Jump to content

Carlos Porto

Participative EBR
  • Content Count

    455
  • Avg. Content Per Day

    0.35
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    397
  • Country

    Brazil

Community Reputation

111 Medal 2

2 Followers

About Carlos Porto

  • Rank
    Membro Sênior

Personal Information

  • Sexo
    Male
  • Location
    Campina Grande / Paraíba / Brasil

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. @zazulak o outro integrado é o NCP1605. Veja o esquema dele. Mais alguma informação que posso usar nos testes? Grato.
  2. @MAICON.DRC outra dica ao medir curto com escala de resistência, primeiro encoste as duas pontas de prova e veja o valor que dá, pode ser 0.2 ou 0.6 ohm, essa diferença você desconta no valor medido na placa para chegar ao valor real.
  3. Olá pessoALL, estou com esse iMac na bancada, o cliente afirmou que houve um curto-circuito na rede elétrica que desligou o disjuntor. Após religar o iMac não ligou mais. Não tem curto na entrada, nenhum fusível aberto, a tensão AC chega na ponte normal, sai 290DC da ponte e chega em alguns componentes. Reconheço que não tenho muita experiência em fonte chaveada por isso gostaria de uma direção. O que testar agora? Grato.
  4. @luciana336 pelo visto (e pelo esquema que você está seguindo) a tensão que vai pro conector do FAN sai do U41 (pino 3). Se esse pino está com 5V então quer dizer que o processador está gerenciando corretamente o fan (note que o CI recebe os 5V no pino 2 e com a habilitação no pino 1 e a regulagem do processador no pino 4 libera a tensão de trabalho no pino 3 para o fan). Se tem 5V no pino 3 do U41 então necessariamente essa tensão vai chegar no pino 1 do conector do fan. Se não tá chegando então a trilha deve estar rompida pois fora isso a única explicação para não ter 5V no conector seria um curto e não tem curto na linha certo? Tente fazer um jumper do pino 3 do U41 para o pino 1 do conector do fan e veja o que acontece.
  5. @luciana336 tenho duas perguntas: 1) o CI U41 está do outro lado da placa é isso? 2) Desse CI U41 qual dos dois pinos está sem tensão? Pino 2 (5VS) ou pino 3 (5VS_FAN)?
  6. @luciana336 qual esquema você está seguindo? Você postou uma imagem onde não tem o U41 e depois disse que trocou o U41 e nada, e na foto da placa não vi nenhum U41. Quais componentes você consegue identificar em continuidade com os pinos de tensão e monitoramento?
  7. Olá @Compucor Informatica , vamos por partes, são várias informações que não se correlacionam. Você disse que tem 19V na PL101 certo? Então quer dizer que você tem VIN na placa, beleza. Segundo você ACDET (no circuito de charger) está com 2.55V, pelo divisor de tensão esse valor está correto, até aqui tudo ok. Você disse PU331 mas no esquema que estou acompanhando o charger é o PU301, está correto? Esse PU302 não encontrei no esquema, está correto? PD303 recebe a tensão REGN do charger(5V, correto). Desse ponto acho que deveriamos investigar agora as tensões primárias (+3VALWP e +5VALWP). Verifique se tem tensão nos terminais 3 e 4 do PR303 e no terminal 1 da PL301, caso afirmativo passemos então para PU401 e PU402, confira as tensões de entrada, as tensões de enable e os pinos SPOK. Esquema que estou usando:
  8. Pois é, essa sua placa não encontrei o modelo exato, só esse esquema parecido. Veja se bate alguma coisa, em todo caso é melhor que nada Você consegue identificar quais os componentes que tem continuidade com o conector do fan? Pra podermos tentar montar o circuito e ver o que está faltando.
  9. @Magno Silvestre Outra alternativa é acompanhar a sequência de start. Por alto temos que ter ECPWROK . Depois de apertar o power devemos ter RSMRST# , depois disso sobem os sleep states para entrar SUSON MAINON e VRON e ligar todas as tensões. Veja se falta algum sinal da sequência.
  10. @luciana336 veja se esse esquema bate com sua placa, é de um Z63 mas parece ser o mesmo modelo de placa. Veja na página 12 o esquema do fan: A sua placa tem o Q48? Veja que ele tem que cortar pros 5V chegar no conector. Verifique CPU_FANON e se tem algum curto na linha FANON.
  11. @Magno Silvestre tente descobrir qual tensão cai quando a placa desliga. Monitore cada bobina ao ligar e veja qual some a tensão imediatamente antes dele desligar. É bem rápido mas dá pra notar. Com essa informação podemos nos concentrar no provável responsável pelo desligamento.
  12. Seria bom também especificar o modelo do PCH e do SIO, já que trabalham em conjunto com a BIOS. Às vezes agente grava vários arquivos por falta dessa informação aí haja incompatibilidade. Mas enfim, o importante é upar o arquivo. Grande abraço e parabéns pelo reparo.
  13. Olá @GameMax vendo o boardview aqui no BoardViewer essa linha do EC19 é o P1.35V_AUX e passa pela memória e processador. Aparentemente ela vem do U539.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...