@cnunes, Boa tarde! Não existe um programa melhor na minha opinião, pois peguei alguns casos que o recuva resolveu e getdata só pegou arquivos corrompidos, outros eu precisei pesquisar e achar outros softwares( Conheci um tal de stellar, que me salvou a pele, pois o getdata, recuva, ontrack, recuperou tudo corrompido, enquanto o stelar achou tudo lindamente funcional. Porém ele não remonta nas estruturas das pastas, sendo necessário filtrar muito lixo, entre arquivos válidos... . Eu começo pelo recuva(que é o mais simples e fácil de usar para usuários iniciantes, inclusive é o mais rápido), depois o getdata e por fim o stelar. Se prepare para perder umas boas horas nessa jornada( em alguns casos excede 12 horas, dependendo da quantidade de arquivos).
Dicas funcionais e emergenciais:
1- Nunca use o mesmo hd para recovery e restauração , mesmo estando particionado! Recupere seus arquivos para outro hd, hd externo,ou mesmo um pen drive.
2- Tenha em mente que, quanto menos vc mexer no hd, maiores as chances de sucesso nessa tarefa. Cada vez que você incia o windows, cria um arquivo ou mesmo deixa a máquina somente ligada,ela vai sobrescrevendo os dados novos em cima dos apagados.
3- Somente se for extremamente necessário,pare um programa de recovery no meio da tarefa(as chances do programa de recovery , apagar,corromper ou sobrescrever os índices dos arquivos apagados é extremamente grande).
4- Tenha muita paciência para o tempo de recovery e na hora de filtrar os arquivos recuperados, e lembre-se de verificar tudo antes de iniciar a tarefa( se vai precisar usar o pc, desligar, se esta ocorrendo quedas de energia na sua região,entre outros). Recovery estressa demais o disco, logo se você não ultilizar o pc durante a tarefa, o tempo para o término da tarefa diminui e muito, sem contar que não força tanto seu hd, fazendo ele trabalhar em rotações máximas.
Espero ter ajudado, se tiver mais dúvidas não hesite em questionar, só não faça nada precipitado!
Forte abraço!