Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Problema estranho com compressor de ar e transformador

Featured Replies

Postado

Olá pessoal...

Comprei um mini compreensor de ar de 110V que na etiqueta indica 300W de potencia. Aqui onde eu moro a tensão é de 220V, então tentei liga-lo em um estabilizador de 500W para testa-lo, mas aconteceu uma coisa estranha... mesmo com o compressor desligado o fusível do estabilizador queimou quando liguei na tomada! Então fui em uma loja de eletrônicos aqui perto de casa e pedi para testa-lo em um transformador de 500W da Indusat e aparentemente funcionou corretamente pois ele ligou por alguns segundos. Não comprei o transformador nessa loja pois estava caro, então fui em outra loja e comprei um transformador também de 500W da Force Line. Quando cheguei em casa para testar liguei o compressor novamente desligado ao transformador e quando liguei o transformador na tomada ele começou a fazer barulho e logo começou a sair fumaça... Não estou entendo como isso pode acontecer com o compressor estando desligado! Alguém sabe o que pode estar acontecendo e se tem como eu fazer algum teste pra saber se ele está realmente com defeito?

Obs: As ligações do transformador estavam com o lado 220V na tomada e o lado 110V no compressor.

Postado

Vários pontos devem ser observados nessa ligação:

>> Estabilizadores (a maioria) não converte tensão de 220 para 110..

>> Estabilizadores e nobreaks NÃO podem ser ligados à equipamentos que tenham motor...

>> Estabilizadores, transformadores e nobreaks geralmente dão a potencia em VA, isso é diferente de Watts. Para o cálculo da potencia em watts multiplique o valor de VA pelo valor do fator de potencia do estabilizador.

O que fez barulho e saiu fumaça, o compressor ou o trafo?

Ligue só o trafo na tomada e meça com o multimetro se está liberando aproximadamente 110v ~ 130v na saida.

Postado
  • Autor

O estabilizador que tenho aqui é um da SMS, ele converte de 220V para 110V e na etiqueta dele mostra Potência: 500/500va. Tentei ligar nele só pra ver se o compressor estava funcionando mesmo. Antes de ligar o compressor ao trafo medi com o multímetro a saída e deu 119V e não fez nenhum barulho, então desliguei da tomada, liguei o compressor (desligado) no trafo e então liguei o trafo na tomada e antes de ligar o compressor o trafo começou a fazer barulho e poucos segundos depois a sair fumaça.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.