Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Bravissimo twin travado em on

Avalie este tópico:

Jair Bodelon

Posts em destaque

Olá pessoal, estou com um bravissimo twin que estava em frei, tentei voltar para original e travou com led verde c/ display apagado, tentei recovery e ele acendeu o display mas fica parado em on. Quando coloco a FW original ele faz a 1° parte e na hora de gravar (queimar) da erro. Aplaca esta com defeito do lado da eprom onde faz jamper (BC81), esta sem as trilhas, foram torradas. Gostaria que os nobres colegas me orientassem.

Eu vi num topico aqui alguma dica: R806 - 10 K e R 27 - 33R .

Deculpe a minha ignorancia no assunto, mas qual o nome correto destes componentes para eu procurar.

20161116_165458.jpg.cecd2f599832379dbaba9e75cfb73f71.jpg

Editado: por jotamachado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Caro boa noite,

Para que possa receber ajuda dos colegas, clique em modificar na sua primeira mensagem e no Prefixo, altere para Dúvida e depois Salvar. Obrigado

Link para o comentário

Obrigado pelo esclarecimento.

A outra duvida é: Tem salvação aquele 1° detalhe da esquerda para a direita, são dois pontos de estanho, um de cada lado e que se usa fazer um jamper ligando os dois pontos. A pessoa deve ter tentado desfazer o jamper e detonou tudo.

A minha duvida é: Tem possibilidade de reparar esse estrago?...Ou então ele tem alguma importancia no funcionamento do deco?...Já que eram dois pontos sem ligação a ausencia deles interfere no resultado?

OBS: Não fiz o reparo e funcionou normal (onde faz jumper).

Link para o comentário

Valeu colegas, eu coloquei uma R10K que não tinha no local indicado, e no ratengulo detonado deixei como esta.

Fiz este recovery:" Kit Flash Recover", ele dava um boot de relance e em seguida dava off automaticamente e ficava repetindo.

Estava quase desistindo quando me veio um palpite de colocar no "Kit Flash Recover" esta FW: "bravíssimo-clone.abs".

Foi de boa e reviveu (o danado é clone).

Resolvido o defeito do "travado em on"

Vamos para o 2° defeito:

Tem um problema no tuner 1: Apresenta alimentação (18V), mas não da sinal de satelite na tela, fica com aqueles + ou - 36 em cima e 10 em baixo sem coloração.

Já o Tuner n° 2 esta com alimentação 18V e sinal de antena funciona certinho a busca de canais.

Como consertar esse tuner 1 ?

Desde já agradeço a atenção dos amigos!

Link para o comentário

, Já testou o tuner? Se sim, testa o ci responsável pela alimentação do lnb.

Link para o comentário

Obrigado pela atenção colega, o tuner 1 esta medindo 18V mas não da sinal da antena. Tem a voltagem correta e esta sem sinal.

Eu não entendo de eletronica, sou antenista mas gosto de quebrar a cabeça, se não for pedir muito, me ensine testar o ci, e onde ele fica na placa!...Desde já estou agradecido.

Onde fica esses elementos:"... basta jumpear os pads 2 e 3 da placa. Esse mosfet funciona como uma chave liga/desliga para ativar o tuner apenas após o software ser inicializado. Fechando o curto, o tuner irá ser alimentado mesmo antes do deco inicializar...

Link para o comentário

, meu amigo, dar aula via fórum é difícil, ainda mais quando o "aluno" não simplifica as coisas...

Se não me engano, essa postagem que você citou acima é minha, estou certo?

... basta jumpear os pads 2 e 3 da placa. Esse mosfet funciona como uma chave liga/desliga para ativar o tuner apenas após o software ser inicializado. Fechando o curto, o tuner irá ser alimentado mesmo antes do deco inicializar...

Se estou certo, por favor, envie o link de onde viu essa mensagem! Com certeza lá irá ter os detalhes de onde e de quê estamos falando!

Outra coisa: o tuner não se resume em ter alimentação de 18v, pelo contrário, essa alimentação nem de longe é do tuner, ela é do LNB!

Dicas:

>> Testou as tensões de alimentação do tuner (3.3v)?

>> Testou se tem o sinal de 22khz no demodulador?

>> Testou a frequencia do cristal interno do tuner? E o cristal do demodulador??

>> Em caso de dúvida se o tuner está bom ou não, e tendo o tuner 2 bom, EU faria a troca de posição dos dois tuners. Fez isso?

