Jump to content
  • Content Count

    78
  • Avg. Content Per Day

    0.04
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    36
  • Country

    Brazil

Community Reputation

26 Level 5

About dhyogo

  • Rank
    Membro Aspirante II
  • Birthday 10/08/1987

Personal Information

  • Sexo
    Male
  • Location
    Pará

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Oi Márcio, meus créditos no momento estão insuficientes, o esquema que uso é o que abre com o nome de "Ultrabook14 Mainboard PCB No1" acredito que deve ser o mesmo. Oi Roberto as trilhas estão ok, vou atualizar com mais informações abaixo: Ao verificar o PWM U4 (ISL95836HRTZ) a placa desligou e não ligou mais, o mosfet Q518 entrou em curto, fiz a troca duas vezes e uma até chegou a ligar mais depois queimou novamente, o que me leva a crer que o PWM está com defeito pois o gate é ligado diretamente ao pino 23 do U4, removi também o mosfet ao lado pois se liga ao GND (Q517) e ele está ok, injetei 1v de tensão no source do Q518 com ele fora e teve consumo de 0.5A pois é a Fase1 do Processador. Como o notebook apagou em uso acredito que o PWM deu defeito ou o processador, mas como na fonte assimétrica não há nada que indique um curto vou fazer o pedido de PWM e testar. Agradeço a colaboração de todos.
  2. Olá a todos os colegas do fórum, estou com esse notebook que anteriormente eu troquei a tela pois estava quebrada, depois de 2h de testes no outro dia fiz a entrega para a cliente que testou e verificou que estava tudo ok. Porém com 1 dia a cliente retornou com o notebook que ligava o led azul e girava o cooler, cheguei a pensar que poderia ser o backlight mas conectei monitor externo e olhei bem de perto com a lanterna. A cliente relatou que após cerca de 1h de uso estava digitando um artigo no Word e ele apagou, ela tentou ligar mas sem sucesso. O que foi feito: - Regravação de BIOS - Teste no Carregador - Troca de bateria CMOS - RST no CMOS - Voltagem BIOS pino 8 com 3.3v confirmada. - Injetado 1v na bobina L5 (pois esse modelo não tem a L6) encontrei consumo de 0.7A. - Injetado 1v na bobina L8 encontrei 0.3A de consumo. - Não encontrei Mosfets em curto. Ainda não possuo osciloscópio. Somente L7 tem a voltagem do PCH que opera morno com 1.086v. Uso esquema do Boardview compatível com a placa. Vou deixar uma imagem com as voltagens que encontrei perto do processador. Agradeço a todos que poderem dar uma dica.
  3. Olá GIlson, fiz uma nova medição na placa conforme a imagem: Peguei uma placa de sucata e medi no mesmo local do capacitor onde está dando 333mV e lá tem 12R.
  4. Olá a todos, estou mais uma vez aqui com esse modelo de ASUS, ele chegou sem as tensões, os capacitores ao redor do PQ8801 e PQ8807 de entrada estavam danificados, troquei e as tensões foram liberadas para placa, agora ao pressionar o botao power o notebook acende o led e o processador aquece muito em segundos e só desliga removendo o cabo de energia, o cooler também não gira, cheguei a regravar o BIOS mas sem sucesso, gostaria só de confirmar a possibilidade de ser o processador com defeito pois tenho 5V, 3,3V, 1,5V. Obrigado a todos. Informações adicionais: 1 - O dono não usava mais o carregador original somente um paralelo universal. 2 - O notebook estava muito sujo internamente e o dissipador do processador estava entupido de poeira.
  5. Olá a todos, estou dando retorno do problema, após verificar que o pino 6 ACDET estava com 5,6v e deveria ficar entre 2,40v ~ 3,15v encontrei o problema no PR8814 que deveria estar medindo 127K e estava com 128,5K fazendo o BQ25A entender que estava em sobretensão e desativando o ACDRV.
