Jump to content

Carlos Porto

Members
  • Content Count

    158
  • Avg. Content Per Day

    0.13
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    93
  • Country

    Brazil

Community Reputation

39 Level 7

1 Follower

About Carlos Porto

  • Rank
    Membro Pleno

Personal Information

  • Sexo
    Male
  • Location
    Campina Grande / Paraíba / Brasil

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. @Antonio vm como está o LDO (pino 2)? Pelo datasheet deve ter 5.4V, verifique também a tensão REF (pino 4), deve ter por volta de 4.2V .Com essas tensões podemos nos certificar que o PU1 está ok. Outra coisa, a tensão de ACIN na realidade é só para o chip detectar a presença do carregador e o valor vai depender dos resistores utilizados no divisor de tensão. Veja se a bateria está carregando normalmente ,se tiver então o PU1 está funcionando. Agora você tem que encontrar o PWM de 3.3V e 5V, começar por aí a analisar a falta das tensões primárias.
  2. @MrJapao Veja se não tem um jumper exclusivo para resetar a senha. Em algumas placas HP tem um jumper específico para não remover a senha com o reset da BIOS.
  3. @boot5548 ele reconhece a grande maioria dos chips de BIOS que encontramos nas placas. Use a opção "-V" junto com o comando que ele vai mostrar todos os chips suportados. Mesmo sem essa opção, caso o chip seja suportado ele detectará o modelo do mesmo. Sempre usei Linux no meu dia-a-dia e também na bancada, só usava Windows por causa dos drivers do CH341A, mas depois que achei o flashrom abandonei o Windows de vez :D. Uso o Stoq pra gerenciar as OSs e o leitor de boardview roda no Wine. Não tenho mais motivos pra continuar no Windows.
  4. Do manual do flashrom: "FLASHROM(8) 2017-06-14 FLASHROM(8) NOME flashrom - detecta, lê, escreve, verifica e apaga chips de memória flash SINOPSE flashrom [-h | -R | -L | -z | -p <nomeDaGravadora>[:<parametros>] [-E | -r <arquivo> | -w <arquivo> | -v <arquivo>] [-c <nomeDoChip>] [(-l <arquivo> | --ifd) [-i <imagem>]] [-n] [-N] [-f]] [-V[V[V]]] [-o <arquivoDeLog>] DESCRIÇÃO O flashrom é um utilitário para detectar, ler, gravar, verificar e apagar os chips flash. É frequentemente usado para exibir imagens do BIOS / EFI / coreboot / firmware no sistema usando uma placa-mãe suportada. No entanto também suporta vários dispositivos externos PCI / USB / porta paralela / porta serial que podem programar chips flash, incluindo algumas placas de rede (NICs), placas controladoras SATA / IDE, placas gráficas, dispositivos Bus Pirate device, vários dispositivos USB baseados em FTDI FT2232 / FT4232H / FT232H e muito mais. Suporta uma vasta gama de chips DIP32, PLCC32, DIP8, SO8 / SOIC8, TSOP32, TSOP40, TSOP48 e BGA, que utilizam vários protocolos, como LPC, FWH, flash paralelo ou SPI." (Tradução minha com uma ajudinha do Google Translator). Pra mim o flashrom já cobre 100% dos dispositivos que normalmente regravo BIOS, com o CH341A. E no manual ainda fala em muito mais suporte. Justamente por ser tão simples é que acho mais útil. É só flashear sempre com a opção "-p ch341a_spi" que não tem erro, lê, verifica, grava, faz tudo. Lê com "flashrom -p ch341a_spi -r <nomeDoArquivo.bin>" Verifica com "flashrom -p ch341a_spi -v <nomeDoArquivo.bin>" Escreve com "flashrom -p ch341a_spi -w <nomeDoArquivo.bin>" Mais simples impossível.
  5. @jucalouco está faltando a tensão PLVDD nos pinos 28 e 30 .Verifique o circuito que gera ela, pode ser algum sinal de ativação que esteja faltando.
  6. @jubadasilva veja como está o comportamento do gate dos PQ9 e PQ10. Pela descrição do problema me parece que só chega a tensão da bateria antes de ligar, pra então o PQ9 liberar a tensão da fonte pra placa e o respectivo gate passar a ser alimentado pela tensão da fonte. O PU4 não vai mudar o comportamento nesse caso porque ele sempre vai ser alimentado, seja pela fonte ou pela bateria, acredito que o problema seja a tensão que ativa os gates. Compare o processo de ativação deles só com a fonte e só com a bateria.
  7. @samueleugenio nesse caso você terá que seccionar a linha em partes e ir testando até onde chega o curto. Já que você tirou os PU4504 e PU4505 veja em qual lado chega o curto e segue a linha testando os componentes ligados nela e no terra.
  8. @claudio cortez me tira uma dúvida, o SO é Windows 10? Porque o Windows 10 tem uma peculiaridade (que eu chamo de BUG) que quando você troca de mouse/teclado e não reinicia ele não reconhece os novos. Por isso pergunto: reiniciou o sistema com o teclado novo? Temos que descartar todas as possibilidades né. Vai que...
  9. Hmmmmm, sintoma de chip ruim. Seria bom trocar o CI e tentar de novo. Muito calor no chip acaba acontecendo isso mesmo, pode testar com vários arquivos mas vai corromper na escrita e dar erro no check.
  10. @Ramiro C.P provavelmente são duas trilhas diferentes, senão teria os 20V nos dois. Capacitor e bobina são componentes passivos, muito raramente tem que trocar, temos mesmo que encontrar onde parte a tensão que está faltando. Identifique o PWM mas próximo e veja se tem continuidade com as bobinas, daí podemos analisar o que está faltando.
  11. Se não tiver oxidação teste em algum ponto de solda se as duas tem continuidade, se tiver não há necessidade de fazer o jumper.
  12. @kakidagebu abriu o HD já era, terminou de danificar a superfície do disco, um grãozinho microscópico de poeira que pode ter entrado já é o suficiente pra lixar todo o disco. Esse daí já é peso de papel, pode partir pra outro.
  13. @Renato Hiz Edite a sua primeira postagem e mude para resolvido.
  14. Nesse caso o mais prático seria fazer um jumper do pino 2 para o pino 5 passando pelo botão power.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...