kdm
Membros-
Posts Por Dia
0.01 -
Posts
23 -
Registrado em
-
Última visita
-
Créditos EBR
0 [ Doar ]
Sobre kdm
- Data de Nascimento 15/09/1997
Informação Pessoal
-
Sexo
Masculino / Male
-
Localidade
São Paulo / SP / Brasil
Últimos Visitantes
214 visualizações
Conquistas de kdm
-
 resolvido SMS (No-break) / Sinus Double II (uSS10000Ti) 10kVA / T01552-13 / Falha Inversor
kdm respondeu o tópico de kdm em Casos resolvidos - Fontes e NoBreakes
João, me desculpe pela demora, acabei me esquecendo de dar um retorno com o ritmo dos serviços aqui. Aqui, deu tudo certinho. Com certeza o maior problema se concentrava nas placas drivers. Fizemos diversos testes de sistema e tudo respondeu muito bem. O equipamento já está com o cliente. Imensa gratidão por todo o apoio que nos deu! -
Obrigado, grande João! Conseguimos alterar a potência de 20kVA para 10kVA. Porém, no display, a leitura de Potência de Saída ainda não parece muito coerente com o tanto de carga que puxamos, principalmente em cargas mais baixas, mas isso é só um detalhe, de resto está funcionando completamente normal e bem consistente. Hoje, vamos fechar o no-break e fazer mais um teste com ele fechado. Acreditamos que o problema da placa driver possa ter sido causada por impurezas que entraram no gabinete, já que as placa drivers ficam quase que de frente com os ventiladores superiores da traseira. Por este motivo, instalamos uma tela nos ventiladores, não é muito fino, pois não queríamos arriscar atrapalhar o fluxo de ar, mas esperamos que ajude na longevidade do equipamento. Fotos em anexo. Também fizemos uma pequena chapa de acrílico para colocar na abertura retangular que dá acesso aos bornes de entrada; provavelmente havia alguma chapa original que ia ali, mas neste não veio. No mais, vamos fechar o equipamento e fazer um último teste, retorno com boas notícias em breve! Grato por toda a ajuda, João!
-
Obrigado, João! Já fizemos diversos testes e o equipamento nos parece super consistente, nenhuma falha e nenhum comportamento anormal. Vamos testar mais algumas vezes, temos que verificar se o retificador está carregando as baterias adequadamente. Uma coisa que observamos é que no display tem a potência de saída, porém, ela não é muito condizente com a realidade, parece que está sempre metade do que deveria; minha desconfiança é de que o equipamento está configurado para o modelo de 20 kVA, me lembro de ter visto algo assim quando entramos naquele modo de testes; existe algum procedimento para mudar isso? Honestamente, não entramos mais naquele modo de teste depois que funcionou e temos um pouco de receio de entrar lá novamente, não sei se lá é a única forma de mudar. Obrigado.
-
Fizemos alguns testes e tivemos ótimos resultados. Puxamos uns 55% de carga, hoje vamos preparar para puxar um pouco mais; Com 55% de carga, fizemos o teste de transferência de inversor para o by-pass e depois de by-pass para inversor. A transferência em ambos os lados está ótima; Com 55% desligamos a alimentação CA e o no-break assumiu pelas baterias perfeitamente. E na volta do CA também foi OK. @joao lima RV - João, por acaso você saberia nos informar se é possível colocar as baterias em recarga manualmente? Eu estava lendo o manual e só encontrei informação de que a recarga é automática. Muito obrigado pelo suporte, ajudou muito!
-
Conseguimos fazer o no-break ligar com o inversor e sem apresentar falhas. Havia um problema de curto no driver, já o removemos. Porém, ainda estava causando falha, mas eu liguei com aquele método que você ensinou, de segurar ao mesmo tempo o botão do inversor e o botão de calibração na placa de controle na hora de ligar o equipamento. Quando entrou neste modo de teste, fiquei navegando no display para ver se encontrava algo e uma coisa que me chamou a atenção é que estava 20kVA no display, pensei que fosse uma configuração para outro equipamento da mesma linha, já que o que temos aqui é de 10kVA, fui tentar mudar no display, mas quando fui navegando, o equipamento, ao me ver, parece que reiniciou e depois ele ligou com o inversor funcionando normalmente e sem falhas, uma condição que não tínhamos chegado até então. Depois disso, fizemos algumas medições, vimos a forma de onda, está perfeitamente sincronizada com a entrada e a partida gradativa também está ótima. Já transferimos para o by-pass e para o inversor diversas vezes para verificar se está tudo consistente e está, já ligamos e desligamos várias vezes também, continua consistente. Agora, vamos fazer um teste com um banco de baterias com 16 elementos (192V) conectados ao no-break e no próximo passo já vamos preparar para puxar carga do no-break. Estamos otimistas, nos parece bem promissor. Vamos atualizando aqui.
