Boa noite pessoal,
Ainda to quebrando a cabeça com o problema, e os colegas que estavam empenhados em achar uma solução estão meio sumidos do tópico, mas vamos tentando. Vou escrever o que aconteceu comigo e a minha linha de raciocínio, portanto quem quiser sinta-se a vontade para contestar, pois sei que aqui no fórum tem gente muito mais capaz do que eu.
Descobri que o problema não é exatamente com o firmware da bios (atualizações, etc). Aconteceu o seguinte, como o HM55 que eu usei foi retirado de uma sucata de Acer para colocar em um Megaware, fiquei na duvida se ele não estava com algum problema até encontrar este tópico. Tentei alguns dos procedimentos descritos acima, mas nada deu certo. Também não encontrei uma versão mais atual da bios. Sem mais opções, baixei um programa chamado Flash Image Tool, que edita opções no firmware da bios e comecei a fazer testes consecutivos editando e regravando a nova bios editada e já no primeiro teste a resposta foi positiva, o note chegou a ficar 30 minutos ligado antes de acelerar o cooler e desligar.
Mas o detalhe foi o seguinte, todos os testes estavam sendo feitos em outro chip (pois fiquei receoso de mesmo tendo feito um backup da bios original, algo acontecesse e ficasse pior do que estava), e esse chip era da bios da mesma placa que foi retirado o HM55. Quando fui fazer o teste com a bios editada no chip original do Megaware, surpresa: o problema continuava lá, então na verdade não era nenhuma das mudanças que eu havia feito no firmware e sim o fato de estar usando o chip que era parceiro do HM55 lá na outra placa.
Mas ainda restava o problema de desligar após 30 minutos. Resolvi trocar também o chip menor, copiando o arquivo do original e gravando também no retirado da placa Acer. Então ficaram os 2 chips (que não eram do mesmo fabricante que o do Megaware) retirados da mesma placa de onde veio o HM55 com os respectivos firmware originais do Megaware. Ficou perfeito.
Resolveu o problema neste caso, mas na próxima vez que usar um HM55 zerado, vai começar tudo outra vez. Mas eu tenho certeza que o pulo do gato esta no próprio HM55, que dentro dele tem que ser gravada alguma informação que habilite a compatibilidade dele com as 2 bios, só não sei qual informação é essa (fabricante, modelo, ID, etc) e nem como conseguir acessar essa função no HM55.
Abraço a todos.