Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

silvertech

Membros
  • Posts Por Dia

    0
  • Posts

    5
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    11 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Localidade
    Caieiras-SP

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Conquistas de silvertech

Novato

Novato (1/14)

  • Primeira semana concluída
  • Um mês depois
  • Um ano de EBR

Escudos Recentes

1

Joinhas

  1. Olá! Acabei deixando o aparelho um pouco de lado, pois não consegui avançar no diagnóstico. Troquei os retificadores do secundário pois no medidor de componentes acusava que estavam em curto e não como um duplo diodo(por mais que no multímetro apenas acusasse uma queda de tensão bem baixa dos diodos que é normal), mas mesmo assim não tive sucesso. Eu já havia trocado os 2 capacitores eletrolíticos da placa filha do CM6800 que estavam com ESR alta, seriam esses que você se refere, ou o maior que fica na linha dos 15V? No capacitor do primário chegam os 380V. Demora um pouco, mas creio que seja devida a lâmpada em série que impede a corrente passar de uma vez. Uma coisa que eu percebi é que a aparentemente a falha está na linha dos 12V. Se eu ligo uma carga, por exemplo um metro de fita de LED na saída da fonte, ela fica ligando e desligando a fita. Um outro teste que fiz, mas não sei se é realmente eficaz, foi injetar as tensões 12V e 5V diretamente no chicote. Quando injeto 12V, a ventoinha gira por alguns segundos e pára(exatamente do mesmo jeito quando ligo a fonte sem carga) e não consigo verificar nenhuma tensão nos outros fios. Quando injeto apenas os 5V a ventoinha gira sem parar e tem tensão estável de 3V3 no chicote. Se tiverem mais alguma dica agradeço.
  2. Amigo, não sei se ajuda, mas tenho o esquema de engenharia reversa da 858D+ e do 898D. Talvez tenha tenham similaridades nos projetos. Abs
  3. Sim, já realizei este procedimento antes, inclusive cheguei a adicionar um outro capacitor equivalente em paralelo para testar e continuo tendo o mesmo resultado de desligamento. A lâmpada pisca mais forte e demora mais para ligar a fan(creio que seja por precisar carregar esse segundo capacitor). Sim, já realizei a troca de do par NPN e PNP, além dos dois resistores 4R7 que abriram. Já realizei inclusive a troca do CM6800TX( que estava apresentando VRef de 8.5V e alguns resistores da placa filha que o acomoda pois estavam abertos. Um outro resistor que abriu foi o que fica na posição J19 da placa e é responsável pelo feedback da tensão do PFC, que tem um código fora do padrão, mas que calculando o divisor de tensão cheguei a conclusão que ele tem que ser de 330k(me corrijam se eu estiver errado) para chegar 2.5V no CM6800 quando a tensão estiver em 380V. Até onde meu conhecimento chega, não consigo ver mais nada de errado no primário. Medindo durante o teste, as tensões de 3V3, 5V, 5VSB e 15V(alimentação CM6800) permanecem estáveis. A tensão 12V sobe até 12.46V e a tensão -12V cai até -10.85V no momento que a fonte pára, mas o CI supervisor permanece com nível baixo no pino FPO no momento da falha da fonte, o que me deixa intrigado. Já testei também os TL431 fora e no circuito e nenhum me pareceu suspeito. A única coisa que notei hoje é que durante a partida da fonte ela fica estalando baixinho muito rápido, no "ritmo" da piscada da lâmpada. Pensei que pode ser o chaveamento dos FETs mas não sei se isso é normal. Ok, agradeço a confirmação. Vou tentar associar mais lâmpadas para testar se algo muda.
  4. Bom dia Pessoal. Sou iniciante em reparos e estou tentando consertar minha primeira fonte de computador com PFC ativo, uma Corsair CX430 de um amigo. Ocorre que após identificar e trocar todos componentes defeituosos, liguei a fonte utilizando uma lâmpada série de 60W. A fonte apresenta 5VSB e ao fazer o jumper entre PS_ON e GND, a lâmpada pisca muito forte e rápido e após alguns segundos a fonte chega a acionar a Fan, e apresentar todas as tensões na saída, mas desarma em seguida. Pensando que esse comportamento de piscar forte seria a fonte querendo partir e não ter energia suficiente, removi a lâmpada de teste e a fonte partiu rapidamente, mas depois de alguns segundos acabou por estourar e queimar os Mosfets e todo circuito de polarização do PFC, desarmando inclusive o disjuntor da tomada em questão. No momento, consegui trocar todos componentes novamente e estou na mesma situação que a anterior, com a lâmpada série piscando rápido e em seguida desligando a fonte. Eu pesquisei, mas não encontrei nenhum tutorial de conserto deste tipo de fonte com lâmpada série e gostaria de saber se algum colega sabe me dizer qual seria o comportamento correto dessas fontes com PFC ativo quando ligadas na lâmpada série. Obrigado.
  5. silvertech

    apresentação Silver Caieiras SP

    Olá pessoal! Conheci o eletronicaBR há alguns anos pesquisando no Google quando precisava consertar algo ou fazer algum ajuste técnico(gambiarra) em algum equipamento hehe. Sou engenheiro mecânico, mas decidi agora me dedicar a aprender mais sobre eletrônica, que sempre foi um grande hobby, e quem sabe descobrir uma nova profissão. Tenho um conhecimento modesto, vindo de estudos que fiz por conta própria, gosto bastante de microcontroladores, automação e programação. Atualmente estou montando minha bancada para conseguir realizar reparos. Agora que pretendo me aprofundar mais na eletricidade, estou aqui para somar, espero conseguir entrar algumas vezes na semana para ajudar os colegas e também espero conseguir ajuda para tirar minhas dúvidas. Um abraço.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...