Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciando com o Linux. Preciso de ajuda.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá,

 

Indico pra quem está começando em linux uma distribuição baseada em uma outra distribuição interessante, o Linux Mint, que é baseado na distribuição Ubuntu/Debian, pois acho muito fácil de aprender, a comunidade é muito ativa, consertam os bugs do Ubuntu, além de acrescentar novas funcionalidades, ser muito leve e instalar facilmente em qualquer computador ou notebook. Experimente o Mint, tenho certeza que irá gostar!!

 

ATT

 

Kaléo Vontec

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde Loky.gomes

Em relação a sua pergunta qual o melhor linux depende muito de qual você conseguirá se adequar melhor porque existem muitas variações de distribuições. Em relação a instalação de programas eu te indicaria uma distribuição que o gerenciador de pacotes de onde são instalados os programas no linux é dividido por categorias, que no seu caso você procura a sessão desenvolvedor que contém os programas necessarios para o que você que programar, por exemplo o gerenciador de pacotes do linuxmint, que logo quando aberto apresenta cada setor especifico, como jogos, educacional, desenvolvimento, etc, no qual você entra e contém uma lista de softwares direcionados aquela area especifica com a descrição da função de cada um. Detalhe, no linux basicamente todos os programas são instalados  pelo gerenciador de pacotes de cada distribuição que estão disponiveis no server desta. Os programas que você usa no windows teria que procurar na net um substituto para linux e se n tiver no gerenciador de pacotes terá que procurar como instala-lo, pois cada distribuição tem uma maneira especifica de instalar via terminal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Você pode iniciar com o Ubuntu como o pessoal está falando ou com o LinuxMint que tem uma interface muito amigável também. Se não quiser instalar no computador opte por um CD do tipo Live onde vc carrega o sistema operacional na memória.

 

Para aprender sobre o sistema, filesystem, comandos e etc. tem o guia foca um excelente material que vai do básico ao avançado. Segue abaixo os links:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
?page_id=238'>?page_id=238 --> iniciante

?page_id=240'>?page_id=240 --> Intermediário

?page_id=242'>?page_id=242 --> Avançado

 

Site do projeto:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boa tarde colega!

 

Trabalho com Linux há 8 anos e até hoje o melhor tutorial que vi foi o foca linux, esse manual tem 3 partes, básico, intermediário e avançado.

 

Quando iniciei comecei lendo o básico na frente do computador, assim já ia colocando em prática.

 

A distribuição depende de vc, vai instalando em maquinas virtuais e testando cada uma por uma semana.

 

Eu comecei com OpenSUSE e já testei várias outras, mas fiquei no debian.

 

Para programação uso o Geany, simples e funcional.

 

Espero ter ajudado!

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Para quem conhece Windows o principal problema é "desconstruir" o que você já tem de vícios do windows e que vai apanhar muito em Linux.

Eu trabalho com Unix há 28 anos (comecei no Edix 5) e posso te dizer que é "chucro".

Linux foi uma "re-escrita" do Unix sendo portado para ambiente Intel (x86), coisa que não existia na época (só tinha o SCO UNIX, que é uma M).

Quando você for pensar em Linux, pense que Unix ("pai" do Linux) nasceu dentro de uma universidade (Berkeley) e foi desenhado/pensado/escrito por cientistas.

Então tudo nele tem algum "porque" por detrás.

Eu sugiro que se você quiser começar com Linux, primeiro de tudo aprendar sobre Korn Shell, que é o CMD do Linux (tem outros, mas KSH é o mais usado, portanto o que tem mais literatura a respeito, junto com BASH).

Depois pegue uma relação dos comandos do linux e leia ao menos o básico do que cada um faz. Se não entender, não esquente. O importante é você saber que o comando existe, porque mais hora, menos hora, você vai precisar deles.

Quando você tiver mais afiado, ai interface gráfica fica uma baba, porque você sabe o que está por baixo dos panos.

Sobre qual distro é a melhor, tem que ver qual seu objetivo. Se for aprender por aprender, Debian e Ubuntu são duas que tem muito "how to" na internet, então fica mais fácil sair das enrascadas. Agora se for pra profissionalizar, dar suporte pra clientes, maioria das empresas costumam usar Red Hat.

Por fim, assim como no windows, Linux pode rodar uma kctada de coisas... é desumano querer entender de tudo do Linux. Foque em uma parte, tipo

Web server

Firewalls

banco de dados

clustering

virtualização

e por ai vai...

