@Humberto Souza a minha placa ainda está parada. na ultima vez q liguei senti cheiro de componente esquentando d+ mas vou voltar os estudos. ja consegui um rizer aqui pra continuar os testes e medições. não tenho o boardview dela, vc conseguiu? tenho discord, meu user no discord é esse: Sidclay#8293. so chamar. acho legal pq é mais rápido. um grupo no discord ajudaria muito pq podemos compartilhar fotos, videos e etc.