Jump to content
voguelcell

Estudo do CHIP 8618LN

Rate this topic

Recommended Posts

OZ8618 é um controlador de carga da bateria de alto desempenho com adaptador e carregamento de detecção de corrente. Ele é responsável(basicamente) por detectar a entrada de tensão na placa e pelo carregamento da Bateria.

O ruim é que também não tem Datasheet, o que me deu muita dor de cabeça, baseado nos estudos dos amigos:

Hidden Content

Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.
e

Hidden Content

desenvolvi essa análise!

8618LN

8618LN.png

Pinos 1 e 24: ICHM e ICHP: I= corrente; ch = charger - corrente de carga/descarga da bateria, obtido através de derivação de  resistor da linha de alimentação da Bateria.

Pino 2:IAD_MAX: I=Corrente;  Ad_Max =Máxima do Adaptador - define a corrente máxima do Adaptador, usando um divisor de tensão no Sinal VREF.

Pino 3:IAC : I = corrente Set = Informa ao Super I/O a corrente do Carregador.

ICH.png

Deve conter esses valores nos terminais, dependendo da corrente do adaptador.

Pinos 4 e 5 : IACM e IACP : I = corrente; Ac = adaptador : Sensor de corrente e potencia do adaptador externo, obtida através de derivação do resistor na linda do Adaptador.

Pino 6: ISET :  Recebe do Super I/O os sinais  (CHG_I  e CHG_ON), é o comando que aciona  o carregamento da Bateria.

Pino 7: CELLS : Recebe sinal do SIO(set_v), indicando a quantidade de células ( tensão) da bateria conectada.

Pino 8: IBATT :Corrente da bateria inserida , porém não achei mais nada relacionado no Datasheet.

Pino 9 :VSET :É um terminal que regula tensão, usando um divisor de tensão vindo do VREF (2,75V) . Como não tenho Datasheet mais aprofundado não sei ao certo qual tensão ela gerencia, mas pode ser a tensão de carregamento da bateria.

Pino 10:COMP:É um circuito RC ligado ao terra. COMP, geralmente tem a ver com um amplificador de erro.

Pino 11:PA:Power Adaptor:  Controla o Gate do Mosfet de acionamento da Alimentação Do carregador.

Pino 12: PB: Power Battery :Controla o Gate do Mosfet de acionamento da Alimentação da Bateria.

Pino 13 e 16 : VDDA e VDDP : Olhando outros datasheets dá pra perceber que eles servem geralmente para alimentação do Circuito analógico do C.I , porém da forma que estão ligados, não entedi muito bem para o que servem.

Pino 14:REF :Tensão de referencia de 2,75V. Ela é gerada pelo próprio o OZ.

Sinal importante pois é da variação de tensão obtida de divisores de tensão ligados a ele que são definidas as tensões dos terminais : IWK , Iad_MAX  e VSET

Pino 15: VAC : V: Tensão , AC :Adapter : Tensão de entrada de alimentação do Carregador  . Usado para a compensação do avanço de alimentação

Pino 16: VDDP : Explicação Junto com o Pino 13.

Pino 17: LDR Low-side gate-driver output. Saída que aciona o Gate 2 (G2) do mosfet N dual Chanel. Também pode ser usado em Mosfets Simples , e irá ligado também no Gate do Mosfet de baixa da bateria.

Pino 18: HDR : High-side gate-drive output. Saída que aciona o Gate 1 (G1) do mosfet N dual Chanel. Também pode ser usado em Mosfets Simples , e irá ligado também no Gate do Mosfet de alta da bateria.

Pino 19:LX :Linha de Comutação (Troca) com Indutor.

Pino 20: BST : Saída  que controla os  Pinos SOURCE1/DRENO2 do Mosfet N Dual Channel .

Ou os Drenos dos Mosfets de Alta e de baixa da Bateria.

Deve ter um capacitor entre BST e LX.

Pino 21: WK-TH : Acordar corrente: Trabalha usando um divisor de tensão vindo do VREF (2,75V). Como não tenho o Datasheet mais aprofundado, não sei qual corrente ele aciona, porém pode ser a de carregamento.Pelo Esquema da Placa nota-se também que ele só ativa se o sinal CHG_I , for maior que 6 Volts.

Pino 22: ACAV : AcAv - Adaptador Ac AValiable --> Adapt(ador)_in --> informa ao SIO a presença do adaptador de AC ligado e valido, deve existir nível alto com o carregador conectado.Sem esse sinal a placa não liga, pois o I/O não identifica a presença do Carregador!

Pino 23 : Iwk : Acordar Corrente :  Idem VSET,esse terminal também recebe sinal de  um divisor de tensão vindo do VREF (2,75V), porém não sei qual corrente ele aciona.

Pino 24: ICHP :Explicação Junto com o Pino 1 !

Pino 25:BASE :Conector para o  Terra da Placa.

Minha ideia é o seguinte, assim que tivermos certeza do que serve cada pino, fazermos como se fosse uma sequencia de Start , acho que iria ajudar muito, pois as análises desses C.I's já são complicadas com Datasheet , sem então é mais difícil ainda !

• Like 3
  • Nice 1

Verifique isso

Hidden Content

Hidden Content

, eu usei essa imagem também dele no circuito, Valeu.

Porém esses terminais que eu não achei explicação ainda estão me tirando o sono. Se tivesse o Datasheet de um componente pelo menos parecido , poderia dar uma luz, eu vasculhei a internet mas não achei nada .

O link que o K0rTy passou é do datasheet deste componente.

Eu não ví, mas deve ter essa informação.

Na verdade é só de uma imagem do C.i na placa, infelizmente não achei Datasheet do componente .