Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cristiano Freitas

Super VIP
  • Posts Por Dia

    0.04
  • Posts

    121
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    138 [ Doar ]

3 Seguidores

Sobre Cristiano Freitas

Informação Pessoal

  • Sexo
    Undisclosed
  • Localidade
    Campos dos Goytacazes / RJ / Brasil

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Conquistas de Cristiano Freitas

Contribuinte

Contribuinte (5/14)

  • Muito Popular Rare
  • Reagindo bem Rare
  • Primeira postagem Rare
  • Colaborador Rare
  • Iniciador de conversa Rare

Escudos Recentes

101

Joinhas

  1. A respeito da solução é bem esclarecida por @joao lima RV, tenho experiência em reparos de placa de notebook e é mais comum que parece ser. Porém em placas de notebook por serem mais sensíveis achava eu que estaria mais propicia, pois em notebook as trilhas são mais próximas e também tem muito sinal de frequência de modo geral. O acúmulo de poeira pode trazer umidade interferindo em tensões baixas de referência. Neste caso deste nobreak em específico afirmo que não tem nenhuma trilha partida e nem nenhuma solda fria, um equipamento muito novo e ainda utilizando sua bateria original CS3 que ainda se mantém boa com autonomia de 14min com consumo de 100W de uma lâmpada incandescente. E o fato do estado que ele chegou para mim com muita poeira acumulada. A princípio aspirei e lavei toda a parte superior da placa com álcool isopropílico mais o defeito permaneceu e não pensei que a lavagem seria a solução. Mais concluo aqui com agradecimentos a todos os envolvidos e que com certeza defeitos como este bem incomuns de acontecer estarei fazendo toda a limpeza antes de continuar com os reparos.
  2. Fiz a lavagem geral da placa como mencionado por @joao lima RV e deixei na estufa por 1h e está funcionando perfeitamente, o defeito não apresentou mais. Vou deixar em teste na semana que vem pelo menos uns 2 dias. Volto para dar um parecer final. Desde já fica meus agradecimentos aos que ajudaram.
  3. Realmente é um defeito que nunca peguei muito estranho. Sim ele quando está apresentando o defeito o PIC está mandando sinal para os 2 transistor Q11 e Q19, ficando assim os 2 relés acionado, a momento algum com a bateria conectada ele fica sem estar apresentando o defeito. Costumo fazer este serviço de lavar a placa em placas de notebook, tenho estufa aqui, vou lavar a placa e colocar na estufa agora e retorno com resultado daqui 1:30hs. Desde já abrigado pela ajuda.
  4. @Arariipe Sim se tivesse um igual seria interessante pois poderia fazer a troca do PIC e tirar a conclusão se seria ele, mas infelizmente não tenho nenhum igual no momento.
  5. Ontem deixei ele ligado apenas na bateria com o defeito apresentando para ver se algo aquecia fora do normal e do nada ele começou a ligar e desligar, com a mesma forma, ligava e desligava o cooler sem ligar o inversor.
  6. @joao lima RV O fato dele não funcionar no modo bateria teria relação com o setor de fonte? Estava mais desconfiado em ser relacionado ao PIC, por isso passei as informações de voltagem dele. Subi o esquema aqui:
  7. Visualizar Arquivo Esquema nobreak SMS ST600S PCIV013845 (PCIV013846) Não esqueça do joinha caso este esquema tenha te ajudado. Uploader Cristiano Freitas Enviado 12/01/2024 Categoria Fontes & Nobreaks  
  8. 11 downloads

