Foco do Inatel será nos testes em escolas de área rural de Santa Rita do Sapucaí (MG).
No fim de um ano importante no desenvolvimento da tecnologia 5G, com o primeiro teste aplicado em Brasília, os pesquisadores do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí (MG), já miram as ações para 2019. O principal foco será o teste do funcionamento em áreas remotas, com unidades em escolas da zona rural da região.
Os testes preliminares na zona rural começaram em novembro e já apresentaram resultados de alcance na cobertura. “Estamos trabalhando em um raio de até 50 km do local onde está instalada a estação”, explica o professor e coordenador de pesquisas do Inatel, Luciano Leonel Mendes.
O que será feito em 2019 são testes nas escolas para mostrar a integração com a Internet das Coisas (IoT) , que é a conexão a aparelhos e objetos. “Queremos mostrar como isso pode ser usado no monitoramento de uma plantação, por exemplo. Então, temos essa ação de integração das pessoas desconectadas à era da informação”.
O foco do Inatel em 2019 é apresentar uma proposta técnica que viabilize o alcance da tecnologia a áreas remotas. “Existem duas frentes aqui no instituto. Estamos fazendo a pesquisa de uma forma mais ampla, alinhada às frentes desenvolvidas no exterior. O objetivo é crescer e chegar a uma capacidade 100 vezes maior do que a gente tem hoje com o 4G”.
A segunda frente, segundo Luciano, é justamente o desenvolvimento de uma proposta que inclua um novo cenário no 5G, voltado às áreas remotas.
“A maior preocupação aqui é vislumbrar um cenário com acesso à internet de fato em qualquer lugar. E não só nos grandes centros, como temos hoje. Hoje, saímos um pouquinho da cidade e já perdemos o sinal”, afirma.
O instituto, atualmente, lidera as ações no acesso em áreas remotas no Brasil. “Temos, além desse modem, para testes na zona rural, um projeto fomentado pelo Brasil e pela Europa. Aqui no Brasil nós temos seis participantes, o Inatel e mais cinco. Estas instituições trabalham em conjunto pra fazer com que essa rede 5G pra áreas remotas ganhe espaço na discussão internacional sobre o assunto”.
Quando vou conseguir usar o 5G?
Para o coordenador de pesquisas do Inatel, em 2019, os primeiros projetos comerciais vão começar a ser apresentados, principalmente na Europa, Ásia e Estados Unidos. "O Brasil não está muito atrás. Nós vamos começar a ver os pilotos em 2020. O discurso geral é de manter o passo com países europeus, Estados Unidos, Coreia e Japão".
O principal foco da primeira etapa da internet 5G será a tecnologia voltada à experiência do usuário, na imersão no mundo digital.
"Será possível ter uma experiência de realidade virtual, ou realidade aumentada, acesso a arquivos de mídia de alta densidade num tempo recorde. Vamos ter imagens em 4K, 8K no celular", prevê Luciano.
A partir do momento que os projetos forem apresentados, o pesquisador avalia que a chegada ao público deve ser rápida. "Essa questão da integração com a internet das coisas será em ondas. A gente está vivendo agora a primeira onda, que é uma tecnologia de 4,5G. Isso já vai permitir maior interação do usuário com seu sistema a sua volta, como ar condicionado, televisão à distância, tudo sobre sua rede móvel. Já é o início".
FONTE: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2018/12/27/testes-da-tecnologia-5g-terao-novas-etapas-no-sul-de-mg-em-2019-diz-pesquisador.ghtml