Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Esferas leadfree em chipset novo, deixa ou troca?

Featured Replies

Postado

Gostaria de saber dos amigos, quando voces compram chipset novo e vem com esferas leadfree, colocam na placa como ele vem ou trocam as esferas por leaded?

Postado

Gostaria de saber dos amigos, quando voces compram chipset novo e vem com esferas leadfree, colocam na placa como ele vem ou trocam as esferas por leaded?

Ai quem manda e vc se conseguir soldar perfeitamente com leadfree melhor ainda , mais o dificil e isso por isso a maioria troca as esfereas

Postado

eu deixo..não vale a pena o trabalho e o estress que causa no chip trocar. basta aprender a instalar.

Postado

Ps: não que seja obrigatorio, mas põe um pinguin exclusivo seu... :) , aqui no forum tem um arquivo que tem mais de 800 pinguins diferentes.. :)

Postado

se for MCP melhor trocar se for 6150 pode deixar rs !

Postado
  • Autor

Ps: não que seja obrigatorio, mas põe um pinguin exclusivo seu... :) , aqui no forum tem um arquivo que tem mais de 800 pinguins diferentes.. :)

Desculpa amigo nao sei quando vc se registrou no forum, ,mas eu entrei tinha 4 pessoas só, e logo coloquei esse pinguim, mas como vc disse tem mais 800 blz

Postado
  • Autor

se for MCP melhor trocar se for 6150 pode deixar rs !

É um ATI 216-0752001

Postado

Desculpa amigo nao sei quando vc se registrou no forum, ,mas eu entrei tinha 4 pessoas só, e logo coloquei esse pinguim, mas como vc disse tem mais 800 blz

me registrei dia 13 de agosto, 2 dias depois de voce. :).

mas se não se importa, taí o link

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Senha freebr2012

Postado

Como todos sabem o grande problema da maioria dos notes é sempre a maldita solda fria, ou partida ou oxidada, nos BGA's, deixando a solda de prata é praticamente certo de voltar a dar o mesmo problema, porque as soldas com liga de prata são muito menos maleáveis do que as com liga de chumbo, mesmo melhorando o resfriamento, eu sempre troco as soldas e aconselho trocar.

Postado

melhor trocar. Parece que pra soldar leadfree tem que subir muito a temp. aí sabe ne pode queimar o chip.

Postado

Eu particularmente respeitando todas as opiniões contrárias...srsrs  eu trocaria sim..seria mais mesmo para desencargo de conciência sabendo que estou fazendo um retrabalho que no mínimo vou garantir mais a vida util da solda bga..lembrando que ainda se o cliente souber alguma coisa sobre a solda leadfree ai complica, e  até mesmo o tempo de garantia que oferece para este tipo de serviço, que o melhor a fazer é trocar..agora a decisão é sua..blzaaa.

Postado

Esses dias comprei 3 chipsets no mercado livre daqueles intel 960. Custou 67,00 pilas cada. O primeiro que fui soldar não troquei as esferas. Quando terminei de soldar o note não levantou vídeo. Retirei, olhei, estava com uma pequena bolha por baixo. Bolha essa que eu mesmo causei. Os outros dois então fiz a troca das esferas e eles foram bem mais tranquilos para soldar. Funcionaram perfeitamente. Inclusive um deles foi no note que eu não tinha conseguido êxito no chip anterior. Concluindo, eu prefiro aquecer 2 vezes o chip a 190 graus do que uma vez a 227 graus. Acho menos arriscado.

Postado

Concordo com o Ney, já imaginou esse note volta na garantia e você vai tirar tem que aquecer acima de 220. O risco vai ser proporcional a temperatura usada.

Postado

conselho de amigo troque. uma vez nao troquei adivinha que aconteceu ?? o chip queimou hahau foda. preguiça me fufu.

Postado

Também recomendo fortemente trocar as esferas por esferas com chumbo, acho que com tantas opiniões recomendando trocar, isso nem chega a ser polemico.

Postado

Esses dias comprei 3 chipsets no mercado livre daqueles intel 960. Custou 67,00 pilas cada. O primeiro que fui soldar não troquei as esferas. Quando terminei de soldar o note não levantou vídeo. Retirei, olhei, estava com uma pequena bolha por baixo. Bolha essa que eu mesmo causei. Os outros dois então fiz a troca das esferas e eles foram bem mais tranquilos para soldar. Funcionaram perfeitamente. Inclusive um deles foi no note que eu não tinha conseguido êxito no chip anterior. Concluindo, eu prefiro aquecer 2 vezes o chip a 190 graus do que uma vez a 227 graus. Acho menos arriscado.

as vezes esse fato aconteceu por causa da umidade e tb pela temperatura, não sei se todo mundo faz isso mas antes de soldar qualquer chip que venha dos chinas ou de qualquer lugar eu desumidifico ele antes pois não sei onde os caras estocam os mesmos e depois de desumidificado ai sim fixo ele na placa !

afinal precaução nunca é d+ rs

Postado

Agora que maquina que usam na fabrica pra ficar certinho com solda lead free? As nossas ficam marcas de aquecimento. essas de fabrica nem parece que receberam calor.

Postado

Aproveitando o topico, vale lembrar que é bom desumidificar o chip novo antes de colocar na maquina rebalando ou não.

Já perdi chip novo que deu bolha na hora de colocar e perdi pads em outro novo na hora de limpar a solda original.

Depois de 8 horas na estufa ele fica mais resistente ao calor.

• curtolo desbloqueou este tópico

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.