-
O comportamento está diferente do de antes. Agora, quando ligamos o inversor, o trafo fica roncando por alguns segundos e de forma constante e em seguida dá a falha inversor. Antes, o trafo roncava de uma vez e bem forte e dava falha em seguida. Além disso, o disparo acontece corretamente neste meio tempo em que o trafo está roncando, porém, ainda desliga por causa da falha inversor.
-
Trocamos um HCPL e saiu o curto do 0V para o FAULT. Já ligamos novamente com a lâmpada e a resistência, tudo certo. Vamos continuar os testes aqui com o sistema normal.
-
Uma coisa que descobrimos no sábado é que o pino fault do driver está curto-circuitado com o 0V, com por sua vez, também está curto-circuitado com o emissor dos IGBTs de um lado. A ideia é investigar isso por agora.
-
Estávamos fazendo algumas medições com o equipamento ligado e do lado a NAND 4093 explodiu. Talvez o original tenha danificado assim também, mas como ele tinha resina, pode ter mascarado o dano físico. Verificamos também que a fonte de 15V oscila consideravelmente quando ligamos o no-break. Continuando a investigação aqui.
-
Sim, João, a lâmpada acendeu e medimos uma forma de onda quadrada com 60 Hz, sem retroalimentação, aquela que mostrei no anexo da mensagem anterior. Ligamos o trafo e ao partir, o trafo ronca e o equipamento desliga novamente a aparece a falha no inversor no display. Vamos fazer algumas medições nas alimentações do driver para verificar se está tudo correto. Obrigado!
-
Ligamos com o sistema completo, o comportamento é que ele tenta partir, o trafo ronca, solta alguns pulsos na saída e em seguida ele desliga, no display sinaliza "Falha inversor" e "Auto Teste". Estamos investigando aqui.
-
João, realizamos o teste aqui, vou anexar a forma de onda da saída do inversor, onde ligamos a lâmpada. Também ligamos a resistência, conforme você reforçou (um valor maior, por não termos o valor exato). A forma de onda está em 60 Hz, tem a parte positiva e negativa, os dois lados estão chaveando corretamente. Por estar sem realimentação, acreditamos que abriu o ângulo ao máximo. O teste foi positivo, na próxima etapa já vamos fazer o teste com o sistema completo. Obrigado pela ajuda até o momento, João.
-
Perfeito, João, entendi. Era mais para esclarecer se era um comportado normal do equipamento, obrigado! Continuando nos testes aqui, vamos na sua sugestão da lâmpada incandescente de 220V. Qualquer novidade atualizo aqui, obrigado!
-
Bom dia, João! Obrigado por mais essa dica. Ontem, ficamos levantando o esquemático da placa driver, está incompleto, mas deixar anexado o parcial que levantamos. Nos ajudou muito a analisar o que estava acontecendo e a entender melhor o funcionamento do circuito. Vimos que não estava saindo o pulso no pino 4 da NAND e no pino 10 estava. Analisando, chegamos a conclusão de que o pino 10 da NAND é uma proteção, tem que ficar em nível alto para liberar os pulsos. Trocamos a NAND e o pino 4 passou a soltar os pulsos e o pino 10 ficou em nível alto, estamos ajeitando aqui e partir para os testes. Uma pergunta que tenho, João, seria sobre o que você menciona sobre o botão tátil, para entrar no modo de auto teste. Você diz que aparece no display escrito "Auto Teste", porém, aqui, a gente nunca pressiona essa chave e o no-break sempre parte com "Auto Teste" escrito no display, este comportamento é esperado? Ou ele está entrando neste modo de informa incorreta? João, obrigado novamente pela ajuda!
-
Fizemos a troca do HCPL-316J da placa driver, porém, não resolveu. A única mudança que notamos é que na saída, quando energizamos o no-break, fica em uma tensão de -5V, antes estava cravada em 0V, mas ainda assim, não houve sinal de pulsos. Com isso, estávamos com plano de manter energizado, apesar da falha de inversor, para fazer alguma medidas para coletar mais informações, porém, em algum momento ouvimos um pequeno estralo, desligamos e fomos procurar o que era, visualmente, nada aconteceu, mas após alguma medições, vimos que os IGBTs de um lado, do lado que trocamos o CI, entrou em curto. Por enquanto, não temos o mesmo IGBT aqui em mãos, vamos tentar providenciar para amanhã o mesmo modelo ou algum equivalente, mas de preferência, o mesmo modelo. Enquanto isso, vamos estudar a placa driver e até ver se levantamos o circuito dela ou parcialmente, para ajudar na análise, como é uma placa menor, creio que seja viável. Já a placa de controle, é densa demais para isso, mas por hora não desconfiamos que ela esteja contribuindo para o problema.
SOBRE O ELETRÔNICABR
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...