  6. Chega sim, fazendo o jump e conectando a bateria o led de carga acende, ao tentar ligar o led de carga pisca mas nada do led power acender.
  7. Fazendo esse jumper o BIOS recebe 3.3v e aparece as tensões de Standby da placa porém ela não liga, tenho um caso resolvido desse tipo de placa onde trocando o BQ25A normalizou, ela não ligava com o jumper, aparecia todas as tensões com o jumper, porém nessa outra, substituindo o BQ25A não acontece o chaveamento dos mosfets. Testei as trilhas dos gates do mosfets e também aquela que está em verde na imagem e estão normais.
  8. Olá caros colegas, estou com esse note que não liga, vou aproveitar a imagem de outro tópico para esclarecer o que já foi feito: Assim como na imagem tem somente 0,9V após os fets de entrada, removi eles da placa, testei, chavearam normalmente, nos pontos laranjas (gates) a tensão é de 0v assim como no terminal 4 do BQ25A, no terminal 6 tem 5,6v (onde está de vermelho). Não achei nenhuma trilha rompida, o pino 20 tem 19v. Fazendo um jump a placa fornece os 3,3v para bios mas não liga e nem acende o led da bateria quando conectada, troquei o BQ25A por outro novo mas o problema persiste. Agradeço a todos que poderem colaborar.
  9. Boa tarde, removi o PQ8, PQ9 e PQ2, o notebook funcionou normalmente por mais de 2h usando o teste pi. Como ele queimava os mosfet's mesmo sem a bateria estar conectada e com as outras fontes acredito que deveria ser o OZ8681 chaveando eles incorretamente. Como o cliente precisa do noteboook para finalizar alguns trabalhos e não vai mais investir na bateria vou colocar como resolvido o tópico. Obrigado a todos.
  10. Estranho que pensei ser a bateria o problema mas com ou sem ela a fonte de bancada marcou o mesmo consumo, poderia então ser o OZ8681 o problema? A bateria do note está zerada e o cliente não parece ter interesse em comprar uma nova devido a idade então acredito que ele vai optar por usar somente no carregador mesmo, desse modo a bateria velha pode ficar conectada?
  11. Boa noite, removi o PQ8 e PQ9 e a placa ligou normalmente, minha pergunta é: Posso deixar a placa sem eles? Aconteceria qual problema? Qual seria a função desses mosfet's no circuito?
  12. Bem, eu testei com um carregador novo aqui de 19V 3.42A e no terceiro par de mosfet's queimaram, a única diferença é que na fonte assimétrica ela é aterrada. Vou testar amanhã a dica do colega acima e trocar os capacitores abaixo:
  13. Olá, esse notebook chegou com a placa morta, achei o PQ8 e PQ9 em curto, substitui e a placa voltou a ligar normal com a fonte de bancada, porém quando coloquei o carregador original os mosfets voltaram a queimar, até então pensei que seria o carregador, troquei novamente por um par de SM3317 e depois por um par de AON7410 aconteceu a mesma coisa, na fonte de bancada funciona normal por qualquer período de tempo, com outros carregadores (19V 3.42A) os mosfet's queiman em coisa de 1 minuto. Alguém já pegou algum caso assim? Agradeço a todos que poderem ajudar com sua experiência.
  14. Bom dia, tenho ótimas notícias, consegui uma placa de sucata de um X45A onde tinha o CI charger bom, troquei e a placa voltou a ligar, retornei o BIOS original e está funcionando. Como esse CI não entrou em curto acredito que outras placas de caso não resolvido poderiam ter o mesmo defeito. Muito obrigado a todos pela atenção.
  15. Compreendo, como minha demanda é muito baixa ainda não investi em um osciloscópio, para ser sincero nunca vi técnico algum na minha cidade com um, já que a maioria só condena a placa e pronto. A melhor opção que teria nesse caso é substituir o CI Charger?

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...