Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciando com o Linux. Preciso de ajuda.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

bom, tenho conhecimento avançado em windows e já trabalho com manutenção de pcs. Só que ainda tenho muita dificuldade quando se trata de linux. gostaria de algum manual que tenha desde a instalação de programas até o domínio do terminal.

mim indiquem por favor qual a melhor distribuição para treinamento e para trabalhar com programação html e php juntamente com 1 editor.

Obrigado galera.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez isso lhe ajude:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Quanto a programação acredito que o notepad ++ lhe ajude, por exemplo, Com o Ubuntu instalado, na loja de apps do ubuntu você consegue instalo-lo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, tenho conhecimento avançado em windows e já trabalho com manutenção de pcs. Só que ainda tenho muita dificuldade quando se trata de linux. gostaria de algum manual que tenha desde a instalação de programas até o domínio do terminal.

mim indiquem por favor qual a melhor distribuição para treinamento e para trabalhar com programação html e php juntamente com 1 editor.

Obrigado galera.

 

Infelizmente, a sua pergunta não vai haver apenas uma única resposta, pois Linux não é igual ao Windows que só existe um, o Linux possui centenas de variantes (distribuições).

 

Quando falamos de Linux no geral, estamos falando do Kernel (kernel.org), e quando falamos em distribuição, estamos falando do Kernel e os "acessórios" que o acompanham.

 

Um manual completo do Linux você não vai encontrar, ja que existem centenas de distribuições, e em cada uma delas, haverá um sistema de instalação de programas diferenciado, uma forma de configuração também diferente, e por ai vai.

 

Para quem esta começando no Linux existe duas possibilidades: começar com uma distribuição Linux fácil de usar ou uma distribuição difícil de usar.

 

Quando o usuário faz a opção por uma distribuição fácil de usar, o Ubuntu por exemplo, ele vai usufruir do sistema operacional, mas não vai aprender muita coisa, ja que as ferramentas inclusas nele vai fazer todo o trabalho.

 

Ja quando o usuário opta por uma distribuição mais tradicional, como o Slackware, ele vai ter que pesquisar muito na internet só pra conseguir instalar o sistema, ja que não ha nenhuma ferramenta de auxilio, e o usuário tem que se virar, ou seja, aprender.

 

Se quer aprender a trabalhar com Linux, sugiro que reserve um bom tempo e tenha muita paciência.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero dar minha contribuição

Comecei usando o Ubuntu 10.04 e fui evoluindo com ele(hoje tá no 13.04) e aprendendo com as necessidades que iam surgindo.

O Ubunto é muito amigável e uso instalado junto com o windows como também pelo cd.

 

Uma informação aqui outra lá e hoje é bastante útil.

Uso para acessar hds com problemas, para corrigir alguns SOs e uso como rede doméstica.

 

é acessar omlink abaixo, baixar o SO e fuçar

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Já se idéia é contribuir com alterações de um dos sistemas linux....ai pegou!!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero dar minha contribuição

Comecei usando o Ubuntu 10.04 e fui evoluindo com ele(hoje tá no 13.04) e aprendendo com as necessidades que iam surgindo.

O Ubunto é muito amigável e uso instalado junto com o windows como também pelo cd.

 

Uma informação aqui outra lá e hoje é bastante útil.

Uso para acessar hds com problemas, para corrigir alguns SOs e uso como rede doméstica.

 

é acessar omlink abaixo, baixar o SO e fuçar

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Já se idéia é contribuir com alterações de um dos sistemas linux....ai pegou!!

 

Para iniciante o Ubuntu é uma das melhores opções.

 

Outra dica, é pra quem estiver afim de uma interface mais estilo windows, vai de Kubuntu (), que vem o gerenciador de janelas KDE, ja que o Ubuntu vem com o Unity (mas nada impede que se instale o KDE no Ubuntu posteriormente).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Site em ingles apenas, mas com as configuracoes "basicas" de servicos de varias distros, escolha a distribuicao que ele te dah as receitas (cruas) de bolo

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

May the force be with you

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Amigo

 

se quiser aprender linux, vc precisa ter um objetivo com ele, senão nunca vai aprender, por ex.

 

faça um lab de um server www, ou um ftp ou um servidor de email

 

ou até mesmo samba compartilhando com a rede windows, ou firewall, um proxy, da para fazer tanta coisa, o que vc imaginar.

mas foque em algo que vc vai pegar a paixão por ele.

 

Agora for querer aprender somente por aprender vai ser diíficil.

