Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cuidado! Suspeita de golpe em compras internacionais!

Avalie este tópico:

pilgrim

Posts em destaque

Olá amigos, queria compartilhar com vocês a minha experiência recente em uma compra feita pelo AliExpress. Fiz uma compra no valor de U$ 59,72. O vendedor ficou de me enviar o produto. Notando a demora no envio do código de rastreio cobre ao mesmo e este me enviou. Comecei a acompanhar o traslado da mercadoria. Ela então chegou ao Brasil e aqui ficou, em Curitiba por cerca de um mês. Logo em seguida para a surpresa a mercadoria foi devolvida para a China sem ao menos ter saído de lá. Chegando lá contatei o vendedor novamente, pedi a prorrogação do prazo para a entrega do produto e novamente ele fez o envio. Indaguei sobre o motivo da devolução e ele falou que "parecia ter sido problema com a documentação". O produto veio até o Brasil e quando aqui chegou a mesma coisa aconteceu. Perguntei aos Correios o que estava acontecendo e nenhuma informação me foi repassada e me pediram para indagar ao vendedor o que havia ocorrido (total falta de respeito). Nisso já havia expirado o meu pedido de prorrogação e o de possível estorno do dinheiro.

Não sei se esse foi um caso isolado ou se já anda acontecendo com outras pessoas mas creio que isso possa ser um golpe que esteja sendo aplicado. O vendedor envia o produto com informações erradas para que haja a devolução e nesse período o cliente acaba perdendo o prazo de estorno e assim ficando com o dinheiro e o produto. É uma suspeita, como já disse mas é algo a ser visto com preocupação já que creio ser possível aplicar esse golpe. Gostaria de contar com a participação dos amigos que possuem mais experiências com compras internacionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, isso ai vai depender do que você tentou comprar, se for um produto que apresente ameaça ao nosso país ou integridade física de alguém, eles vão devolver por questão de segurança ou então fazer a apreensão do produto.

Uma tela de celular amigo. Acho que não corresponde um risco à segurança nacional rs.

Link para o comentário

Infelizmente golpes podem ocorrer em qualquer lugar e em qualquer país.

Não sei se foi golpe, mas esta questão de informações erradas para ludibriar é antigo, parece a história do cara que faz o DOC mas coloca um digito errado e dá o comprovante, se o cara tiver boa lábia consegue convencer que já pagou e quer levar, e só depois o cara vai ver que nunca caiu na conta.

Mas enfim, no quesito de compras internacionais, eu ainda acho que os maiores golpistas é aqui mesmo, muitas encomendas acabam sendo extraviadas por aqui mesmo, mas também tem os casos de vendedores que enganam mesmo, até o famoso caso de tijolo no lugar de encomenda.

Boa sorte.

Roberto

Link para o comentário

os chinas não são mais como antigamente. antes eu confiava mais neles que nos vendors do ML. Mas ultimamente tem acontecido diversos incidentes.

Recentemente 3 amigos nossos do fórum receberam um envelope vazio, onde deveria ser uma parafusadeira. todos do mesmo vendedor

Em outro caso  um vendedor do aliexpress  anunciou vários produtos muito mais barato que a média. Eu e mais alguns resolvemos arriscar, já que teoricamente enquanto a compra não expirar o prazo estamos com dinheiro protegido.

Bem passaram-se uns 15 dias da compra, o vendedor forneceu o rastreio, mas não gerava nenhum registro no site de tracking do pack. Nem precisamos entrar com reclamação o próprio Aliexpress sacou a picaretagem ou recebeu reclamações de outros compradores e cancelou a compra,  devolvendo o nosso  dinheiro por suspeita de fraude por parte do vendedor.

Então recomendo a todos cuidado ao compra. Eu mesmo antes não ligava muito pro prazo de  proteção para coisas pequenas e baratas,  por saber que grande parte dos atrasos é com nosso sistema alfandegário e correios, mas depois desses incidentes adotei o seguinte procedimento: Se estiver pra expirar o prazo peço prorrogação se o vendedor não prorrogar abro a disputa pra segurar o dinheiro.

#fica a dica.

E com o Dollar na casa do chapéu,  se a diferença de preço for pequena em relação ao preço BR, tenho preferido comprar por aqui.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...