Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comprei um frequencimetro instrutherm e estou tendo dificuldades.

Avalie este tópico:

nchagas86

Posts em destaque

Olá amigos comprei um frequencímetro da marca Instrutemp ITFCB-100,  e o mesmo esta me dando bastante trabalho, porem acredito que estou aprendendo a usa-lo.

Primeiramente eu medi alguns cristais de 14 mhz e 25 mhz e mediram bem porem alguns outros cristais em outras áreas do circuito não podem ser medidos como se aquele cristal não estivesse em funcionamento naquele momento, pode isso????? o cristal não deveria oscilar ao ser alimentado?

Por exemplo peguei umas placas de sucatas e arranquei alguns cristais e não consegui simplesmente ligando a ponta de prova nos seus terminais e ajustando a função para a  frequência do cristal obter as medições, o frequencímetro que eu comprei não tem aquele socket para testar os cristais e não sei como fazer para testar os cristais pela ponta de prova, alguém pode me explicar como testar cristais fora do circuito com esse frequencímetro?

Outra coisa e que nos locais da placa onde eu não consegui medir o cristal por exemplo de 25 mhz eu coloquei cristais de placas funcionando e mesmo assim não mediu a frequência.( o cristal pode esta desativado e não estar oscilando e por isso não consigo as medições? se sim como medir o cristal fora da placa? )

Quanto as configurações para utilização estou me adaptando mais to muito desanimado e confuso e gostaria que alguém pudesse me dar uma força para eu encarar esse frequencímetro.

Abraços.

Instrutemp Modelo : Frequencímetro Digital de Bancada ITFCB-100

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, usei por bem pouco tem um frequencímetro, e na verdade não saberei lhe explicar o seu uso. Mas o que posso te dizer é que para se testar um cristal é necessário que ele esteja no circuito e com a placa ligada. Você poderá testar o cristal de 32k de desktop sem que a placa esteja ligada, mas neste caso ele recebe alimentação da bateria de lítio de 3V. Penso que o que pode ter acontecido com você nos casos de não ter conseguido medir alguns cristais talvez seja pelo fato do circuito não está sendo ativado naquele momento, então não teria como medir. Retirar o cristal e tentar medi-lo não dará certo. Para esses casos eu utilizo uma ferramenta que já postei em outros tópicos e que serve justamente para testar um cristal fora da placa.

Link para o comentário

amigo veja isto talvez possa lhe ajuda.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Também uma coisa que deve levar em conta é a impedância de entrada e a do próprio cabo - se não me engano, neste modelo o canal A é de 1M

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 e o B é de 50. Dependendo de onde está medindo, a baixa/alta impedância do canal pode até mesmo fazer o cristal parar a oscilação ou alterar a frequência de trabalho. Também a impedância vai formar um divisor de tensão com o sinal de entrada limitando a sensibilidade(ou melhor, aumentando o valor da sensibilidade).

Eu utilizo mais a ponta de prova do osciloscópio pois na posição x1 ou x10 o comportamento da reatância muda.

Link para o comentário

como assim medir ele com o frequencímetro acoplado ao osciloscópio? kkk desculpe minha ignorância.

Se eu usar pontas de prova de osciloscópio melhora pra eu medir esses cristais?

O problema e que eu posso estar medindo uma frequência no frequencímetro e ao encostar a ponta de prova no cristal ele parar e eu achar que não tem frequência e ter  mais matar  a frequência ao encostar a ponta de prova,tem como evitar isso?

Link para o comentário

A frequência em si muda muito pouco, mas muda se a impedância não tiver casada - e nunca está mesmo! No osciloscópio tem a saída trigger(normalmente na parte de trás) - assim pode ver o sinal e com o frequencímetro em cima dele, tem a frequência e período se precisar - gosto de utilizar assim.

Link para o comentário

Usar uma ponta de prova de osciloscópio pode te ajudar sim em alguns circuitos como esse do ICH que funciona com o cristão de  25mhz. Fazendo testes em alguns casos vc deve medir sem aterrar a ponta de prova ou já esta com ela no local da medição e depois ligar a placa, faça estes testes.

Link para o comentário

• 6 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...