 

um Grande abraço

 

Paulo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara um conselho inicia pelo Ubuntu é o mais fácil e tem melhor suporte para iniciante. Hoje já não uso mais ele por algumas razões. O Ubuntu ele te trará facilidade e novidade em termos  de software. Tem muita coisa no começo que você vai ter que usar script para automatizar o processo de instalação. Tipo eu não sei como esta no ubuntu hoje, mas na época que eu usei saia catando scripts bash para instalar Java, flash a nvidia(da placa gráfica). Hoje em dia esta tudo mais fácil esses tempos instalei o meu Debian novamente com todas as atualizações veio com quase tudo que precisava. Só o flash, java e Firefox, Chrome e alguns outros não vêm porque são marcas que não tem a essência do software livre. São de graça mas não são código aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom amigo o básico para instalar é usar um live cd do linux e instalar em dualboot para vc ir aprendendo.

 

posso lhe adiantar que a instalação do linux é

 

01- partição Swap seria como uma memória virutal (aquela de 100mb que o windows instalar), porem a do linux deixe de 1gb a 2gb

02- partição /, pode ser ext3, ext4 ou reiserfs uso sempre reiserfs (seria o c: do windows)

03- partição /home  deixe reiserfs, (seria o d: do windows.

 

Então o c: (seria simplesmente \ ), onde fica os diretórios de sistema (etc, var,dev) seria tipo arquivos de programas do windows.

e a partição \home (seria o d:) onde fica as pasta dos usuários que vc cria.

 

outra coisa simpres é saber que existem dois tipos de interface de video (gnome e kde)

 

shell seria um terminal de texto tipo cmd do windows

 

as partições e hds fical assim

 

/dev/hda (hd ide)

/dev/hdb

/dev/sda (sata ou pen driver)

/dev/sdb

 

Por exemplo, /dev/hda1 é a primeira partição do

primeiro disco IDE no sistema. /dev/sd[a-p] para discos

SCSI.

 

de uma pesquisa no guiadohardware.net, tem material bom e direto lá.

 

se foi útil mande uma joinha abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Como um colega falou, perguntas deste tipo relativo ao Linux (GNU/Linux) é de certo muito - não muito prática - pois terá várias respostas de acordo com a necessidade e gosto de cada um (com relação à distribuição).

 

Eu mesmo comecei com Slackware, depois fui pro CRUX (que já morreu!), passei pelo LFS/BLFS (2 anos), Ubuntu, voltei pro Slackware, fui com Slax e etc.

 

Para o senhor que está começando e não quer investir muito tempo, pegue uma distribuição baseada em Debian ou Red Hat - elas têm repositórios super completos e é muito fácil fazer a instalação/remoção de programas.

 

Agora, se for pra trabalhar com o sistema, neste caso não tem jeito, vai ter que investir tempo no estudo do sistema (no GuiadoHardware tem muito material bom).

 

Como quer trabalhar com programação Web, veja o Netbeans(no meu caso só preciso dele pois para códigos rápidos eu utilizo o gedit que é um editor mais simples - mas tem editores na linha de comando que são bem evoluídos também). Mas estamos falando de Linux, se pesquisar por editores php (ou outro qualquer) encontrará milhares.

 

Enfim, escolha a primeira distribuição que ver pela frente e a utilize, aprenda a estrutura de diretório, onde estão os arquivos de configuração, sobre o gerenciador de pacotes(como instala/remove programas), estude com atenção principalmente os vários tipos de configurações que podem ser feitas na linha de comando(pode fazer praticamente tudo nela e irá lhe poupar um bom tempo no futuro)... etc - se não gostar dela pelo menos já terá mais  experiência para poder escolher outra que melhor se adapte às suas necessidades.

 

Se o senhor perguntar qual é a melhor distribuição para 10 usuários de Linux, pode ser que saia com uma lista de 20 distribuições!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...

Cara, Linux tem um monte de distribuições, cada uma dedicada a um tipo de usuário especifico...

 

Quer dizer, depende pra qual uso voce vai precisar dele.

 

Eu já uso linux a um bom tempo, as mais amigáveis com interfaces gráficas vão desde o Opensuse, ao KDE, Ubuntu e derivados dele ( Lubuntu, Xubuntu, Mint, Ubuntustudio, etc)

 

Tem algumas distros dedicadas para aqueles usuarios que tem pcs bem antigos ( modestos de hardware), ou que rodam ate mesmo no raspberry pi, como por exemplo o pidora

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
...

 

Alem disso, alguns lives cds linux são ótimas ferramentas para manutenção de pcs, como o gparted e o clonezilla.

 

Existem ainda distros dedicadas á segurança, otimas para instalar em servidores, criptografar arquivos, ou fazer testes de penetração (hacker).

