Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

toshiba l300 reinicia apos troca nek tokin

Avalie este tópico:

JCarreira

Posts em destaque

Amigo retire os capacitores e teste um por um.. aconteceu algo parecido comigo a maquina ficava travando!

testei um por um e 2 de 4 de 330uf que coloquei estava ruin. tem um capacímetro aÊ? testa! tem um osciloscópio? testa tambem a linha do nek tokin, a linha tem que ta lisa.. (tem um topico que colocaram as ondas para ter uma ideia procura no forum testar nek tokin).

abracos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JCarreira,

os capacitores devem ter um ESR muito baixo, da ordem de 0,01 ohms (10 miliohms) para utilizar no circuito do Vcore processador.

Capacitores alterados ou não indicados para o circuito vão apresentar problemas, ruídos como informado.

Se comprou novos verifique o datasheet deles para identificar o ESR, se é componente de desmonte, sucata, devem ser capacitores do circuito do Vcore do processador, de outro lugar pode apresentar problemas.

Link para o comentário

Em 08/10/2013 às 10:05, JCarreira disse:

viva, após trocar o nectokin por 4 * 330 ou 6 * 220 continua a reiniciar se (agora mesmo só com bateria), já testei rams e processador no sitio dos condensadores ouve se ruido alguma ideia do que possa ser

obrigado

Tente colocar um capacitor de 1500 ou 2000 uF em paralelo com os já colocados. (com terminais muito curtos)

Link para o comentário

obrigado pelas respostas mas os condensadores são de sucatas e retirados do circuito vcore e estão bons pois apos testar coloquei noutra maquina e está impecavel. Apos leitura com o microscopio realamente apresenta algum ruido ( mas em comparação com outra placa é normal)

tambem já coloquei um processador mais baixo e nada

Em 08/10/2013 às 15:27, andromedax disse:

viva, após trocar o nectokin por 4 * 330 ou 6 * 220 continua a reiniciar se (agora mesmo só com bateria), já testei rams e processador no sitio dos condensadores ouve se ruido alguma ideia do que possa ser

obrigado

Tente colocar um capacitor de 1500 ou 2000 uF em paralelo com os já colocados. (com terminais muito curtos)

ok vou testar mas ainda tenho de comprar.

Link para o comentário

Qual o modelo da placa?

Tendo em vista a organização geral do fórum, o título do tópico deve seguir o seguinte padrão:

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

Além disso, outros detalhes devem ser observados para que o colega receba ajuda:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Contamos com a sua ajuda para manter o fórum organizado.

Link para o comentário

tambem tenho esse problema com uma diferenca: o lcd funciona de forma anormal.

se ligar um externo e desligar a flat lvds tenho uma imagem normal, entro no windows e dura horas assim.

se ligar o flat lvds o lcd pisca na imagem do POST toshiba e desliga-se, mas o portatil continua ligado e com a fan a trabalhar.

troquei por 3 vezes os condensadores pensando que podia ser defeito deles, nao tenho capacimetro para os medir porque sao retirados de sucata mas no multimetro na escala de ohms parecem-me ok.

troquei processador por mais fraco e continua igual.

este portatil nao tem bateria, porque cliente perdeu-a e nao tenho outro pra testar.

alguma luz

Link para o comentário

• 1 mês depois...

zdejota,

você já verificou o cabo LVDS ou o substituiu junto com tela para isolar o defeito?

Quanto ao defeito do note, excluindo o defeito no LVDS/tela, depois de trocado os capacitores continua o defeito de travar/reiniciar com a fonte conectada?

Lembro que se for utilizar capacitores de placas de sucata os mesmos devem ser do circuito do VCore, que alimentam o processador. Se forem utilizados capacitores de outras áreas, circuitos do note, podem não funcionar corretamente. Esses capacitores do VCore precisam ter um ESR muito, muito baixo. E tente colocar pelos menos uns 1500/1800uF na soma total dos capacitores. E pré-aqueça a placa antes de soldar os capacitores para evitar aquecê-los muito no processo de soldagem.

Link para o comentário

Reforçando... A tensão Vcore deve ser muito bem filtrada. Fiz medições com escope em Toshibas travando e sempre apresentavam ripple. Ao retirar capacitores do circuito Vcore para reutilização, sempre preaqueço e uso salva chip e ferro de solda (40W). Tenho um medidor de ESR (comprado com O Velho - freebr) que me ajuda bastante. Ao medir capacitores retirados de mobos vejo a grande variação nos valores de esr, alguns chegando a quase 1 ohm (não prestam) A ESR é diretamente proporcional à temperatura.

Link para o comentário

Ola amigo.

vou te dar uma dica.

retirar capacitores com estação de ar nem pensar.

utilize 2x ferro de solda um de cada lado do componente ao mesmo tempo. não demora 3 segundos e o componente sai fora sem esquentar muito. se for com a estação de ar detona todos oss capacitores que for tirar, imagine na hora de colocar, o capacitor já estara frito.

obs: eu uso essa técnica para tirar bios, mosfet e capacitores, além do que é muito mais rápido.

Link para o comentário

JCarreira,

dei continuidade ao tópico pois o usuário zdejota deu um "bump/up", acredito que para ter resposta sobre última mensagem (13/10/2013).

Finalizo o tópico, se o usuário zdejota desejar dar continuidade a resolução do problema, recomendo abrir novo tópico e colocar link deste tópico, se necessário.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...