Postado 30 de Outubro de 2016 9 anos Olá caros colegas,sou novo por aqui e gostaria de pedir a ajuda dos eletrônics master nesse âmbito. Vamos lá,como o próprio titulo já diz, cometi um erro que ,na minha opinião,é inadmissível ocorrer pelas mãos de um técnico da área. Resolvi pegar umas mobos que tenho pra fazer uns testes e tentar dar vida novamente a elas e,primeiramente, fui ligar minha fonte pra poder conectar as placas pros testes. Minha infelicidade e ainda por cima por estar com a cabeça meia zuada pela patroa rsrsrs,sentei pra desopilar com minhas placas e liguei a fonte sem querer em 220 quando a chave da mesma tava em 110. Não deu outra né. Só que,em vez dela imediatamente explodir algum capacitor,ela demorou uns minutos e deu um tiro que fiquei com os ouvidos zunindo por vários minutos(sem falar no susto tremendo que tomei. Pois bem,a abri e ñ adiantava mais chorar sobre o leite derramado,sujou tem que limpar. Pra minha surpresa ñ havia nenhum capacitor danificado e ao ligá-la novamente só que agora em 110v,o cooler girou normalmente e fui logo ver a tensão de entrada com o multímetro e tava instável,ou seja,ñ passava uma corrente correta para alimentar os componentes. Minha dúvida depois desse imenso relatório é: se nenhum capacitor explodiu,mesmo depois desse tiro e a princípio ñ identificar nenhuma peça destruida e estranhamente a fonte funcionar aparentemente bem, qual peça eu deveria ir diretamente nela pra testar? Poderia então um dos transformadores ter danificado? Teria uma fonte real assim como os módulos estabilizadores ter uma chave de segurança pra o caso de um vacilo desses? Vale a pena consertá-la ou esse pico de tensão poderia ter danificado outros componentes? PS: apesar de ter conhecimento em eletrônica,ñ manjo nada de fontes reais. Ficarei imensamente grato caso puderem me ajudar.
Postado 31 de Outubro de 2016 9 anos Pode ter estourado os varistores, se tiver. Eles geralmente ficam escondidos no meio dos capacitores da entrada, envolvidos com um pedaço de espagueti termo contratil. E como ficou ligada um tempo provavelmente danificou os dois capacitores. Ps. Não existe fonte "real".. é jogada de marketing
Postado 31 de Outubro de 2016 9 anos Autor Vou abri-la novamente e verificar esses varistores e tb medir a tensão dos capacitores e deixarei feedback. Agora essa de que ñ existem fontes reais me deixou pasmo pq diferente das fontes genéricas,as chamadas reais tem muito mais componentes que as normais. Tendo em vista(jamais duvidando de sua palavra) que nos mais renomados fóruns de hardware citam implicitamente a diferença das tais e até sites que tem testes para tais para o usuário saber qual os periféricos de sua máquina e qual fonte se adequa melhor.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.