Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Rodolfo Vieira

Membros
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    7
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    10 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Localidade
    Caxias do Sul - RS

Últimos Visitantes

133 visualizações

Conquistas de Rodolfo Vieira

Candango

Candango (2/14)

  • Dedicado Rare
  • Reagindo bem Rare
  • Primeira postagem Rare
  • Um mês depois
  • Primeira semana concluída

Escudos Recentes

1

Joinhas

  1. Acredito ter descoberto o problema. Deve ser a cabeça. Dessoldei os fios da cabeça de gravação/reprodução da placa, e soldei eles invertendo os canais. O circuito de gravação/reprodução do canal direito foi conectado à cabeça do canal esquerdo, e o circuito esquerdo na cabeça direita. O sinal foi gravado corretamente na cabeça esquerda, mas não na direita. Não há nada de errado com a placa, tudo indica. Medi a resistência das cabeças: - Entre o pino de gravação esquerdo e o pino de reprodução esquerdo, 220 ohms; - Entre o pino de gravação direito e o pino de reprodução direito, 225 ohms. Obrigado!
  2. Atualização. É um caso estranho. Quanto aos potenciômetros de bias, tem quatro: um escrito Metal, um escrito CrO2 e outros dois como "bias rec L" e "bias rec R". Eu tinha entendido que eram de Metal, Cromo e os dois últimos para tipo Normal. Porém, o pot. marcado como Metal está como Normal no esquema. E, de fato, a regulagem deste pot. altera o bias para gravação de fita Normal. Será que marcaram a placa de forma errada? E os dois últimos pots, seriam então a regulagem do "bias geral"? Ou apenas do bias para Metal? (na verdade, estes dois pots afetam gravações em Normal e Cromo também...) Deixando estes dois pots na mesma posição (digamos, 3/4 do fim) e gravando com bias Metal, o som do canal direito fica bem baixo. Eu regulei a bobina do oscilador do bias (girei ela pra lá e pra cá, na verdade) e eventualmente os dois canais soam iguais, mas acima de 0db, bem altos. Troquei alguns capacitores e outras bobinas entre os canais L e R, pra ver se o problema migrava pro canal L, mas até agora nada. Um problema na cabeça poderia causar isso ao gravar apenas em Metal? Ela está meio gasta por fora, mas não muito.
  3. Obrigado, ohm! Cliquei em Criar e depois Upload de Arquivo. Sou novo aqui, acho que fiz certo!
  4. Esquema Tape deck Gradiente Spect 87 (quase idêntico ao C-424) Visualizar Arquivo Procurando na web, não encontrei o esquema exato do Gradiente C-424, mas o Spect 87 é praticamente igual (até agora encontrei uma pequena diferença apenas). Arquivo baixado de electronica-pt.com Uploader Rodolfo Vieira Enviado 12-08-2022 Categoria Áudio  
  5. 1 download

    Procurando na web, não encontrei o esquema exato do Gradiente C-424, mas o Spect 87 é praticamente igual (até agora encontrei uma pequena diferença apenas). Arquivo baixado de electronica-pt.com
  6. Olá, estou consertando meu tape deck Gradiente C-424. Tenho o esquema dele e troquei alguns capacitores. Testei com várias fitas. Ele grava fitas normais e de cromo normalmente, mas com fitas de metal, ele grava o canal direito com volume baixo (cerca de -15db, contra 0db do canal esquerdo, uns 70% a menos na questão volume). Às vezes, o canal esquerdo enfraquece também, mas não tanto quanto o direito. Eu acredito que o circuito do sinal está ok, porque eu testei com um fone de ouvido, tocando em vários pontos da placa com o conector do fone, desde a entrada do tape deck até os conectores da cabeça de gravação/reprodução, e no fone de ouvido o som sai normal. Eu suspeito de duas coisas: 1. O circuito de bias, porque quando eu toco o potenciômetro de bias do canal direito com o dedo, o sinal volta ao normal a 0db. Não é um toque de pressão com o dedo, mas sim um leve toque. É a condutividade da pele que altera. E também, se eu giro o potenciômetro de bias direito, ele volta ao normal, mas aí os pots direito e esquerdo não ficam na mesma regulagem; 2. A cabeça, porque está começando a ficar gasta, apesar de que grava normalmente em fitas normais e de cromo. Alguém já passou por isso?
  7. Olá! Respondendo às questões: 1. Como conheceu o EletrônicaBR? (ex: Google ou outro site) Conheci através de pesquisa, procurando por manuais e esquemas elétricos. 2. Qual seu nível técnico? (Amador, Estudante, Técnico, Engenheiro, Empresário) Na eletrônica sou amador. Lido com aparelhos antigos de minha posse e frequentemente preciso consertá-los. 3. Quais habilidades relacionadas a eletrônica/informática você tem ou pretende adquirir? Sou formado em ciência da computação e tenho habilidades como programador web e Arduino. Na eletrônica conheço a teoria básica e manutenção de aparelhos antigos (VCR, tape decks, toca-discos, rádios automotivos). 4. Conte um pouco de você. Qualquer coisa. Gosto muito de computadores (hardware e software), eletrônica, jogos (atualmente jogando Grim Fandango novamente e arrancando os cabelos pela dificuldade) e admirador ardente de tecnologia antiga (aparelhos que envolvem eletrônica e mecânica). Apesar de ser da computação, não gosto de ver a forma digital dominando tudo. As coisas ficam insossas assim. Gosto muito de pegar música digital e gravar em cassetes, procurando a melhor qualidade possível (azimute, bias, limpeza de mecanismo...).

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...