Postado 13 de Novembro de 2017 8 anos boa noite...sou leigo ainda a respeito do osciloscopio...o terra dele muito curto...preciso mesmo aterrar? posso emendar um fio maior para alcansar meu ponto de medição?
Postado 14 de Novembro de 2017 8 anos - Sim, pode colocar um fio maior, para alcançar o comum da placa ( terra ). - Se faz necessário ligar no comum da placa, senão, o sinal medido, fica em flutuação, seria como ficar sem uma referencia.
Postado 14 de Novembro de 2017 8 anos Há uma justificativa pra isso, quanto menor o cabo de aterramento, menor será o "ruido", pois quanto mais componentes estiverem entre o ponto de medição e o aterramento, maior será a interferência no sinal apresentado. Eu já testei isso antes e até dá pra usar um cabo maior, mas o ideal mesmo é colocar num campo próximo ao componente que será aferido. Faça um teste usando o cabo normal e refaça usando um aterramento mais distante, caso não note muita diferença você pode usar esse cabo extensor.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.