Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Adicionando um HD no HP G42

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Pessoal, continuando com a minha curiosidade, tenho um HP G42-212BR de testes aqui e resolvi dar uma incrementada nele.

Faz tempo que não uso drive de DVD. Na verdade este note está sem o drive.

Notei que o conector SATA do HD é o mesmo do DVD na placa mãe, mudando apenas o tamanho do conector no HD e no DVD.

Resolvi desmontar o conector do DVD e adaptar um maior, para usar mais um HD.

Removi um conector de HD de uma placa mãe de note (ou pode ser cortado também, para aproveitar uma parte da placa para dar melhor sustentação) e utilizei a mesma pinagem existente no conector de HD original.

Eis o resultado:

01.jpg

Foto 01 - Conector do DVD (cima) e do HD (abaixo)

02.jpg

Foto 02 - Conector do DVD (esquerda) e do HD (direita)

03.jpg

Foto 03 - Conector adaptado (cima) e original da máquina (abaixo)

04.jpg

Foto 04 - Placa montada, ligada e com o cabo adaptado já em funcionamento.

Notem que o hd é menor que a baia do DVD, mas pode ser facilmente fixado com adesivos dupla face. E isto ainda melhora a ventilação do HD adaptado.

No meu caso, utilizarei um SSD como HD principal para o sistema operacional e um HD adicional para armazenamento em massa. A ordem de boot pode ser definida na BIOS, portanto, não importa em qual porta eles estejam conectados.

A princípio esta adaptação pode ser feita em qualquer notebook que utilize um drive de DVD Sata, porém em algumas placas mãe pode ser mais difícil do que em outras.

No meu caso, a facilidade foi aumentada pela disponibilidade de conexões em cabo.

OBSERVAÇÃO: Como o colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
citou abaixo, vale a pena pesquisar antes de conectar um HD em pleno funcionamento, pois a pinagem da placa mãe pode ser diferente nos dois conectores SATA.

Sugiro que os colegas verifiquem no esquema da placa a ordem dos pinos, e liguem pela primeira vez um HD de sucata.

Mais uma vez, agradeço ao colega pela advertência.

Se você gostou e/ou lhe foi útil, agracie-me com um joinha j+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HP dv7 7047cl!! lembro ate hoje o nome do desgraçado! conector igual, a questão é que na placa mãe os fios estão diferentes, não sei porque mas ele tem um fio a mais para o lightscribe O0 foi o que o suporte da hp me disse, mas claro que não liguei ou pesquisei se era possível queimei um hd ssd de 240gb primeiro, sempre tenha cuidado, se for fazer novamente algo parecido vou procurar alguém que já fez e caso contrario vou testar pino por pino, tem muitos adaptadores prontos já, alguns com soquete bem feitinho com a tampa do do leitor, estes já vem com a proteção para inversão e etc.

Link para o comentário

HP dv7 7047cl!! lembro ate hoje o nome do desgraçado! conector igual, a questão é que na placa mãe os fios estão diferentes, não sei porque mas ele tem um fio a mais para o lightscribe O0 foi o que o suporte da hp me disse, mas claro que não liguei ou pesquisei se era possível queimei um hd ssd de 240gb primeiro, sempre tenha cuidado, se for fazer novamente algo parecido vou procurar alguém que já fez e caso contrario vou testar pino por pino, tem muitos adaptadores prontos já, alguns com soquete bem feitinho com a tampa do do leitor, estes já vem com a proteção para inversão e etc.

Realmente eu náo sabia se iria funcionar sem problemas.

Por isso, na primeira vez que liguei um HD nessa porta do DVD fiz com um HD de sucata. Como ele estava até com SO instalado, iniciou tudo certinho.

Obrigado pela observação. Colocarei na primeira postagem para advertir os colegas que quiserem montar projetos parecidos em outras placas mãe.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...