Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre Thermovisores

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Esse da China acho que é como a importação da Honton R490, se fizermos os cálculos baseado no dolar hoje, mais o IOF e outros encargos que se paga no Cartão Internacional, mais a questão da garantia e ainda a possibilidade de ser taxado na Importação acho que é mais viável comprar no Brasil. Mas vejam, a poucos meses comentamos os preços em outro post e agora já esta neste valor, acho que quando Papai Noel vier da China no final do ano já vai trazer uns com preço ainda mais em conta !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber da opnião de todos, vale a pena realmente ter um equipamento desse na bancada pelo custo e benefício que ele irá trazer?Será que realmente tem como tirar uma conclusão de um conserto de placa de note com isso? O equipamento é legal e tudo mais, tmb gostaria de ter um, mas fico aqui pensando, será que não vai ser igual meu capacímetro que uso de vez em raramente?

Link para o comentário

Gostaria de saber da opnião de todos, vale a pena realmente ter um equipamento desse na bancada pelo custo e benefício que ele irá trazer?Será que realmente tem como tirar uma conclusão de um conserto de placa de note com isso? O equipamento é legal e tudo mais, tmb gostaria de ter um, mas fico aqui pensando, será que não vai ser igual meu capacímetro que uso de vez em raramente?

Amigo, esse equipamento é usado nos concertos de placa para identificar curtos em componentes, pois sabemos que um componente em curto tem um aumento de temperatura interna elevado. Postei um link de outro post em que um companheiro de Fórum posta a foto de uma placa com um capacitor cerâmico em curto, imagina, ali ele ganhou um baita tempo no reparo, pois se não tivesse o termômetro ele teria que analisar cada circuito da placa até achar o capacitor em curto. Os componentes com o qual nós técnicos, mais sofremos para identificar curto através do calor gerado são os SMD como resistores, capacitores cerâmicos, Rede resistiva, diodos, mini transistores pois devido ao seu tamanho minúsculo dificulta o uso da ferramenta "Dedo" para identificar o calor.

Link para o comentário

Amigo, esse equipamento é usado nos concertos de placa para identificar curtos em componentes, pois sabemos que um componente em curto tem um aumento de temperatura interna elevado. Postei um link de outro post em que um companheiro de Fórum posta a foto de uma placa com um capacitor cerâmico em curto, imagina, ali ele ganhou um baita tempo no reparo, pois se não tivesse o termômetro ele teria que analisar cada circuito da placa até achar o capacitor em curto. Os componentes com o qual nós técnicos, mais sofremos para identificar curto através do calor gerado são os SMD como resistores, capacitores cerâmicos, Rede resistiva, diodos, mini transistores pois devido ao seu tamanho minúsculo dificulta o uso da ferramenta "Dedo" para identificar o calor.

Sim eu entendo perfeitamente, mas quero saber, vc tem esse equipamento ou vc compraria esse equipamento?Custo benefício é interessante?

Link para o comentário

Pessoal,  andei acompanhando este post sobre o thermovisor,  e quero dizer que fui eu que utilizei o mesmo e postei as fotos do meu primeiro teste. Resumindo entao:

Acabei comprando um de R$ 3k5 da fluke mesmo,  o mais simprao... Rsss

Show de bola pessoal, ontem mesmo encontrei um gerador de pwm de 1.05v em curto.  E batata, fácil o conserto.  Mas eh claro né pessoal,  que utilizasse muito pouco,  digo assim,  meus problemas com notebook são 80% bga.  Mas sempre que é problema de curto matando a fonte aí fica bem fácil. 

Sinceramente,  não me arrependi cada centavo que paguei,  assim como um osciloscópio e principalmente a minha sp-360.

Se quiserem vou tirar mais fotos e posto pra vocês como ficam.  Se possível irei fazer um vídeo utilizando o equipamento.

Mas aconselho que quem estiver interessado vale a pena mesmo.

Abraço povo.

Link para o comentário

• 5 meses depois...

