Postado 14 de Outubro de 2013 12 anos Boa Tarde Montei uma rede para um cliente e a internet banda larga deles é fibra óptica, só que estou precisando fazer um controle e monitoramento do trafego, pois estão tendo um consumo muito alem da franquia contratada. Teste alguns software baixados na internet, mas não encontrei nenhum que conseguisse me atender. Alguém já utiliza algum software para este controle ? Editado: 6 de Julho de 2017 8 anos por o__rionTG
Postado 14 de Outubro de 2013 12 anos Já tem algum proxy instalado aí? nos meus clientes a gente estava utilizando o Uniconet que faz gerenciamento de tráfego interno, banda, etc.. só que ele é pago, qual alternativa vc está procurando? free ou pago?
Postado 15 de Outubro de 2013 12 anos Autor Estou procurando uma free, estou utilizando um servidor Untangle (Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.), mas o modulo que faz este gerenciamento é pago.
Postado 15 de Outubro de 2013 12 anos Há possibilidade de instalar um server Linux ? Eu uso o Cacti e NTPOP trazem informações muito úteis.
Postado 16 de Outubro de 2013 12 anos sim é free, a versão que tenho instalada do cacti é 6.5, mas já tem releases mais novos. No centOS que uso dá pra fazer quase tudo pelo gerenciador de pacotes yum. No Viva o Linux tem farto material a respeito.
Postado 16 de Outubro de 2013 12 anos eu colocaria um servidor linux com alguma distribuicao pronta para esse fim como brazil bfw, endian firewall, clearos e etc ou ate mesmo usar o PFsense uma solucao em freebsd ultra facil de usar.....
Postado 16 de Outubro de 2013 12 anos Também recomendo BFW, tenho vários instalados como (router/firewal/cache), é muito fácil de instalar e configurar. Mas pra empresas maiores prefiro algo mais robusto. O único senão que vejo neste tipo de distro é que dependemos quase exclusivamente dos desenvolvedores daquela distro empacotar determinado pacote e transformar em um addon. Já uma distro maior, como CentOs que é o clone da Red Hat ou outras como Debian, Suse, etc. Temos mais recursos, mais desenvolvedores, mais pacotes e consequentemente mais flexibilidade para adaptações. Por isso o Pinguim é tão bom, tem pra todos os gostos.
Postado 16 de Outubro de 2013 12 anos Boa Tarde Montei uma rede para um cliente e a internet banda larga deles é fibra óptica, só que estou precisando fazer um controle e monitoramento do trafego, pois estão tendo um consumo muito alem da franquia contratada. Teste alguns software baixados na internet, mas não encontrei nenhum que conseguisse me atender. Alguém já utiliza algum software para este controle ? Olá amigo, tenho certificação em redes linux, te aconselho o seguinte, quero dizer a forma mais rápida Ok: instale Mikrotik em um PC e deixe ele como roteador em uma das pontas nesse cliente, automaticamente ele já irá gerar gráficos de consumo e também acompanhar online o consumo. Agora a forma mais demorada porém mais flexível e completa: montar um servidor linux e consultar os roteadores do cliente pelo protocolo snmp, e gerar os gráficos de consumo no Linux, aconselho o rrdtool, porém até entender seu funcionamento é um pouco complicado. O cacti como o outro colega falou utiliza o rrdtool, porém gera os gráficos de forma mais fácil para o administrador da rede, já no rrdtool direto tem que gerar scripts todos na "unha". Abraço.
Postado 16 de Novembro de 2013 12 anos eU USO "HundredX Virtual Router 1.0" PARA GERENCIAMENTO DE REDES SEM FIO
Postado 16 de Novembro de 2013 12 anos Baixa o Mikrotik crackeado rssssss, vc encontra no (google) ou pode comprar a baratinho licença nível 4 muito bom uso aqui muito recomendado ou um bom Linux Debian resolve também rss
Postado 28 de Novembro de 2013 12 anos Aqui no fórum deixei uma apostila do Zabbix (apostila da 4Linux) que ensina passo a passo a montar esse servidor de monitoração de tudo na rede. Com este servidor Zabbix você consegue monitorar seu link, todos os dados coletados vão ficar num banco de dados, para consulta e o próprio sistema já monta um gráfico com o uso do link, a melhor solução!!!
Postado 3 de Janeiro de 2014 12 anos Uso o Wireshark, ele me atende bem. tem versões para windows e Linux
Postado 3 de Janeiro de 2014 12 anos Amigo... compra uma RB... ou 450 ou 750.. q já vem com Mikrotik Licenciado.. e faz isso q tu quer e muito mais... Não vale a pena Mikrotik Crackeado não.. é muito barato para perder o direito as novidades... Todos meus clientes que precisam de gerenciamento de banda ou de usuarios.. eu coloco mikrotik nele.. é show de bola.. e você encontra tutoriais rápidos e fáceis de entender... O BFW tb é interessante.. mas o Mikrotik é outro mundo.... Uso o Wireshark... Hã??!!!
Postado 3 de Janeiro de 2014 12 anos uso e recomendo BrasilFW - BFW, ja montei varios, exige pouco hardware, tenho um cliente que ja esta no ar a 2 anos, sem problemas, , e roda lisinho, muito estável, acesso o forum bfw na internet e por la tem todos as dicas de como configurar, não precisa ter muitos conhecimentos em linux,
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.