Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pulseira antiestática

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Aí é que está meu amigo...

 

A parte metálica do Pc é aterrada com o "terra" da fonte.

o Terra da fonte vai no terra da sua instalação elétrica.

Sendo assim, sua instalação elétrica precisa ter aterramento...

 

Como eu disse, em algum lugar ai tu vai ter que ter um aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz....e cm ainda nao tenho, poderia improvisar numa carcaça de PC ?

 

Concordo com o @H3710, é difícil achar bom aterramento nas residências, nem prédio novo os caras fazem bem feito, pelo menos não por aqui. O que a gente chama de "terra" nas nossas instalações elétricas é o fio comum.

 

Mas.... Na falta de outra solução, é melhor do que não ter nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, não adianta improvisar muito, qual é a ideia de ter uma PULSEIRA antiestática... é vc está sempre aterrado de forma que os eletrons que seu corpo produz passar para o aterramento.

 

=>esses eletrons sempre preferem ir para o terra, caso isso não aconteça vc nunca vai consegui elimina-lo, e vai acabar danificando seu equipamento pois eles vão achar q sua placa seria o terra e danificaria por descarga eletrostática.

 

 

Sugestões:

 

comprar uma chapa de cobre de 60x60cm e colocar embaixo da manta e ligar a pulseira nela.

 

usar um aterramento comum do predio, ou sala... (aterramento, não neutro)

 

ou simplesmente não utilizar a pulseira, pois se nao seguir isso, ela nao vai ter efeito nenhum.

 

 

boa sorte

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Amigo, me desculpa mas achei sua dica inadequada para quem quer trabalhar profissionalmente com eletrônica. A não ser claro, que você queira levar descargas elétricas o dia todo, ou então seilá, apenas trabalhar com equipamentos desligados.

 

Só complementando o que o nosso amigo @diego.lv, disse sobre a chapa de cobre de 60x60cm, ela é a opção mais fácil de se por em prática, no entanto também é totalmente inútil se vc não descarregar as cargas que vão se acumulando nela, no qual dizem que o ideal é passar um pano úmido na chapa pelo menos duas vezes ao dia.

 

Eu tenho uma aqui, mas dá um preguiça danada fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da pro cachorro segurar com a boca e já era  :)) kkkk brincadeira

Vi um aterramento uma vez que o rapaz morava em um prédio com aterramento inadequado, ele pediu para o pedreiro dar uma quebrada na parede até chegar ao ferro -que eu esqueci o nome dele- e então ele aterrou um fio ali... Acho que talvez de para aplicar na casa dependendo do tanto que ele estiver aterrado... mas o aterramento ideal não é nada 7 cabeças, mas existem vários tipos, creio que o mais conhecido seja o triangular, mas um começo já é você fincar uma barra de alguns vários metros no solo para fora de sua casa, se possível com sal grosso e em lugar que não infiltre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aqui aterro no aterramento mesmo ! Não existe outra maneira como o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

Eu aqui na loja quando esbarro sem querer em alguém eu levo Chock na outra pessoa pois estou descarregado totalmente, Não é nada agradável  :( rsrsrsrsrrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma pulseira dessas e achei muito incomodo de usar e mesmo porque não faria muito efeito já que não tenho aterramento apropriado no laboratório.

Uma solução que tenho adotado é estar sempre com o pé no chao, principalmente quando vou trabalhar com componentes possivelmente mais sensíveis e teoricamente não tenho tido problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma pulseira dessas e achei muito incomodo de usar e mesmo porque não faria muito efeito já que não tenho aterramento apropriado no laboratório.

Uma solução que tenho adotado é estar sempre com o pé no chao, principalmente quando vou trabalhar com componentes possivelmente mais sensíveis e teoricamente não tenho tido problemas.

 

Escutei falar que nos lugares de abaixo do nível do mar a energia eletrostática é menor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
foi perfeito nas colocações.

 

Aterramento significa, "a grosso modo" ligado ao Planeta Terra, O “terra” é um conector que possui valor igual a zero Volt absoluto. O que você pode fazer é, na bancada de trabalho colocar um sistema eficiente de aterramento.

 

Para descarregar a estática pode usar a chapa do gabinete (desde que esteja aterrado) conectando a garra jacaré da pulseira na parte metálica do gabinete que deve estar conectado na energia (volto a dizer, desde que esteja aterrado) é muito comum a queima de módulos de memória causadas por esse problema. Portanto fica a dica, USE A PULSEIRA.

 

A imagem abaixo mostra um chip de módulo de memória danificado por descarga de energia estática, a foto foi tirada com auxílio de microscópio.

 

 

HARD-02.jpg.46cdfdcaa3a4dc60dc2f90176572e595.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Em locais frios onde o ar fica mais seco existe mais a incidência de eletricidade estática, em locais mais quentes isso não ocorre, por isso que com ar condicionado pode ter eletricidade estática  o ambiente também.

 

Acho que não precisa ser um aterramento 100% com barra de cobre aterrando o neutro e etc para uma pulseira funcionar

 

se pegar uma lampada fluorescente e ligar a fase em um lado e o outro lado conectar numa janela de alumínio, provavelmente a lampada vai ficar piscando passando miliamperes, o que mostra que tem passagem de corrente pra estrutura da janela e alvenaria.

 

acho que isso seria o suficiente para descarregarmos a eletricidade do corpo, 

 

se isso não for suficiente então vou começar a economizar energia, pq virei uma fonte natural..rs

 

 

se tirei a dúvida, não esqueça do joinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...