>> Qual ci que você quer testar? Qual o código do ci que faz a alimentação do 'tuner'? (Isso é uma pergunta sem necessidade, visto que voce já disse que o tuner libera os 18v, então o ci de alimentação está bom!).

>> Caso troque os tuners de posição e o defeito persista, troque os demoduladores de posição...

Por favor não me leve a mal, mas é que precisamos do máximo de informações para que possamos, de certa forma, ajudá-lo a resolver o defeito!

Aguardamos seu retorno!

Link para o comentário

A citação é daqui, é sua sim: Eu estou aprendendo com as dicas, se soubesse não estaria perturbando voces!

Link para o comentário

... Eu estou aprendendo com as dicas, se soubesse não estaria perturbando voces!

Não está perturbando não amigo, não foi isso que eu disse e também pedi que não levasse a mal na mensagem anterior. Só quero dizer que é bom ler alguns materiais de eletronica básica antes de começar nos consertos práticos! O mais básico de tudo é saber identificar o que é um componente. A tentativa de conserto sem um mínimo de conhecimento teórico é difícil (tanto pra quem tenta ajudar quanto pra quem está tentando fazer o reparo) e arriscado.

Aqui um link com bastante material interessante e importante sobre eletronica:

Mais uma vez, não me leve a mal, por favor! E desculpe se foi isso que deu a entender, ok!

Link para o comentário

Referente à citação da postagem que diz: "... basta jumpear os pads 2 e 3 da placa. Esse mosfet funciona como uma chave liga/desliga para ativar o tuner apenas após o software ser inicializado. Fechando o curto, o tuner irá ser alimentado mesmo antes do deco inicializar..."

Isso aí é pra quando não chega 12v no circuito que gera 13/18v na saída do tuner. No seu caso, ignore, pois como você mesmo disse no tuner tem os 18v!

Tem osciloscópio aí? Se tiver siga esses passos que indiquei:

>> Testou se tem o sinal de 22khz no demodulador?

>> Testou a frequencia do cristal interno do tuner? E o cristal do demodulador??

Se não tem osciloscópio, siga as outras etapas que aconselhei:

>> Testou as tensões de alimentação do tuner (3.3v)?

>> Em caso de dúvida se o tuner está bom ou não, e tendo o tuner 2 bom, EU faria a troca de posição dos dois tuners. Fez isso?

>> Caso troque os tuners de posição e o defeito persista, troque os demoduladores de posição...

Link para o comentário

Eu fiz a medição com multimetro nestes 2 elementos (não sei o nome deles):

No meu caso os valores ficaram invertidos, onde na Foto marca 5V, na extremidade da placa, no meu esta com 1,15V, já os 12V esta OK.

Onde na foto marca 1,2V no ci interno, no meu esta com 5V, os 12V esta OK.

Eu comprei um M3501 B1 e vou pedir para um tec. soldar pra mim.

Se for possivel algum colega me confirme se o componente a ser trocado para o tuner 1 é o da direita olhando de frente para o deco, no mesmo lado do tuner 1, seria a meu ver a lógica.

IMG_20150413_075433800.jpg.e90d71a40fd1f40a89a6bdf9d8ff104c.jpg

Link para o comentário

Esses componentes são reguladores pwm. Talvez eu tenha colocado as marcações em posição diferente, mas tudo bem, você mesmo reparou meu erro...

Agora uma dúvida: você comprou o M3501 B1? Se não estou enganado, esse deco usa M3501 CLAA, ou nessa sua placa o original é B1??

Inverteu os tuners de posição pra testar se o defeito é demodulador ou tuner?

Outra dúvida: qual número de série desse deco?

Link para o comentário

Você já tentou colocar uma att transformada nesse deco?

Olhando daqui, parece que um desses demoduladores já foi trocado....

Outra hipótese que posso lhe propor é que esse ci mp8125 esteja ruim. Eu já peguei casos em que esse ci, mesmo liberando a tensão do lnb, não deixava o deco captar o sinal do satélite

Link para o comentário

Fiz varias trans nele e o problema persiste.

Vc. tem razão, (ci mp8125) esse da direita, alguem deve ter trocado talvez por um sucata, mesma direção do tuner 1 (que esta sem sinal). Onde consigo um novo?

Os  M3501 tambem são aparentemente diferentes, devem ter sido trocados.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...