Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas técnicas e ferramentas para aperfeiçoamento no Reballing

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa noite pessoal, venho através deste tópico e busca de novas técnicas e ferramentas para aperfeiçoamento no reballing. Tenho buscado na internet algo que possa facilitar o nosso dia a dia....eu tenho a princípio algumas dificuldade que as vezes pode ser a dificuldade de outras pessoas, por exemplo:

Alguém conhece uma maneira retirar aquelas colinhas do chip mais encardidas, eu mesmo utlizo espécie um pinça de dentista para ir de certa forma cutucando a cola e ao mesmo tempo escorregando, sabemos que no processo de reballing todo cuidado e poco então as vezes acabamos machucando a placa e rompendo até trilhas e consequentemente perdemos tempo e dinheiro....

Minha dúvida e como despediçar o mínimo possivel de esferal, sabemos que as esferas que sobra se elas ficam suja de fluxo se voltas elas no pote eleas grudam umas nas outras e depois vira uma inhaca para reaproveitalas..eu tentar criar processos que otimizam estes processos, usar ferramentas certas que nos de uma qualidade maior nos trabalhos..

obrigado a todos que puderem colaborar

Eu gostaria de saber também sobre o kit estencil que utlizam....o que seria mais viável utlizar aquele suporte pequeno prata ou aqueles maiores...se não me engano o suporte maior os stencil não suportam calor. existe algum que suporta calor eu particularmente acho o suporte maior mais prático.. mais eu  não sei qual stencil utlizar para ele e nem sei como utilizar também.

eu gostaria de otimizar certos processos ou até mesmo criar algo deix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhe todos vai ajudar

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Para soldar as esferas vc pode usar hotplate

Ht 1212

Ou bozan 964d

Deixando a stencil de calor direto e colocando na hotplate em 200graus

Para remover a resina o pessoal usa oleo de banana (farmacia)

Tambem vc pode notar q a resina q fica por baixo, segura o chip, ai vc usa a pinça e da uma leve alavancada que ele solta na hora da remoção

Link para o comentário

Amigo, costumo remover a resina diretamente na maquina de reballing.

Costumo deixar o primeiro step da maquina a 130 graus por 120 segundos e por volta dos 100 segundos o pré aquecedor, os aquecedores inferior e superior já estabilizaram nessa temperatura. Depois aplico um pouco de fluxo sobre a resina e espero mais uns 20 segundos para então começar a remover a resina utilizando um explorador dentário. Dessa forma tenho conseguido remover quase todas as resinas aqui e a exceção é aquela preta ou vermelha especial que realmente é muito dura mas as vermelhas comuns, a preta de pontos e a transparente saem bem fácil.

Para soldar as esferas tenho usado o hot plate da Honton HT-1212 programado para 230 graus, quando ele chega a 220 já está com as esferas todas soldadas e perfeitas. Antes eu usava soprador de ar quente por cima sem pressa e ia acompanhando a fusão das esferas com uma lanterna LED de lado. Voce pode ver como aqui

Link para o comentário

é uma coisa que peguei por indicação do

e do que me falaram muito bem e fiquei bem satisfeito.

O que mais gostei foi a segurança na temperatura para trabalhar porque sei que não vai passar daquela temperatura programada, coisa que no ar quente voce tem que ficar esperto na temperatura, na distancia e no tempo que fica em cada area do chip.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...