Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

K0rTy

Moderador
  • Posts

    6.152
  • Posts por dia

    4,02
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos

    6813
  • País

    Brasil

Última vitória de K0rTy foi em 12 de Dezembro 2017

K0rTy seu conteúdo foi o mais bem avaliado!

6 Seguidores

Sobre K0rTy

  • Rank
    Notebooks
  • Data de Nascimento 01-08-1988

Informação Pessoal

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Localidade
    Sinop - MT

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

  1. K0rTy

     dica Notebook DELL N4050 - Placa XF5901: 24P F5101 - Não liga

    Só o modelo dessa placa que não tá certo. Vejo muito usuários colocarem assim pegadinha da dell.
  2. K0rTy

     pedidos Solicite aqui o BIOS de seu notebook.

    Galera gostaria da BIOS da placa NM-B301p do Lenovo. [Conteúdo Oculto] [Conteúdo Oculto]
  3. No meu ponto de vista não se tira bobina de fonte SMPS. Para diagnóstico nunca precisei levantar bobina de fonte alguma. Acho que não há necessidade quando se entende como funciona.
  4. Antes de mais nada essa dica não é de reparo. Mas visa facilitar o diagnostico de curto na CPU. Acho que seria prudente também antes de injetar tensão nas PL de 3.3v e de 5v seguir esse processo pra saber como está as tensões Vreg3 e Vreg5 (tensões LDO, Low Drop Out) do CI da fonte SMPS. Se quiser saber um pouco mais sobre LDO minha sugestão dá uma leve pincelada sobre o assunto: [Conteúdo Oculto] Essa placa até então eu não achei esquema para ela nem um equivalente. O que dificulta em muito o reparo e diagnostico. A fonte de 3 e 5v parece usar um TPS51285. Veja o datasheet do circuito integrado pra mais detalhes: [Conteúdo Oculto] Seguindo esse datasheet temos então o Vreg3 e Vreg5 nos pinos 3 e 13 respectivamente. A tensão de Vreg3 comumente é usada pra alimentar o KBC e o CPU (em algumas placa com uma nomenclatura bem sugestiva 3VALW_PCH). Então se tivermos um curto no processador ou no KBC essa é primeira tensão a morrer. (Veja pg. 12, Enable and Power Good do datasheet); Então pra começar veja se os LDO está ok. Você poderá ver isso no pinos sinalizados abaixo: Se essas tensões não estiverem ok, podemos desabilitar a alimentação do CPU pra verificar se ele está matando o LDO. Para isso você pode remover o resistor de sinalizado na figura, proximo ao slot da memoria e do reset RTC. Feito isso você se o CPU estiver em curto nessa linha vai aparecer o LDO na fonte de 3 e 5 volts. Parece ser bem simples, pode ser aplicado a qualquer placa com processador Broadwell, Haswell, Kaby Lake-U como é o caso desse Dell. Espero que possa ajudar no diagnostico mais rápido, não é uma receita de bolo pode ter outras coisas que podem afetar o LDO mas talvez seja um norte para o diagnostico mais rápido. Obs.: Na foto do circuito integrado eu já usei o compatível nos testes. Sobre SMPS e LDO o google tá ai pra ajudar.
  5. K0rTy

     pedidos Solicite aqui o esquema de seu notebook.

    Saudações pessoal alguém poderia me arrumar o boardview do Acer Quanta Z09? Serve esse: [Conteúdo Oculto]
  6. ACER ES1-572 Compal LA-E061P LA-D671P B5W11 B5W1S Visualizar Arquivo Placa LA-E061P compativel com LA-D671P. Uploader K0rTy Enviado 18-09-2018 Categoria ACER  
  7. Versão 1.0.0

    13 downloads

    Placa LA-E061P compativel com LA-D671P.
  8. @wjinformatica Bem estranho mesmo o seu problema, você utilizou qual .rom pra gravar ai?
  9. @wjinformatica Corrigi o modelo esse ai num bate cara. Desculpe a demora pra responder vou dá uma olhada no seu tópico agora e ler as msg do pessoal pra não falar nada que já falaram..
  10. @schao.gs Alguma novidade?
  11. @Gilson Macedo Bem observado! Não percebi isso!
  12. Nessa placa tem um convertor de 5V para 3.3v o ci que faz isso é o U14. A tensão de 3.3v não é PWM então não precisa de uma bobina, nesse caso. Esse placa não compensa muito bater cabeça nela não. Ela é muito barata, as vezes melhor comprar uma nova.
  13. DICA fica em aberto pra todos. RESOLVIDO fica no reservado.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×