Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pequenas solucoes para grandes problemas!!! (MIni tuto)

Avalie este tópico:

tzunlee

Posts em destaque

1: - Muito das vezes chegamos com alguma maquina dando umas de doida, exemplo 1 note que chegou aqui, chegou esquentando demais o chipset, fiz medicao na placa e n vi nada de extranho; mas o habito faz o monge, entao agua e detergente nela, 2 horas secando e 30 minutos no forninho a 70 graus, deixo ela esfriar e vou testar qual era o problema... Nenhum, logo em seguida o cliente diz que tinha derramado chá nela... Entrego ela e ganhei meu dia.

2: -Chegou mais outro note com a carcaça toda quebrada, 100% urgente, cliente precisa de viajar no dia seguinte. Procuro c os amigos quem tem uma carcaca igual, ninguem, solucao?  SAL DE COZINHA, pois no momento nao tinha bicarbonato.

Como remendar plastico com bicarbonato ou sal de cozinha? Simples umas gotas de crinoacrilato, e sal em cima, tem de tomar cuidado pq isso sai um vapor toxico, o crinoacrilato vira uma especie de isopor super resistente em volta do sal de cozinha ou do bicarbonato. Seca extremamente rapido coisa de 2 ou 3 segundos.

3: -Desoxidar as ilhas de chipset, antes de fazer o /BGA\... uso um pincel de cobre feito c aquela malha desoldadora, enrolo ela na ponta da pinca, estanho ela c 1 pouco de solda rica em chumbo 64x36+1% de magnesio, um pouco de fluxo pastoso, dou uma esfregadinha carinhosa... o mesmo vale p chipset onde os buraquinhos tao pretos e n aceitam reball.

4:- Fluxo liquido, excelente para estanhar e soldar e resoldar "leaded":  100 ml de alcool isopropilico e Breu comestivel, a mesma receita faco c thinner, que serve para ajudar desoxidar algumas coisas, o melhor de tudo que n precisa de ser limpo depois, o ruim q se usado em excesso deixa a placa toda melada, como se tivesse usado a solda de rolo com fluxo.

5:- Muita gente me pergunta pq o minhas soldas ficam sempre brilhantes e perfeitas: Preaquecimento, limpeza p tirar oxidos, algumas gotas do meu fluxo, deixar a solda esfriar lentamente, assim ela n trinca e fica esponjosa. Usar uma solda de boa qualidade, de preferencia que contenha 1 pouco de magnesio. E pincel c thinner depois de tudo pronto e papel toalha. Depois q aquecidinha c o soprador p secar tudo.

6:- uma ferramenta que n pode faltar, um estilete de inox, tipo bisturi. Modelei alguns usando a carcaca de telas de LCD, tem alguns que sao de INOX, e podem ser cortadas facilmente com 1 tesoura velha. amassadas e amoladas, o melhor podem ir ao "fogo". Faceis de serem limpas, e n grudam solda, por isso pode cutucar a vontade pecas a serem soldadas para facilidar o posicionamento da mesma.

7:- Muitas pessoas ficam pedindo esquema de notebook, isso e valido, porem ha coisas que so o olhomentro e o estudo estruturado de outro circuito pode vir a ajudar. Muito das vezes n tenho uma placa igual para comparar tensao, nem tampouco o esquema, mas sempre chega 1 ou 2 placas usando o mesmo circuito, o mesmo chipset, o mesmo processador, etc e la vai fumaca. Quando desconfio de 1 circuito comparo com uma placa parecida. Ex um chip de rede realtek rtl8191... vai la compara la as perninhas por resistencia e tensao. Voi´la o chip da esquerda ta em curto, ou n esta sendo alimentado, vamos retirar p ver se da vida?.... Ligou.

8:- Muitos notebooks chegam c os mesmos sintomas, n funciona USB, USB acusando excesso de corrente ( otro caso pode ser algum curto ou o circ de protecao aberto), camera n funciona, placa WI-FI n funciona, LCD c imagem escura (n acende o backlight), Erro no bios, erro de checksum de bios (quando n e a batera de backup), "Piscando CDROM" ou fazendo crec crec crec no drive, som de robo, travando mouse ou teclado... Reball ponte sul ou a troca do mesmo ou algo relacionado a ele. 

9:- N da video, dando tela azul, erros de memoria, tem todas as tensoes, fica reiniciando, imagem quadriculada, caracteres extranhos, etc... Ou limpeza dos slots de memoria, ou resolda ... Senao e o danado do PN dando c solda fria ou aquecendo demais...

10:- Ajudar aos amigos de alguma forma, pois ninguem sabe o dia de amanha, mas ajudar por ajudar e melhor :)

:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

Ps.: Gostou?  do lado do meu nome tem a opcao aplaudir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...

Gostei muito de suas dicas, afinal são pequenas coisas que facilitam a nossa vida a cada dia.