Sim, o preço está bem melhor, porém ainda está longe do justo. Infelizmente nós brasileiros estamos tão acostumados a sermos extorquidos que perdemos a noção de valores. Se pegarmos o valor deste termômetro, e formos ver o valor que ele chega ao Brasil e depois o valor final, veremos o quanto somos roubados. Dizemos 'ha mas esse é caro porque é da marca tal ou tal!" Po@#%%$ nenhuma, se vermos a quantidade de impostos que o governo impõe, veremos que poderia-mos pagar bem menos. E não é o vendedor não, no final as vezes o vendedor fica com 8% de lucro. O problema é taxa de importação, cofins, ISS, e o caramba a quatro. Tudo bém não tem jeito, é o preço ofertado, mas já que não é um artigo tão importante para a bancada (se bem que deve facililitar muito realmente na hora do reparo e eu queri ter um também) é como nosso amigo falou, é esperar até aparecer um chinês mesmo, que pode até ser qu não tenha a mesma qualidade porém se funcionar direito é só tomar os devidos cuidados. Sei que vai ter gente dizendo que tem que ter qualidade, confiança blá, blá, blá, mas tem muita gente que não tem condições de adquirir um produto tão caro, então se funcionar bem, infelizmente temos que nos contentar com um xing ling, que não faz somente coisa ruim, a questão é a exigencia do importador, pois, praticamente tudo hoje é fabricado na China (Até pra quem já viu o filme o ROBOCOOP, KKKKKK). Quer ver um exemplo, e não vem nessa que é ruim porque eu uso e funciona muito bém é a estação de solda leadfree da Hikari na faixa de 1600,00 e a da yaxun (cópia exata) 160,00. Tudo bem os componentes devem ser de qualidade bem inferior, pra quem tem um grande movimento de serviço tem mesmo que investir em uma de 1600,00, agora aquele que tá começando, ou ainda tem um volume pequeno de clientes, vai se endividar pra comprar produto de primeira? Eu utilizo esta da ya xum e ainda não senti a necessidade de trocar, funciona sinceramente muito bém e tenho bastante cliente e não estou começando agora.É o mesmo caso do play Station, que chega aqui nos portos Brasileiros por 800,00 e quando chega em nossas mãos chega por 3000,00 mais ou menos. O vendedor final ganha 8% e o resto é só imposto. Deculpem o desabafo, mas to cansado de ser enganado por nossos governantes, mas esse ultimo termometro a 1800,00 em relação aos outros(5000,00 tá e sacanagem) realmente está muito bom o preço. Respeito a opinião e o poder aquisitivo de cada um, não sou unha de fome não, pelo contrário, só acho que temos que pensar no custo benefício. Abraços.

Link para o comentário

Pois é, é como eu disse. Olha a diferença da roubalheira aqui no Brasil. Nos EUA os preços são muito mais justos, sabe porque? Não são multi taxados, isto é, vc paga eu acho que 11% de imposto em cima do produto e mais nada. Não é essa roubalheira, essa sacangem aqui do Brasil, que é imposto sobre imposto. Mas essa dica do termômetro  é muito boa.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Caros amigos comprei uma FLIR I3 recentemente e estou com muita dificuldades para usar a imagem fica meio embaçada e mesmo o componente estando em curto e esquentando visivelmente a imagem fica toda vermelha e dificilmente consigo identifica-lo gostaria de saber se algum amigo do forum possui um equipamento  igual o meu produzido pela minipa.  amanha vou anexar fotos ao tópico para entenderem melhor minha duvida  obrigado a todos. afinal é tenso perder um investimento de 5k =/

ljq7.jpg

Link para o comentário

por acaso ele tem escalas para vc escolher por nela? ou isso é automático.

se tivesse escalas  eu as colocaria para procurar um cap esquentando numa temperatura mais alta algo como 100 ou  próximo de 200 graus.

com isso a placa toda ficaria escura e somente o ponto aquecido se destacaria,

eu ainda vou  ter um ou fazer um quando os sensores melhorarem d e preço

o que existe hoje é d e baixa resolução (barato mas ruim)

poste mais fotos. assunto interessante

Link para o comentário

• 1 mês depois...

e se utilizarmos esta Câmera Filmadora Veicular - Night Vision co uma lente infrared?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

e se utilizarmos esta Câmera Filmadora Veicular - Night Vision co uma lente infrared?

A função de visão noturna não tem o mesmo recurso. A câmera térmica indica o calor e as com led infravermelho só serve para iluminar a noite, nada a ver com temperaturas.

Câmera Thermovision é muito utilizado em indústrias para analisar painel elétrico onde se pode ver pontos de aquecimento em junções.

Link para o comentário

olhem isto que achei na internet, fiz um tópico"

Pesquisando, olhem o que achei! acho que deve funcionar para encontrar componentes em curto por imagem térmica, muito mais barato do que os estão a venda.