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite! Concordo plenamente com o colega ramos87. Quando começamos com linux devemos nos questionar como fazermos algo comum no windows, tipo: instalar programas no linux, instalar um driver, compartilhar pasta e arquivos para ver no windows, entre outras coisas. O mundo linux é realmente fascinante. Acredito que o melhor é procurar a distro que lhe for mais conveniente. Eu uso o Ubuntu e recomendo. Boa sorte! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Amigo, eu comecei com linux ainda quando moleque sem muito conteúdo disponível e posso te falar que o que compensa é que você entenda como o mesmo funciona. Infelizmente ele não é uma receita de bolo como Windows porém você consegue sim entender e dominar boa parte de sua estrutura e é exatamente isso que te recomendo a princípio. Pegue as principais distros baseadas em Debian (ou até mesmo o próprio), bem como baseadas em RedHat, etc e veja a estrutura das mesmas. Inicialização, principais comandos, sistema de arquivos, diretórios padrões, padrões de scripts, permissões, manuseio de pacotes rpm, deb, targz, etc etc.

 

Eu acho que tendo a BASE, assim como na eletrônica, fica fácil posteriormente você se adaptar a qualquer distro, só dando uma recicladinha aqui e ali!

 

Um excelente material de início como citaram é o Guia Foca Linux, pega a parte iniciante (é dividido em iniciante, intermediário e avançado).

 

Abraços e bom estudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Sei que muitos falam para iniciar pelos sistemas mais fáceis e mais parecido com Windows, igual o Ubuntu por exemplo, que hoje em dia, já até instala driver sozinho para você, problema que acredito que isso não ajuda a aprender linux de verdade.

 

Sem falar que sistemas que fazem tudo por você, prefira se especializar em Windows, que tem muita coisa que as pessoas nem sabem que o ele pode fazer.

 

Para aprender linux mesmo, eu tentei vários sistemas: Arch, Ubuntu, OpenSuse, Fedora, CentOS, Sidux, entre outros, porém onde eu realmente consegui aprender foi com Debian e Gentoo (que hoje é Funtoo), por que se são mais difíceis de mexer? Por que há mais documentação disponível de como realmente um SO funciona, desde como é um comando para particionar, o que cada tipo de partição, o que é kernel e por aí em diante.

 

O guia foca linux é uma das melhores apostilas sobre Linux que já li para iniciante, segue o link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Sei que muitos falam para iniciar pelos sistemas mais fáceis e mais parecido com Windows, igual o Ubuntu por exemplo, que hoje em dia, já até instala driver sozinho para você, problema que acredito que isso não ajuda a aprender linux de verdade.

 

Sem falar que sistemas que fazem tudo por você, prefira se especializar em Windows, que tem muita coisa que as pessoas nem sabem que o ele pode fazer.

 

Para aprender linux mesmo, eu tentei vários sistemas: Arch, Ubuntu, OpenSuse, Fedora, CentOS, Sidux, entre outros, porém onde eu realmente consegui aprender foi com Debian e Gentoo (que hoje é Funtoo), por que se são mais difíceis de mexer? Por que há mais documentação disponível de como realmente um SO funciona, desde como é um comando para particionar, o que cada tipo de partição, o que é kernel e por aí em diante.

 

O guia foca linux é uma das melhores apostilas sobre Linux que já li para iniciante, segue o link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Falou tudo, principalmente pela comunidade lá no Fórum Debian que sempre estão dispostos a ajudar. Realmente vc aprende. Depois com o tempo já esta até querendo montar sua própria distro a partir dos repositórios Debian...  :) :) :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Quer sabero que é linux? Tenta baixar esse pdf direto no navegador e tenta baixar com wget:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Loky, a melhor distro para quem vem do windows é o Linux Mint (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
) sem sombra de dúvidas.

Além de trazer diversos programas, já pre instalados, conta com uma interface gráfica semelhante ao WIN. Assim facilita a transição inicial de um S.O para o outro.

 

Acredito que para programação o melhor software atualmente é microsoft visual studio code. Isso mesmo, é da microsoft. Mas roda perfeitamente no linux. Basta baixar no site e clicar duas vezes no pacote baixado, no linux mint a instalação continuara com um painel fácil de interpretar. Parecido com o windows.

 

Quanto um bom manual para aprender a usar o terminal recomendo o prórpio tutorial que tem no forum do linux mint.

 

Se tiver dúvidas, só chamar! =)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Uso dois sistemas que são ótimos:

- Fedora (distribuição de fácil instalação e roling release, muito atualizado)

- Linux Mint Mate (distribuição que melhora a estabilidade do Ubuntu, pois é baseado no Ubuntu)

Atualmente o Mint 20 é baseado no Ubuntu 20.02, e é excelente!

 

Se você quer um Linux para fazer as coisas mais no braço aí recomendo o Manjaro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Eu fui (nao volto mais) usuario avançado do Windows desde 9X ate 10.

