-
Tape deck Gradiente C-424, gravando canal direito bem baixo
Acredito ter descoberto o problema. Deve ser a cabeça. Dessoldei os fios da cabeça de gravação/reprodução da placa, e soldei eles invertendo os canais. O circuito de gravação/reprodução do canal direito foi conectado à cabeça do canal esquerdo, e o circuito esquerdo na cabeça direita. O sinal foi gravado corretamente na cabeça esquerda, mas não na direita. Não há nada de errado com a placa, tudo indica. Medi a resistência das cabeças: - Entre o pino de gravação esquerdo e o pino de reprodução esquerdo, 220 ohms; - Entre o pino de gravação direito e o pino de reprodução direito, 225 ohms. Obrigado!
-
Tape deck Gradiente C-424, gravando canal direito bem baixo
Atualização. É um caso estranho. Quanto aos potenciômetros de bias, tem quatro: um escrito Metal, um escrito CrO2 e outros dois como "bias rec L" e "bias rec R". Eu tinha entendido que eram de Metal, Cromo e os dois últimos para tipo Normal. Porém, o pot. marcado como Metal está como Normal no esquema. E, de fato, a regulagem deste pot. altera o bias para gravação de fita Normal. Será que marcaram a placa de forma errada? E os dois últimos pots, seriam então a regulagem do "bias geral"? Ou apenas do bias para Metal? (na verdade, estes dois pots afetam gravações em Normal e Cromo também...) Deixando estes dois pots na mesma posição (digamos, 3/4 do fim) e gravando com bias Metal, o som do canal direito fica bem baixo. Eu regulei a bobina do oscilador do bias (girei ela pra lá e pra cá, na verdade) e eventualmente os dois canais soam iguais, mas acima de 0db, bem altos. Troquei alguns capacitores e outras bobinas entre os canais L e R, pra ver se o problema migrava pro canal L, mas até agora nada. Um problema na cabeça poderia causar isso ao gravar apenas em Metal? Ela está meio gasta por fora, mas não muito.
-
Tape deck Gradiente C-424, gravando canal direito bem baixo
Obrigado, ohm! Cliquei em Criar e depois Upload de Arquivo. Sou novo aqui, acho que fiz certo!
-
Esquema Tape deck Gradiente Spect 87 (quase idêntico ao C-424)
Esquema Tape deck Gradiente Spect 87 (quase idêntico ao C-424) Visualizar Arquivo Procurando na web, não encontrei o esquema exato do Gradiente C-424, mas o Spect 87 é praticamente igual (até agora encontrei uma pequena diferença apenas). Arquivo baixado de electronica-pt.com Uploader Rodolfo Vieira Enviado 12-08-2022 Categoria Áudio
-
Rodolfo Vieira começou a seguir: Esquema Tape deck Gradiente Spect 87 (quase idêntico ao C-424)
-
Esquema Tape deck Gradiente Spect 87 (quase idêntico ao C-424)
- 1 download
Procurando na web, não encontrei o esquema exato do Gradiente C-424, mas o Spect 87 é praticamente igual (até agora encontrei uma pequena diferença apenas). Arquivo baixado de electronica-pt.comFree -
-
Tape deck Gradiente C-424, gravando canal direito bem baixo
Olá, estou consertando meu tape deck Gradiente C-424. Tenho o esquema dele e troquei alguns capacitores. Testei com várias fitas. Ele grava fitas normais e de cromo normalmente, mas com fitas de metal, ele grava o canal direito com volume baixo (cerca de -15db, contra 0db do canal esquerdo, uns 70% a menos na questão volume). Às vezes, o canal esquerdo enfraquece também, mas não tanto quanto o direito. Eu acredito que o circuito do sinal está ok, porque eu testei com um fone de ouvido, tocando em vários pontos da placa com o conector do fone, desde a entrada do tape deck até os conectores da cabeça de gravação/reprodução, e no fone de ouvido o som sai normal. Eu suspeito de duas coisas: 1. O circuito de bias, porque quando eu toco o potenciômetro de bias do canal direito com o dedo, o sinal volta ao normal a 0db. Não é um toque de pressão com o dedo, mas sim um leve toque. É a condutividade da pele que altera. E também, se eu giro o potenciômetro de bias direito, ele volta ao normal, mas aí os pots direito e esquerdo não ficam na mesma regulagem; 2. A cabeça, porque está começando a ficar gasta, apesar de que grava normalmente em fitas normais e de cromo. Alguém já passou por isso?
-
Rodolfo Vieira Caxias do Sul - RS
Olá! Respondendo às questões: 1. Como conheceu o EletrônicaBR? (ex: Google ou outro site) Conheci através de pesquisa, procurando por manuais e esquemas elétricos. 2. Qual seu nível técnico? (Amador, Estudante, Técnico, Engenheiro, Empresário) Na eletrônica sou amador. Lido com aparelhos antigos de minha posse e frequentemente preciso consertá-los. 3. Quais habilidades relacionadas a eletrônica/informática você tem ou pretende adquirir? Sou formado em ciência da computação e tenho habilidades como programador web e Arduino. Na eletrônica conheço a teoria básica e manutenção de aparelhos antigos (VCR, tape decks, toca-discos, rádios automotivos). 4. Conte um pouco de você. Qualquer coisa. Gosto muito de computadores (hardware e software), eletrônica, jogos (atualmente jogando Grim Fandango novamente e arrancando os cabelos pela dificuldade) e admirador ardente de tecnologia antiga (aparelhos que envolvem eletrônica e mecânica). Apesar de ser da computação, não gosto de ver a forma digital dominando tudo. As coisas ficam insossas assim. Gosto muito de pegar música digital e gravar em cassetes, procurando a melhor qualidade possível (azimute, bias, limpeza de mecanismo...).