Bom dia.
Consegui encontrar o defeito finalmente.
A mesma pessoa que deixou essa televisão comigo para conserto me trouxe uma AOC que nem saída do standby.
Abri essa televisão e encontrei um capacitor eletrolítico de 330uF pouco alterado, com sua capacitância em cerca de 298uF.
Troquei este componente e a televisão voltou a funcionar.
Isso me fez pensar e removi novamente a fonte da CCE e retestei todos os capacitores.
Existem 3 capacitores eletrolíticos na linha dos 24V de 470uF x 35V que estavam com seus valores entre 430uF e 450uF. Troquei estas peças e o defeito se foi.
Estou fazendo todo esse relatório pois vejo muitos técnicos trocando vários eletrolíticos de televisores para resolver esse tipo de problema e o discurso é sempre o mesmo: "Tem que trocar essas peças mesmo que pareça que estão boas." mas isso está errado.
Não se deve trocar componente só por trocar. Tem que existir um motivo para tal troca e essa televisão me fez entender mais sobre esse tipo de defeito.
O que ocorre é que os fabricantes devem calcular o eletrolítico de filtragem com o valor bem no limite, pois qualquer variação, mesmo que seja na média de 10% já é o suficiente pra fazer com que haja ruído na linha de voltagem, o que acaba agravando com o tempo e com o desgaste mais intenso do componente o defeito ocorra.
Encorajo os meus colegas técnicos a terem sempre à mão um capacímetro, pois foi com isso que descobri esse problema.
Por causa do capacímetro também descobri que muitos dos eletrolíticos que compro na Santa Ifigênia vem com seus valores muito alterados. A maioria dos de 470uF que comprei novos tem valores reais abaixo das peças já consideradas "defeituosas" na televisão, portanto trocar os originais por estes não adiantaria de nada.
É aí que a gente bate cabeça à toa! Eu nem tinha feito a troca dos componentes por julgar que estavam numa média aceitável. Eu acreditava nessa teoria por ter costume de testar esses componentes sempre que os compro, mas agora vi que estava enganado.
Se eu houvesse trocado essas peças pelas que eu tinha continuaria com o problema, mas como o conserto da AOC me fez pensar resolvi comprar outros eletrolíticos novos.
O detalhe é que somente esses três componentes tinham seus valores abaixo do valor marcado neles.
Selecionei 3 peças com os valores entre 470uf e 490uF e utilizei no lugar e o problema desapareceu.
É certo que se eu tivesse um osciloscópio teria visto o ruído na linha dos 24V, mas de qualquer forma foi um aprendizado.
Decidi escrever esse texto com detalhes pra que nenhum de nós venhamos a trocar componente que não está ruim e não contribuir com o aumento de lixo eletrônico no mundo. É só um componente, mas se cada um de nós deixar de jogar fora um desses já faz alguma diferença, sem dizer que às vezes aquela peça vai fazer falta num momento em que você mais precisa.
Espero que minha experiência ajude alguém de alguma maneira, afinal a proposta do fórum é essa, não é verdade?
Forte abraço a todos, tanto os que tentaram ajudar quanto aos que somente leram o tópico.
Paulo