 

 

O bom das distros linux é que na maioria já sao SO completos, completamente plug and play, nem precisa ficar baixando drivers dos componentes ( ás vezes, não reconhece e dá muita raiva, principalmente se na mobo tiver chipset SIS). O linux é prático.

Claro, existem muitos programas com funções similares para windows, porem no linux são gratuitas, não é necessário pagar por um programa de qualidade nem, piratear, crackear, etc...

 

mas é isso ae, o linux vc tem que experimentar um por um.

 

Pra facilitar a experiencia, vc pode montá-los numa maquina virtual tambem....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Procura pelas apostilas focalinux. Depois querendo você pode se aprofundar com por exemplo A Bíblia do Linux, e bons livros e tutoriais específicos, samba, linux network, linux printers, iptables, kernel e etc. O Linux tem sempre um respeito pelos padrões, então algumas coisas que tu aprende acaba usando em quase todos os demais casos.

 

Distros: para começar ubuntu pode ser uma boa ou pode tentar opensuse. Geralmente no mundo Linux há os baseados em Debian e os baseados no RedHat, outros baseados no Slackware, as distros mais velhas.

 

Depois que tu pegar o focalinux, as coisas ficam mais fáceis, verá que no linux é fácil obter ajuda com manpages ou os próprios comandos. Um conselho é: não se apoie na interface gráfica, aprenda usando linha de comando, pq aí tu não se abala se algo mudar muito de lugar. Como diz o ditado: Unix, onde há uma shell há um jeito.

 

Editores interessantes na minha opinião: geany, kate, ... e se tiver tempo livre e paciência: emacs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor linux para iniciante é o Mint. Ele é baseado no Ubuntu/Debian, porém é muito mais automatizado para o usuário final.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Pra quem ta iniciando em linux e está habituado com o windows, recomendo o Linux Zorin a interface dele é muito semelhante ao windows e muito fácil de mecher e rápido, aceito joinhas  :)

7.png

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Caro @murilo_ns, acho que houve um equívoco quanto ao software informado para programação. Creio que o Notepad++ seja apenas para sistemas operacionais Windows, e não para GNU/Linux.

 

Para quem deseja programar, no Ubuntu, pode-se utilizar a ferramenta mais básica que já vem com seu ambiente gráfico, o GEdit. Extremamente leve e eficiente, podendo-se usar diversas abas simultaneamente, e ainda contar com diversos plugins para acelerar o processo de desenvolvimento de um código.

 

Para o tipo de programação que o colega @loky.gomes deseja, existe uma ferramenta muito boa e avançada, porém exige um puco da máquina. Na verdade existem várias, duas delas são o Netbeans e o Eclipse. Nessa página

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
ensina direitinho como montar um servidor web de testes.

 

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,  sou administrador de sistemas linux eu recomendaria vc ir  começando pelo alicerce, pra vc começar ir tendo um embasamento como a coisa funciona, e então seria legal vc começar pelo guia foca

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

na seção downloads vc irá acessar o material, que vem pelo iniciante, depois intermediário e avançado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

bom, tenho conhecimento avançado em windows e já trabalho com manutenção de pcs. Só que ainda tenho muita dificuldade quando se trata de linux. gostaria de algum manual que tenha desde a instalação de programas até o domínio do terminal.

mim indiquem por favor qual a melhor distribuição para treinamento e para trabalhar com programação html e php juntamente com 1 editor.

Obrigado galera.

 

Você pode começar criando um ambiente virtual utilizando o virtual box ou o vmware player, baixa um iso de uma distribuição linux ( ex: Ubuntu ) e instale conforme indica no site ( provavelmente a maioria das distros linux mantém uma documentação ensinando o processo de instalação dela. ). Procure realizar modificações no sistema (ex: mudar o layout, trocar imagem do fundo, instalar uma placa de video 3d) isso ira te proporcionar experiência em diversos cenários ( ex: eu sofri demais instalando uma placa Nvidia no ubuntu quando iniciei no linux.) Com o tempo irá aprender que cada distro linux tem sua própria particularidade, porém a base da utilização é a mesma.

Sobre qual melhor para programação html/php, todas são boas para essa finalidade, porém terá que escolher se vai programar utilizando uma IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) ou irá utilizar apenas um processador de texto.

 

IDE's com suporte a php e html:

Eclipse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Netbeans: 

Aptana Studio:

 

Processadores de texto com suporte a php e html:

Sublime Text

GEdit

Kate Editor

vim ( simples e mortal!  :) )

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Boa tarde,

 

E verdade comece com o pé direito vá para o ubuntu, e assim quer iniciar entender algumas como instalar que fazer após instalar melhorar desempenho e ou instalar programas específicos, da uma olhada nesse blog

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
lá tem varias coisas legais e dicas importantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...