Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

gsilva220

Membros
  • Posts Por Dia

    0.11
  • Posts

    12
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    20 [ Doar ]

Conquistas de gsilva220

Candango

Candango (2/14)

  • Reagindo bem Rare
  • Um mês depois
  • Colaborador Rare
  • Primeira semana concluída
  • Primeira postagem Rare

Escudos Recentes

2

Joinhas

  1. Antes de tudo, quero agradecer a ajuda que recebi. O aparelho voltou a funcionar normalmente após a troca preventiva de alguns componentes do acionamento do circuito de potência que fiz devido ao curto circuito que causei acidentalmente. Segue o que troquei: Os 4 mosfets de potência (de M1 a M4), apesar de apenas um estar em curto; Q6 e Q7; Z4, Z4A, Z4B e Z4C, sendo todos mais potentes de 1w, com exceção de Z4A; U2; D8 e D9; R34 por um com potencia de 1w. A placa ficou bastante feia após a troca do integrado U2, pois várias trilhas se soltaram e tiveram que ser substituídas por jumpers. Aqui está uma foto de antes de eu soldar os fusíveis e colocar cola quente para prender os jumpers. Se eu fosse fazer o conserto de novo, além de ter mais cuidado com a bateria, agora eu começaria ressoldando U2, e se não resolvesse, trocaria ele e os componentes que citei, com exceção dos mosfets.
  2. Peço desculpas pela demora em postar. Fui ressoldar a placa, esqueci de desconectar a bateria durante um dos testes e acabei encostando o ferro de solda e fechando curto no circuito de potencia do inversor. Como a placa já estava um pouco feia, com trilhas soltas, e agora as trilhas fusíveis queimadas, fui atrás de orçar uma placa nova. Porém, tanto na internet quanto na autorizada o valor chegava a 60% do valor de um nobreak idêntico novo, quase 80% se fosse novo reembalado, então decidi realizar o reparo. Troquei os IRFs e quase todos os semicondutores na rede de acionamento deles, incluindo o ULN2003A. Fiz testes preliminares na tomada sem bateria e depois só com a bateria e resistor de 1R 25W, e funcionou em ambos os testes. Agora estou pensando na corrente dos fusíveis de carro que vou precisar soldar no lugar das trilhas, pois por enquanto está com sobras dos terminais dos componentes que troquei. Andei olhando placas de nobreak no ML, e todas na faixa de 1400-1500VA com baterias de 24 volts usam fusíveis de 30 ou 40A, o que mais ou menos condiz com a potencia em VA, se considerarmos que cada circuito de meia-onda carrega metade da corrente da bateria. O NEP1200 tem uma bateria de 12 volts, então a corrente seria de cerca de (1200VA/12V)/2, que dá 50 amperes. Achei o valor alto, mas provavelmente está correto, pois são 2 IRFs em paralelo para cada circuito de meia-onda.
  3. Amigo, resistores de fio com potências mais altas tem grande chance de ser shunt de medição de corrente ou limitador de corrente para alguma carga, veja se o resistor ao lado está conectado a um circuito idêntico; pelo código de cores, parecem ter o mesmo valor. Dúvida para a moderação: Qual é o limite de tempo para um tópico ser considerado antigo?
  4. Hoje eu baixei o esquema e comecei a estudá-lo. Percebi que os relés 4 e 6, que causam alarme na partida na maior parte dos casos, tem um resistor e um zener na sua rede de acionamento. Já que o resistor R34 parece limitar apenas a corrente da bobina do relé 4, ele parece servir para atrasar levemente seu acionamento em relação ao relé 6. Incluí aí o zener Z4A mais por causa do coeficiente de temperatura. Vou medir esses componentes para ver se estão fora de especificação.
  5. Veja com uma lanterna se a imagem continua na tela. Se continuar, é porque pode estar desarmando o backlight. Se não continuar, plugue um monitor externo, e veja se o video dos dois cai junto. Se cair, pode ser problema de gerenciamento de energia da bios ou então placa. De qualquer forma, se não me engano, a marca vaio foi alijada pela sony, e agora é feita pela positivo.
  6. Eu compraria um painel solar com a saída já condicionada para carregar um powerbank qualquer. Digo isso porque um painel solar do tamanho de um power bank comum, mesmo dobrável, não carregaria quase nada, e um banco de baterias carregando no sol é complicado. Já o painel separado teria área maior, e as baterias poderiam ficar abrigadas do sol. Mas se for fazer, sugiro fazer só para você. Por ser considerada um item de alto luxo, a energia solar é sinônimo de altas margens de lucro e alto custo de peças. Como consequência, o mercado de energia solar portátil no Brasil é minúsculo, já que o pessoal acaba colocando inversor no carro ou comprando gerador pequeno com motor 2 tempos por menos do que um painel dobrável custaria.
  7. Ele faz isso desde novo? Se fizer, há uma grande chance da ponte que faz o contato entre os dois pinos da chave ter derretido a parte plástica e travado nela durante a soldagem. Se começou a fazer isso agora, talvez um pouco de limpa-contato resolva, ou mesmo tirar a bateria e simplesmente ligar e desligar várias vezes para raspar a sujeira dos contatos. Eu abriria o mouse e soldaria uma ponte deixando o mouse ligado direto, só tirando a bateria se não for usar por muito tempo. Esse tipo de mouse geralmente tem uma função que desliga ele quase totalmente se não for usado por um certo tempo, então você não vai precisar tirar a bateria todo dia.
  8. Pontas de ferro de solda geralmente são feitas de cobre recoberto por outros metais que impedem a corrosão. Ao afiar a ponta com a esmerilhadeira, a camada protetora foi destruída, e agora o cobre se tornou repelente de solda devido à corrosão que acontece a alta temperatura. Infelizmente, será necessario comprar outra ponta. Já aconteceu comigo também.
  9. Olá pessoal, estou com um nobreak ragtech easy pro 1200 (NEP1200), PLACA PC00090 rev. J, ele está dando alarme ao ligar, mas de forma intermitente. Ao deixar algum tempo ligado, ele liga de novo sem problemas, tanto em 127, 220 ou bateria. Ao deixar esfriar, o problema volta, sendo necessário ligar e desligar varias vezes para ligar sem alarmar, mas quando liga, funciona normalmente. Estou testando com uma bateria nova, troquei o botão power que estava com mal contato, troquei o terceiro relé da frente para trás, que estava com as soldas feias, ressoldei as conexoes do transformador, da bateria e os mosfets de potência, e mesmo assim o problema continua. Notei que ao realizar soldas na região dos relés, o nobreak volta a funcionar de primeira, mas so se passarem alguns minutos, o problema volta a acontecer. Alguém já pegou um defeito assim nesse modelo?

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...