Para mim HD's mecanicos nao estao obsoletos ainda. Quem sabe mais pra frente, mas ainda nao.
Tanto que se você for verificar os principais fornecedores de armazenamento em nuvem utilizam HD tambem para prover o serviço deles. Quando você esta montando o pacote de uso você pode definir se vai querer armazenamento em HD ou SSD. Por isso referi a questao da performance de acesso aos dados. A questao de redundancia no caso dos serviços em nuvem é inerente ao serviço e se pode definir ( o minimo é uma copia de todos os dados em outro datacenter da mesma região até manter copias em mais de uma regiao).
Fora a questão custo que para pessoas fisicas é muito alto. É alto até para médias empresas. Este semestre fiz uma pesquisa de preços nos principais fornecedores de serviço em nuvem.
Recuperacao de dados em SSD por exemplo podem ser impossiveis se os chips de memoria queimarem. Hoje em dia o mercado de SSD foi invadido por falsificações de marcas e até de chips controladores e de memória. Só por isso já me atrevo a dizer que os SSD's não são tão seguros ainda. Por exemplo, aqui em Porto Alegre no principal distribuidor ja aparecem para venda aos lojistas SSD's que dizem ser "OEM". Em uma loja que costumo comprar o pessoal vende estes SSD "OEM" a preço de banana e dizem que é por não haver outra opção para comprarem no distribuidor.
Já os HD's ainda podem ser recuperados com bastante eficacia no processo.
Hoje eu tenho usado para guardar dados HD's que foram desenvolvidos para sistemas de CFTV (os WD purple). São HD's bem mais robustos, e que, por operarem a 5400rpm tem uma vida util muito maior. Não havendo necessidade de performance no acesso dos dados pra mim tem sido uma boa alternativa.
Mas, como disse, tenho dados armazenados em um HD de 80Gb IDE 5400rpm que ainda acesso sem problemas, apenas coloquei o disco em um case externo.
Deixando claro que falo sempre de HD de 3,5". Os de 2,5" para mim nao foram projetados para terem uma vida longa, quem dirá para uso como armazenamento de informações.