.

b6f12bf0ce83adc151a377d3a71a879e_large.JPG?1353047737

Abaixo os links para o projeto com custo de $195,00

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Na minha opinião pessoal, acho um investimento muito caro para o uso que teríamos nos notebooks. com um investimento de 1.5k dá para comprar um bom scope, um estoque bacana de telas, um bom ferramental diversificado para a bancada ou mais um montão de coisas.

Digo isso porque a quantidade de placas que precisamos injetar tensão e ver onde esquenta é muito pouca para compensar um investimento desse valor, posso estar errado ou talvez possamos utilizar métodos diferentes para localizar curtos mas acho que antes de pensar em investir 1k a 2k (pelo menos) em um termovisor, talvez seja interessante pensar se realmente vale a pena o investimento.

Amigo, juntei outro tópico com o mesmo assunto a este, dei uma limpeza nos posts agora ele está mais completo, vale a pena dar uma lida nos posts.

Também seria interessante dar uma lida nos tópicos

e que falam sobre o mesmo assunto.

Pelo que li, parece que o Fluke VT02 é o thermovisor com melhor preço, você pode ver mais detalhes e preços sobre ele  aqui e

Outra opção interessante é o VT04A que possui quatro vezes mais resolução na imagem e pode ser encontrado aqui e aqui você pode baixar o PDF com informações sobre os dois modelos.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Concordo plenamente com o Cassio. A quantidade de placas que teríamos que reparar e que tivesse a necessidade de injetar tenção e verificar com tal equipamento, não compensaria o investimento absurdamente alto. Se foce um produto de pelo menos uns R$ 400,00, valeria, mas mesmo importando, por quase R$ 1000,00 é muito alto pelo que vai ser usado. É um equipamento "show de bola", mas......!!!!!

Link para o comentário

Concordo plenamente com você, ferramenta nunca é demais, eu mesmo tenho tudo que é ferramenta que vc possa imaginar para reparo de pc, note, tablet e smartfone, (algumas que só usei 2 ou 3 vezes) e acho que o profissional tem a obrigação de investir e não ficar improvisando e aliás acho horrível esse negócio de ficar no improviso permanente, o improviso naquele período que estamos começando é valido, mas a medida que vamos nos profissionalizando temos a obrigação em investir em ferramentas profissionais. e sempre que vejo uma novidade procuro adquirir, mas o que eu quis dizer e acho que o Cassio também, é que se vc não tiver um fluxo de serviço que compense o investimento , não vale a pena gastar o valor de R$ 1.000,00 (importado), pois, a ferramenta tem que "se pagar". Agora, a partir do momento que vc perceber que para seu negócio vai valer a pena, vai agilizar o serviço,  não tem uma alternativa mais em conta e tem capital para investir, então tudo bem, é questão de custo x benefício e de sua estratégia de negócio. Eu mesmo estava na dúvida entre comprar ou não um multímetro de bancada, o pessoal aqui do fórum até disse que não valia a pena e tal, mas encontrei um com preço bom e achei que seria uma boa para ter em minha bancada. Comprei e compensou, pois, tem visor grande e luminoso o que me facilita bastante no dia a dia, fica ali na bancada sempre a mão para uso geral. Eu por exemplo ainda não tenho um osciloscópio, pois ainda não senti a necessidade de ter um, mas como tenho um projeto de expansão para 2015, provavelmente investirei em um, mas isso vai depender como já disse de minha necessidade do dia a dia. Esse exemplo do mecânico que vc citou, foi bem interessante, e me lembrou de uma postagem minha mesmo aqui no fórum em tópico de um companheiro em que eu disse, que fico muito chateado (fico mesmo é put...) quando leio em alguns outros fóruns na internet que o camarada diz que com ele basta uma borracha, um pincel e uma chave de fenda pra fazer manutenção. São os famosos curiosos que sujam a imagem dos profissionais se intitulando técnico em manutenção e fazendo um monte de cagada por aí. Abraço.

Link para o comentário

• 4 meses depois...

Sei que o tópico é sobre a ferramenta em si mas como enveredou na busca de alternativas lembrei que certa vez vi um video em que o técnico usava um spray congelante como esse

em uma placa de celular em seguida ligava na fonte e identificava o componente em curto pois no local do componente circuitado a coloração branca do congelamento sumia.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...