Jump to content
Sign in to follow this  
rodrigodf

Problema estranho com compressor de ar e transformador

Rate this topic

Recommended Posts

Olá pessoal...

Comprei um mini compreensor de ar de 110V que na etiqueta indica 300W de potencia. Aqui onde eu moro a tensão é de 220V, então tentei liga-lo em um estabilizador de 500W para testa-lo, mas aconteceu uma coisa estranha... mesmo com o compressor desligado o fusível do estabilizador queimou quando liguei na tomada! Então fui em uma loja de eletrônicos aqui perto de casa e pedi para testa-lo em um transformador de 500W da Indusat e aparentemente funcionou corretamente pois ele ligou por alguns segundos. Não comprei o transformador nessa loja pois estava caro, então fui em outra loja e comprei um transformador também de 500W da Force Line. Quando cheguei em casa para testar liguei o compressor novamente desligado ao transformador e quando liguei o transformador na tomada ele começou a fazer barulho e logo começou a sair fumaça... Não estou entendo como isso pode acontecer com o compressor estando desligado! Alguém sabe o que pode estar acontecendo e se tem como eu fazer algum teste pra saber se ele está realmente com defeito?

Obs: As ligações do transformador estavam com o lado 220V na tomada e o lado 110V no compressor.

Vários pontos devem ser observados nessa ligação:

>> Estabilizadores (a maioria) não converte tensão de 220 para 110..

>> Estabilizadores e nobreaks NÃO podem ser ligados à equipamentos que tenham motor...

>> Estabilizadores, transformadores e nobreaks geralmente dão a potencia em VA, isso é diferente de Watts. Para o cálculo da potencia em watts multiplique o valor de VA pelo valor do fator de potencia do estabilizador.

O que fez barulho e saiu fumaça, o compressor ou o trafo?

Ligue só o trafo na tomada e meça com o multimetro se está liberando aproximadamente 110v ~ 130v na saida.

O estabilizador que tenho aqui é um da SMS, ele converte de 220V para 110V e na etiqueta dele mostra Potência: 500/500va. Tentei ligar nele só pra ver se o compressor estava funcionando mesmo. Antes de ligar o compressor ao trafo medi com o multímetro a saída e deu 119V e não fez nenhum barulho, então desliguei da tomada, liguei o compressor (desligado) no trafo e então liguei o trafo na tomada e antes de ligar o compressor o trafo começou a fazer barulho e poucos segundos depois a sair fumaça.