Eu tambem estive na mesma situaçao que voce e direi minha experiencia.

CUIDADO com sites que fazem comparaçoes e falam o lado ruim e bom de cada distribuiçao porque a maioria estao errados e nao pelo gosto de cada pessoa ... eles erram porque nem todos testam os sistemas e falam de erros que nao ocorrem.

Primeiro voce precisa saber o que voce vai querer fazer com Linux e se espera velocidade ou inteface bonita.

Pesquisei e vi que uma versao boa mesma que semelhante ao Unix é o Slackware, mas para um iniciante vai ter varias dificuldades.

Muito é falado sobre o Ubuntu, mas vou dizer minha experiencia.

Se voce é iniciante essa é a versao para voce aprender no entanto Ubuntu tem problemas que alguns usuarios que dao valor para si mesmos vao ter preoucupaçoes.

Eu escolhi o Lubuntu que é uma versao do Ubuntu com a interface XFCE que faz o sistema usar menos de 400 MB de RAM e 512 MB de RAM depois que o driver de video é instalado e é muito rapido.

Sugiro a voce entrar no forum do Ubuntu que tem guias para iniciantes que em pouco tempo voce vai ter informaçao para conseguir utilizar corretamente o Linux.

Cuidado ao postar no forum do Ubuntu .... eu fiz varios posts para tirar duvidas e entrou alguns principais usuarios desse forum ... teve um post que eu queria saber um modo de mudar o cpu power profile para power saver sem usar comandos para que fosse um utilitario na barra de tarefas e isso de fato existe, mas alguns usuarios que amam usar comandos para mudar todas as configuraçoes ficaram insistindo para que eu fizesse isso sempre usando comando que do meu ponto de vista perde tempo demais ... sem ofender eu apenas respondi que ficar tendo que abrir terminal para trocar power profile para cada tipo de programa que vou abrir é loucura ... um usuario nao gostou da resposta e reclamaram para o moderador que ficou do lado desses usuarios que tinham grande contagem de posts ... eu respondi que para algumas configuraçoes é melhor usar comando e outras a interface e parei para nao dar confusao ... o moderador me notificou ...

Isso estou te alertando que infelizmente o forum do Ubuntu nao sao tao amigaveis quanto em outros locais.

Desisti de lá e fui para o forum do Lubuntu e o pessoal nao ocorreu isso por lá.

Ubuntu se tornou uma empresa e tem ligaçoes com a Microsoft entao é bom ter cautela porque eu nao entendi se ali tem usuarios arrogantes que nao suportam ver alguem dizendo algo sem ofensa sendo verdade.

Eu compartilhei isso para voce ter noçao desse local. Se voce fazer perguntas no forum do Ubuntu seguindo o que eles querem te dizer nao tera problemas, mas puxa vida PARA QUE FICAR DANDO COMANDOS PARA MUDAR ALGO SE PODE USAR UM CLIQUE DO MOUSE NA BARRA DE TAREFAS ? isso gasta tempo e deixa o sistema mais dificil de usar e penso que se eu tivesse dito isso teriam feito um ataque contra mim. Nao gostam de criticas no que eles gostam.

 

Eu recomendo a tentar o Lubuntu desse link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

e gravar em um pen drive ... inicie a maquina por esse pen drive que iniciara o Lubuntu sem precisar instalar no HD e assim voce tem um pouco de noçao do que é o sistema ...

Lubuntu usa interface que lembra o windows xp.

Quando voce tiver as noçoes basicas instalar programas é mais simples que no windows.

Com o tempo que estou usando eu te digo .... LINUX É MENOS TEMPO DE CONFIGURAR QUE O WINDOWS e tem extremamente menos chance de problemas.

Voce apenas precisa de antivirus se usar arquivos que vem de PC usando Windows no entanto tem que instalar programas direto dos repositorios do Ubuntu e locais confiaveis.

Eu nao volto mais para windows. Tem funçoes no Linux que sao ate 3 vezes mais rapido do que windows.

O sistema compacta o pagefile, cria ramdisk para pasta temp (Linux apaga automaticamente a pasta temp) e tem outras funçoes que nao existem no windows.

O unico detalhe que de momento estou tentando ver é algum programa ou configuraçao para criar um cache de gravaçao (write back) no Linux algo que eu usava no windows com o programa primocache. Ativando write cache em partiçao de sistema evita gravaçoes de arquivos repetidos.

O unico detalhe que o windows tem é que Adobe, Vegas, Corel e outras empresas nao tem versao para Linux. No entanto tem programas similares que fazem quase tudo por exemplo o KDENLIVE e GIMP sao alternativas para o Premiere e Photoshop;

 

Boa sorte

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...