Aproveitando o topico:

11 - Para limpeza da placa, do note e de tudo em seu laboratório não usem papel toalha que se desfazem facilmente com alcool isopropilico. Comprem um rolo de Scott Duramax (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
) que é facilmente encontrado em supermercados, não se desfaz com alcool, dura uma eternidade e voce não precisa lavar depois, basta jogar fora. Esse paninho revolucionou minha vida aqui.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

as dicas sao valiosass, porem dica de usar BREU e um erro, por que em eletronica digital nao se usa fluxo resinoso, fluxo resinoso atrapalha o funcionamento correto dos elétrons.

em 20 anos nunca tive problemas com o breu amigo. utilizo para estanhar, e soldar, isso nao quer dizer que tenha de manter na placa o residuo, e usando  solucao de breu + thinner ou isopropilico, a camada fica muito fina. e sai com muita facilidade com solvente. como thinner ou acetona.

O mais extranho que a solda best usa breu como fluxo de solda. E o mais extranho ainda e que e usando em quase tudo que e eletronica. mas agradeco a dica do colega.

Link para o comentário

Pessoal, existe um spray para limpar os restos de fluxos etc...

Alguem usa??

o que aconselham?

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

achei ótima a solucção:

"2: -Chegou mais outro note com a carcaça toda quebrada, 100% urgente, cliente precisa de viajar no dia seguinte. Procuro c os amigos quem tem uma carcaca igual, ninguem, solucao?  SAL DE COZINHA, pois no momento nao tinha bicarbonato.

Como remendar plastico com bicarbonato ou sal de cozinha? Simples umas gotas de crinoacrilato, e sal em cima, tem de tomar cuidado pq isso sai um vapor toxico, o crinoacrilato vira uma especie de isopor super resistente em volta do sal de cozinha ou do bicarbonato. Seca extremamente rapido coisa de 2 ou 3 segundos."

Não conhecia e nunca iria imaginar isso. Parabéns total para você

Link para o comentário

Estava lendo essa post e achei interessnte o (lavar a placa) .rsss . tenho um not aqui Intelbras i533 que funciona que é uma beleza

tem dias que passa 2 ou 3 dias ligados sem menor problema , mas , laaaaaa de vez enquando ele resolve de travar , ai não adianta mais , pode desligar , religar ele liga , mas logo trava .... ja fiz tudo que é teste , lipeza e etc e  problema permanece , o cliente ate desistiu dele e me deu o aparelho ....

Acho que estaria faltando essa de (lavar a placa ) .. vou fazer , se der certo posto o resultado sobre essa bela m...aquina que é o not intelbras ....

Parabens pelas dicas , sou novo no site , logo logo estarei postando algumas tb para ajudar a turma , afinal nos que trabalhamos na area pegamos cada coisa escabrosa que as vezes parece ate perder o sentido ....

Link para o comentário

Estava lendo essa post e achei interessnte o (lavar a placa) .rsss . tenho um not aqui Intelbras i533 que funciona que é uma beleza

tem dias que passa 2 ou 3 dias ligados sem menor problema , mas , laaaaaa de vez enquando ele resolve de travar , ai não adianta mais , pode desligar , religar ele liga , mas logo trava .... ja fiz tudo que é teste , lipeza e etc e  problema permanece , o cliente ate desistiu dele e me deu o aparelho ....

Acho que estaria faltando essa de (lavar a placa ) .. vou fazer , se der certo posto o resultado sobre essa bela m...aquina que é o not intelbras ....

Parabens pelas dicas , sou novo no site , logo logo estarei postando algumas tb para ajudar a turma , afinal nos que trabalhamos na area pegamos cada coisa escabrosa que as vezes parece ate perder o sentido ....

se vc lavar aplaca nao esquesa de colocar em uma estufa  .................pra ficar bem ceca....falou
Link para o comentário

• 1 mês depois...

Pessoal, existe um spray para limpar os restos de fluxos etc...

Alguem usa??

o que aconselham?

tricoletileno ou uma mistura de 25% de thinner + 25% de alcool isopropilico e 50% acetona, limpa que e uma maravilha esses 2 produtos, a segunda opcao e otima para remover residuos de fluxo e tb breu. o primeiro e para limpeza em geral e dexoxidacao para soldagem.

Link para o comentário

Parabéns por compartilhar teu conhecimento, a maioria não faz isso, não entendo o porque...

Até me empolguei em compartilhar o que tenho em meu pendrive de trabalho, sou técnico em eletrônica e informatica.

Uma dica que vou passar agora é de usar Simplex com Bonder, forma uma resina muito forte, ótimo para recuperar partes quebrada de plastico, primeiro faça marquinhas pequenas com a ponta do ferro de solda na parte de dentro onde ficaria esta "solda" ou com a ponta de uma faca, aplicava bonder no lado de dentro e colocava este pó  por cima logo em seguida, depois mais bonder e mais simplex até cobrir a parte danificada, este produto é usado para fazer dentaduras, eu usava muito para colar partes que exigia pressão.

:)

Link para o comentário

Nao vejo por que usar breu com fluxo hoje em dia, em eletronica a 20 anos atras tudo bem, os recursos era escassos, mas hoje temos fluxos industriais de qualidade com preço bom, entao nao tem por que usar, essa mistura.

Para entender melhor para o que serve o fluxo resinoso e por que nao usar em eletronica digital leia abaixo

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Vou acrescentar uma.

Notebook muito lento, tela do setup quadro a aquadro estranho demorando a entrar no windows e depois que entra funciona normalmente.

Curto no conector USB ( o terminal do USB encostando na lata do conector)

experiencia própria.

pequei vários micros assim mas é desktop esta dica vale para desktop?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...