    Não esqueça do joinha caso este esquema tenha te ajudado.
  9. Adicionar mais algumas informações para análise. Tensão dos pinos do PIC16F1936-I/SO: funcionando normalmente ligado a energia e desligado (carregando a bateria): 1= 0v 28= 0v (RL.TAP2) Q19 2= 0v 27= 0v 3= 0v 26= 0v 4= 0v 25= 1,13v 5= 0v 24= 0v (RL.RD/BAT) Q11 6= 5v 23= 1,13v 7= 0v 22= 0v 8= 0v 21= 0v 9= 1,98v 20= 5v 10= 0v 19= 0v 11= 0v 18= 1,74 12= 2,8v 17= 5v 13= 0v 16= 0v 14= 0v 15= 0v Apresentando o defeito com ele apenas na bateria: 1= 0v 28= 5v (RL.TAP2) Q19 2= 0v 27= 0v 3= 0v 26= 5v 4= 0v 25= 0v 5= 0v 24= 5v (RL.RD/BAT) Q11 6= 0v 23= 0v 7= 0v 22= 0v 8= 0v 21= 0v 9= 5v 20= 5v 10= 0v 19= 0v 11= 5v 18= 0v 12= 0v 17= 5v 13= 0v 16= 0v 14= 4,57v 15= 5v
  10. Nenhum sinal sonoro enquanto está com o defeito. Ao colocar em funcionamento como relatei ele funciona perfeitamente, inclusive o sinal sonoro quando está em modo bateria.
  11. Como as tensões de carregamento e detecção de rede estão funcionando perfeitamente acredito não ser os LM e devido a isso não os troquei. Estava verificando o setor próximo ao botão porém não achei nada de errado. Verifiquei também que com o defeito presente ao medir os transistor Q19 (RL-TAP2) e Q11 (RL.RD/BT) eles recebem tensão 0,768v do micro controlador, tensão que sai do micro 4,9v com queda de tensão feita pelos resistores antes da base do transistor.
  12. Olá, estou com este nobreak com um defeito nada comum, ele chegou para mim com a bateria desligada pois o cliente relatou não desligar e precisou abrir e desconectar a bateria. Ao abrir e conectar a bateria que estava com tensão e corrente suficientes para funcionamento verifiquei que realmente ele liga de imediato o led vermelho e a ventoinha, porém não liga o sistema inversor, e com isso não aceita o comando de desligar e ligar pelo botão. Detalhe que ao conectar ele a tomada com a bateria desligada e a seguir ligar a bateria ele não apresenta o defeito e funciona normalmente, tanto na tomada quando no modo bateria. Todas as tensões de carregamento e saída totalmente normais, mais se ainda conectado na tomada eu o desligar e retirar da tomada ele imediatamente liga o led e a ventoinha e não aceita mais o comando, mesmo que volte a ligar na rede nada acontece. Outro detalhe que ele quando está funcionando normal com o procedimento descrito acima o botão liga e desliga funciona perfeitamente, podendo desligar ele e ligar quantas vezes necessário.
  13. Boa tarde a todos! Passando para deixar o feedback do reparo deste nobreak, as peças chegaram e o resultado foi positivo no reparo. Ao substituir os mosfets queimados e o fusível que havia partido o nobreak teve o funcionamento perfeito. @joao lima RV Muito obrigado!
  14. @joao lima RV Obrigado João. Com o esquema irá me ajudar muito. Fiz o pedido dos mosfets no ML, pois liguei ele sem os mosfets queimados e tinha pulso no gate, tudo indica que a substituição irá funcionar.
  15. Olá a todos. Gostaria do esquema deste nobreak e também tenho uma dúvida em relação ao mosfet que ele utiliza. Este nobreak utiliza o mosfet IRFB4321 e vi no datasheet dele que tem o VDSS de 150V e para mim que não tenho costume de mexer em nobreaks deste porte, então surgiu a dúvida se poderia estar utilizando um mosfet como ex. o IRFB3306 que tem o VDSS de apenas 60v apenas para testar, ou seja, não colocaria carga nele caso funciona o sistema inversor, mas daria assim para chegar a fazer medições e caso funcione aí sim compraria os mosfets corretos pois não tenho ele em estoque. Nos testes que fiz tudo indica ter sido apenas um par de mosfet que queimou causando a abertura do fusível.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...