Jump to content

Carlos Porto

Members
  • Content Count

    243
  • Avg. Content Per Day

    0.2
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    103
  • Country

    Brazil

Community Reputation

56 medal 1

2 Followers

About Carlos Porto

  • Rank
    Membro Pleno

Personal Information

  • Sexo
    Male
  • Location
    Campina Grande / Paraíba / Brasil

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Na página oficial do flashrom tem as instruções para a instalação em várias distribuições Linux. Tem até pro Windows mas aí é melhor usar o programinha que vem com ele. Aqui está: https://www.flashrom.org/Downloads
  2. Olá, pessoALL, nos driver estava saindo 12V nos pinos que iam pros gates. Troquei-os e a placa voltou. Obrigado a todos que ajudaram. Sucesso!
  3. Analisando aqui o pwm não encontrei curto nele, mas como ele é alimentado pelos 12V do conector ATX, chega alimentação normal, EN tá em 1.12V, PWRGOOD tá zerado porque tá sem VCORE. O estranho é que não tem curto na linha +12V_4P mas ela cai pra 3.6V quando liga e desarma a fonte. Essa linha só alimenta as fases da CPU (mosfets e drivers) então imagino eu que o problema deva estar nessa área. Removi os mosfets de alta e parou de matar a fonte. Testei fora e estão bons. Estou na dúvida dos drivers pois não tenho osciloscópio pra testar o sinal.
  4. Senhores, muito obrigado pelas dicas, baixando o esquema em 3... 2... 1... Mãos à placa!!! Daqui a pouco retorno com os resultados.
  5. Olá pessoALL, esta placa chegou sem ligar, depois de uma limpeza e de alguns testes verifiquei que os 12V da CPU (conector de 4 pinos) está matando a fonte. Com ele conectado a placa até fica em standby mas ao tentar ligar desarma a fonte. Sem os 12V a placa liga normalmente. Injetei os 12V com a fonte assimétrica e assim que liga a tensão cai pra um pouco mais de 3V e a corrente sobe pra 3,6A. Nesse meio tempo percebi o gerador de clock fritando, troquei-o mas o problema persiste. Também percebi dois mosfets de uma fase da fonte esquentando, retirei-os da placa mas o problema persiste (testando fora da placa constatei que ambos estão bons). Detalhe: Não tem curto nessa linha de 12V nem no VCORE. Já troquei os capacitores da linha de VCORE e nada. Alguém tem mais alguma sugestão?
  6. Olá pessoal, infelizmente o equipamento foi devolvido pois o cliente não quis mais esperar. Fazer o que né. Vamos pro próximo.
  7. Olá amigos, resultados dos testes: soldei o cap eletrolítico na linha do TOKIN mas continua reiniciando, ressoldei o SIO mas ainda assim continua com o mesmo sintoma. Outra coisa que percebi nele é que instalando o Windows ele reinicia menos vezes do que quando instalo o Linux. Pensei que o driver genérico pode estar forçando o chipset de vídeo e causando o reboot, nesse caso o culpado seria BGA. O que acham?
  8. Massa, vou fazer esse teste aí, se funcionar já me facilita bastante, tem pelo menos mais umas 3 dessa aí na fila... Valeu!
  9. Já vi substituído pelos de tântalo de 330, esse aí ainda não tinha visto, esse capacitor é de 1000 por quanto?
  10. @R2-D2 tem nectokin, essa bênção... Vou testar pra ver. Essa é a única placa que eu conheço que pra qualquer problema tem que começar pelo nectokin ao invés da BIOS kkkkkkk
  11. Olá pessoALL, esse note chegou reiniciando aleatoriamente, o cliente reclamou que reiniciava direto e realmente, tem hora que reinicia constantemente, mas também tem hora que passa dias ligado sem reiniciar, às vezes passa horas fazendo teste de stress, teste de memória, tudo ok, aí depois volta a reiniciar, mesmo sem carga no processador, já limpei memória, troquei pasta térmica, troquei carregador, fiz testes sem bateria, enfim, a reinicialização é totalmente aleatória. Depois de várias reinicializações ele dá erro na placa, o led do botão de power, o led do system on e o led da bateria começam a piscar e ele para de carregar, fica ligado normalmente mas só na bateria e ainda assim reiniciando. Depois de algum tempo ele volta a carregar, mas continua com o mesmo comportamento. Pelo esquema que tenho tanto os leds quanto o acoff do charger são controlados pela parte GPIO do SIO. Estou quase certo que seja problema no SIO, alguma coisa a mais que eu possa testar? Grato.
  12. @Piero Lima a verificação sempre é feita com o chip de BIOS, ele verifica o arquivo carregado com o conteúdo do chip e não com o arquivo que foi lido e salvo no pc. O objetivo desse arquivo salvo é ser um backup do conteúdo original (para ser regravado posteriormente, caso necessário).
  13. @Piero Lima Para verificar o conteúdo da BIOS é necessário antes abrir um arquivo de BIOS para comparar. Esse erro de arquivo não encontrado aparece justamente quando ele vai tentar ler o arquivo que foi carregado para comparar com o chip, como o arquivo não foi carregado então dá o erro, nada relacionado ao backup do conteúdo do chip. Procure salvar o conteúdo dos chip sem verificar, depois você manda verificar em uma outra etapa, para não acontecer de um erro em uma operação atrapalhe a outra.
  14. @djcapile testou com fone de ouvido se acontece a mesma coisa. Verifique por favor, dependendo do resultado podemos descartar algumas possibilidades.
  15. Encontrei o curto na linha de saída do standby. O diodo schottky logo na base do fio roxo. Troquei e voltou a dar standby. Agora a fonte liga mas não sustenta a placa, liga e alguns segundos depois desliga desarmando até o standby. Depois de alguns segundos o standby volta e fica nisso. De qualquer forma o defeito inicial foi solucionado então vou finalizar o tópico e abrir outro com o novo defeito. Grato pela atenção.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...