Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

NetoSuper

Membros
  • Posts Por Dia

    0
  • Posts

    8
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    11 [ Doar ]

Tudo que NetoSuper publicou

  1. As placas deste modelo que peguei e que apresentaram comportamento semelhante ou estavam com o modulador pwm sem sinal de power good, mesmo gerando 5/3.3v ou estavam com capacitores cerâmicos de desacoplamento em curto. Geralmente capacitores maiores de 10uF na linha de VCORE. que vai levar todos os componentes da linha VCORE a aparentar estar em curto e suspeitar dos mosfets chaveadores. Nesses casos, com o uso de osciloscópio era possível observar ainda uma pequena variação nas tensões de 5v e 3.3v logo após o botão de ligar. Pois era o momento em que a fonte chaveada entrava em alto consumo e desarmava.
  2. Compreendo e agradeço o comentário, mas considero básico saber ler um datasheet e principalmente observar o limite de corrente. Pois trocar por um componente que vai trabalhar sobrecarregado não seria boa prática, devido a grande chance de queimar. Mas pelo que vi e já comentei novamente, o componente disponível no ML é exatamente o mesmo. Mas ainda vale conferir se este aí está de fato queimado, testando-o fora da placa com o multímetro. No YouTube e até aqui vai encontrar informações de como fazê-lo.
  3. Grato amigo pela atenção. Na verdade meu conhecimento é mínimo mas com uma sede tremenda de aprender. Tenho várias placas de note aqui, positivo, cce, hp e outras. Mas vou acatar sua sugestão e comprar no ML, já vi que tem só que informa apenas 4234BGM, pergunto posso comprar que é compatível? No mercado livre tem exatamente o 4232BGM. Acho até que acabou digitando errado na mensagem. É este mesmo.
  4. O ideal é substituir por outro de mesma capacitância, mesma ou superior temperatura máxima de trabalho. A tensão realmente pode ser maior, pois é a tensão limite. Já a capacitância pode estar envolvida em circuito RC temporizador e então interferirá nesse tipo de funcionamento se alterar a capacitância definida no projeto.
  5. Sempre deve verificar outros parâmetros no datasheet, como a corrente maxim que ele pode drenar. Sugiro verificar também outros pontos da etapa de entrada, como os mosfets de comutação. Não necessariamente um componente aquecendo indica curto nele. Acho que ele tem o 7410 e 7200 na comutação que costumam dar problema, mas deve medir para não ficar no achômetro. Verifique primeiro todas as tensões "always present” (sempre presente). Com a alimentação de cada pwm gerador, sinal de habilitação e sinal de power good.
  6. Regravar a BIOS é um passo a ser dado apenas após a verificação da presença de todas as tensões "always presente" (sempre presente) e dos sinais de powergood (fonte boa) de cada modulador PWM. Regravar a BIOS pode acrescentar um novo problema. Seja pela possibilidade de versão incorreta, por problema na solda, entre outros.
  7. Parabéns @infosquad! Sob todos, os aspectos! Didática, conteúdo, desprendimento e partilha, uso dos nomes completos para as abreviações dos sinais e tudo o mais. Deixo também meu muito obrigado! Não tenho participado muito do fórum, por uma questão da saúde, mas espero contribuir com os demais, em breve.
  8. Olá, Sou Almeida dos Santos Neto, trabalho com informática desde 1997, inicialmente com Assistência Técnica. Desde 1992 estudo eletrônica como autodidata. Minha formação profissional está voltada ao desenvolvimento de sistemas de informação com complementação parcial dos cursos de Matemática e Engenharia Civil. Embora atue principalmente no desenvolvimento de sistemas, nunca abandonei o gosto por manutenção e reparo de computadores, que faço até hoje. Também gosto muito de microcontroladores e dispositivos digitais em geral. Espero poder contribuir com alguma coisa e também continuar estudando cada vez mais sobre eletrônica. Abraço a todos!

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...