa Sorte
Postado 26 de Março 26 Mar 3 minutos atrás, Maru disse: Outro detalhe para que evite nas próximas remoções de componentes próximos a conectores e outros plásticos, pode fazer uso de um pedaço de MICA, ou mesmo um tubinho ou mesmo um quadradinho de alumínio ao entorno de conectores e peças plásticas, assim evita derreter tudo ao redor ok, quanto a remoção deste IC, se tiver uma estação de retrabalho, seta a temperatura dela para 350ºC e faça uso de paste de solda , assim não estressa o componente e nem a placa e os componentes ao redor ok. Boa Sorte também
Postado 26 de Março 26 Mar Autor @Maru Maravilha. Então, eu tentei usar a estação de retrabalho a 375 graus, passei também um pouco de estanho novo com RMA antes para misturar com a solda antiga. Além disso, antes de jogar o ar, passei fluxo pastoso pra ajudar, fiquei ali por 2min +- e nada do chip sair 😞
Postado 26 de Março 26 Mar 4 minutos atrás, Alessandro pegoraro da Sil disse: @Maru Maravilha. Então, eu tentei usar a estação de retrabalho a 375 graus, passei também um pouco de estanho novo com RMA antes para misturar com a solda antiga. Além disso, antes de jogar o ar, passei fluxo pastoso pra ajudar, fiquei ali por 2min +- e nada do chip sair 😞 E dificil retirar mesmo,pode aumentar a temperatura 500,e paciência ate sair.
Postado 26 de Março 26 Mar 6 minutos atrás, Alessandro pegoraro da Sil disse: @Maru Maravilha. Então, eu tentei usar a estação de retrabalho a 375 graus, passei também um pouco de estanho novo com RMA antes para misturar com a solda antiga. Além disso, antes de jogar o ar, passei fluxo pastoso pra ajudar, fiquei ali por 2min +- e nada do chip sair 😞
Postado 26 de Março 26 Mar Autor @fernandofas Não vai prejudicar as trilhas ali em volta? ou os componentes mesmo com o aluminio?
Postado 26 de Março 26 Mar 9 minutos atrás, Alessandro pegoraro da Sil disse: @fernandofas Não vai prejudicar as trilhas ali em volta? ou os componentes mesmo com o aluminio? prejudicar não
Postado 26 de Março 26 Mar melhor usar do que ter componentes voando de seus lugares e depois não saber onde foram parar ou mesmo que que lugar são cada um.
Postado 26 de Março 26 Mar Autor Consegui retirar, porém ele não encaixa no jacaré ):, qual a forma que eu faço pra regravar a bios nele?
Postado 27 de Março 27 Mar 15 horas atrás, Alessandro pegoraro da Sil disse: Consegui retirar, porém ele não encaixa no jacaré ):, qual a forma que eu faço pra regravar a bios nele? Tem que ser este soquete aqui para este tipo de CI ok Boa Sorte
Postado 27 de Março 27 Mar 2 minutos atrás, Maru disse: Tem que ser este soquete aqui para este tipo de CI ok Boa Sorte E o gravador tem que reconhecer esse tipo de chip.
Postado 27 de Março 27 Mar 3 minutos atrás, fernandofas disse: E o gravador tem que reconhecer esse tipo de chip. O mais baziquinho reconhece sim, mas tem que ter a base atualizada ok. O EZP2019, o CH341 TL866 e mais modernos melhor ainda, mas a base tem que estar atualizada ok
Postado 27 de Março 27 Mar Autor Estou utilizando esse dai, e então eu utilizo o adaptador de 1.8V e depois ele vai para a gravadora. Porém no software não está reconhecendo a eprom e também não aparece o nome desse chip para eu selecionar
Postado 27 de Março 27 Mar 2 minutos atrás, Alessandro pegoraro da Sil disse: Estou utilizando esse dai, e então eu utilizo o adaptador de 1.8V e depois ele vai para a gravadora. Porém no software não está reconhecendo a eprom e também não aparece o nome desse chip para eu selecionar Pode ser que o mesmo esta danificado(queimado) por este motivo não o reconhece, mas tenteou entrar com o modelo manualmente, se sim, ele também não reconhece, se a resposta for afirmativa, sinto muito mais terá de adquirir um novo chip para que possa fezer uso no lugar ok Boa Sorte
Postado 27 de Março 27 Mar Autor tentei manualmente, mas não aparece o nome dele aqui, seria possível utilizar um equivalente?
Postado 27 de Março 27 Mar 2 minutos atrás, Alessandro pegoraro da Sil disse: tentei manualmente, mas não aparece o nome dele aqui, seria possível utilizar um equivalente? Não tem como pois a que esta com defeito é de 256MB e seu software se lê até a de 128mb, o que poderá estar fazendo para tentar uma solução é atualizar o software de sua gravador e ver se aparece o modelo que deseja ok, pode ser que já haja na nova base de dados este que precisa, mas para tal terá de atualizar o sistema da gravador e tentar novamente ok Boa Sorte Veja a versão do software que hoje esta instalada e tente buscar a mais atual ok
Postado 27 de Março 27 Mar aqui no fórum upei alguns arquivos ontem mais atualizados para esta gravadora 324 e da RT809 ok
Postado 27 de Março 27 Mar Autor Certo, consegui a versão mais recente, e agora aparece certinho o meu chip. Porém, ao ler, deu tudo F, sem nenhum dado. Antes no software antigo utilizando um "Equivalente" eu coloquei para apagar os dados, será que pode ter sido isso? ou realmente o chip foi d F
Postado 27 de Março 27 Mar 16 minutos atrás, Maru disse: aqui no fórum upei alguns arquivos ontem mais atualizados para esta gravadora 324 e da RT809 ok passe o link por favor
Postado 27 de Março 27 Mar 30 minutos atrás, Alessandro pegoraro da Sil disse: Certo, consegui a versão mais recente, e agora aparece certinho o meu chip. Porém, ao ler, deu tudo F, sem nenhum dado. Antes no software antigo utilizando um "Equivalente" eu coloquei para apagar os dados, será que pode ter sido isso? ou realmente o chip foi d F Sim, devido a ter apagado os dados anteriormente, agora não aparece nada, só um monte de FFFFF que indica que a memória esta limpa e pronta para receber os dados, mas antes de colocar o novo firmware neste IC, refaça o processo de apagar tudo, pois assim evitará algum resquícios anteriores que ainda tenha ficado nela ok Daí sim, é só gravar o novo firmware e partir para os referidos testes ok. Boa Sorte
Postado 27 de Março 27 Mar 22 minutos atrás, fernandofas disse: passe o link por favor Aqui esta nobre, mas lembro que este link esta referenciando o modelo 324 ok Boa Sorte
Postado 27 de Março 27 Mar Autor Não sou muito experiente com o software, aqui está tudo ok né? Coloquei ele no automático: desproteger, apagar, regravar e verificar
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.