Jump to content
SystSoftPcCelTv

 notícia O futuro da informática

Rate this topic

Recommended Posts

O futuro da informática

A era do progresso previsível do setor de tecnologia chegou ao seu limite. Como será sua evolução futura?

image.png

Os chips têm se aperfeiçoado de acordo com a previsão de Gordon Moore, um dos fundadores da Intel (Foto: Wikimedia)

 

Em 1971 o carro mais rápido do mundo era o Ferrari Daytona, que atingia a velocidade de 280 km/h. As torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, com 415 metros de altura eram os prédios mais altos do mundo. Nesse mesmo ano a Intel lançou o 4004, o primeiro microprocessador comercial. O chip continha 2,3 mil minúsculos transistores, cada um deles do tamanho de um glóbulo vermelho.

Desde então os chips têm se aperfeiçoado de acordo com a previsão de Gordon Moore, um dos fundadores da Intel. Em 1965, em um artigo publicado em uma revista científica, Moore escreveu que a capacidade de processamento dobraria, em média, a cada dois anos, com o aumento do número de transistores menores que poderiam ser colocados nos circuitos eletrônicos, o que melhoraria o desempenho e reduziria os custos. Esse aumento exponencial ficou conhecido como a lei de Moore.

 

O processador atual Intel Skylake contém cerca de 1,75 bilhão de transistores e meio milhão deles caberiam em um transistor do microprocessador 4004. Juntos eles aumentam a capacidade de processamento em mais de 400 milvezes. Esse progresso exponencial é difícil de relacionar ao mundo físico. Se os automóveis e arranha-céus tivessem se aperfeiçoado nesse ritmo a partir de 1971, o carro mais rápido do mundo atingiria um décimo da velocidade da luz; o prédio mais alto do mundo chegaria à metade da distância da Lua.

 

O impacto da lei de Moore é visível na vida cotidiana. Hoje, 3 bilhões de pessoas carregam seus smartphones nos bolsos; cada um deles é mais potente do que os computadores de grande porte, que ocupavam uma sala de umedifício na década de 1980. Inúmeros setores foram afetados pela revolução digital. A capacidade de processamento dos computadores diminuiu a frequência dos testes nucleares, porque as armas atômicas são testadas com mais facilidade com o uso de explosões simuladas, em vez de reais. A lei de Moore é um conceito válido até hoje. As pessoas dentro e fora do Vale do Silício acreditam que a tecnologia irá melhorar a cada ano.

 

Mas agora, depois de 50 anos, o fim da lei de Moore se aproxima (ver Technology Quarterly). O fato de fabricar transistores menores não mais garante que serão mais baratos ou mais rápidos. Isso não significa que o progresso no setor de tecnologia sofrerá uma súbita estagnação, e sim que a natureza desse progresso está em processo de mudança. Os chips continuarão a se aperfeiçoar, porém em um ritmo mais lento; agora, segundo a Intel, o número de transistores em um chip tende a dobrar só a cada dois anos e meio.

 

O que isso significará na prática? A lei de Moore não é uma lei física, mas sim uma profecia autorrealizável, uma vitória do planejamento central no qual o setor de tecnologia coordenou e sincronizou suas ações. Com seu desaparecimento, o ritmo do progresso tecnológico será menos previsível; é possível que surjam obstáculos em seu caminho à medida que as novas tecnologias com melhor desempenho sejam lançadas no mercado. No entanto, como a maioria das pessoas avalia seus computadores e dispositivos eletrônicos em termos de suas funções, design e versatilidade de recursos, em vez de velocidade, é possível que os consumidores não percebam essa evolução mais lenta.

 

Hidden Content

    Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

  • Like 7

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho que os smart phones serão de uso mais pessoal móvel e lazer e os PC ficarão mais profissionais e industriais o caminho dos pc é se tornarem a elite da informática 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...