Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Navegação Limpa e Sem Anúncios! (Cadastre-se)

O melhor fórum técnico do mundo está de cara nova e de portas abertas! Estamos de cara nova e com ferramentas ainda mais poderosas para a sua bancada. Faça o seu cadastro de forma rápida e simples para acessar o maior e mais atualizado acervo de Esquemas Elétricos, BIOS e Firmwares da internet.

Aqui, o conhecimento vale muito: através do nosso sistema de créditos, membros participativos ganham acesso totalmente gratuito aos downloads. Venha trocar experiências com os melhores especialistas do mercado!

👉 Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo!

 

Como posso encontrar esse componente: Transistor c1179

Featured Replies

Postado

Alguém sabe onde eu consigo esse transistor  CC1179??? ta muito difícil de encontrar. não consigo nem achar o o datasheet.  

transistor.jpeg

Postado

Buenas,

 

esse estilo de numeração é típico da APT, um fabricante de semicondutores que não existe mais. Se for, o nome completo dele é APTCC1179. Nos fets deles, geralmente os primeiros dois digitos indicavam a tensão (1100v) e os outros o RDSOn. 

 

Esse transistor é usado na fonte? Se der ponha umas fotos da placa mostrando onde ele é ligado.

Postado
1 minuto atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

esse estilo de numeração é típico da APT, um fabricante de semicondutores que não existe mais. Se for, o nome completo dele é APTCC1179. Nos fets deles, geralmente os primeiros dois digitos indicavam a tensão (1100v) e os outros o RDSOn. 

 

Esse transistor é usado na fonte? Se der ponha umas fotos da placa mostrando onde ele é ligado.

exatamente é muito raro achar esse componente e suas características 
Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Postado
Em 11/09/2019 às 12:42, matheus renan disse:

@zazulak 

 

Vc sabe me dizer qual é a amperagem e se é NPN ou PNP ????

Provavelmente não é bipolar, então não será npn nem pnp. Se for fet (ou igbt) com quase certeza é canal N, porque transistores desse tipo com canal P são raros, caros, com características inferiores ao seu complementarde canal N e por isso e raramente são usados em aplicações de alta potência.

 

Analise o circuito, veja onde cada pino dele é ligado, tente identificar o que ele faz no circuito (se chaveia um transformador de fonte, se aciona o diodo laser, caso seja usado um diodo para gerar o laser, etc) e ponha umas fotos. É possível que seja apenas um FET comum, fácil de substituir. Por exemplo, se for um "clone" do 2SK1179 que o @Daniel Alves Costa citou, dá pra substituir com folga por um IRFP450/460, que se acha facilmente aqui no Brasil. 

 

Esse equipamento usa o que para gerar o laser? É um laser de estado sólido (um led gigante)? Um laser de CO2 (parecido com uma válvula)? Um laser de ruby (excitado por radiofrequência)?

Postado
  • Autor

@zazulak  esse transistor C1179 está ligado da seguinte maneira:

pino1: Sinal que gera o feixe de luz(fio azul)

pino2: GND

pino3: provavelmente sinal

 

 

esse laser é de CO2 parecido com uma válvula.

 

 

WhatsApp Image 2019-09-13 at 14.09.45.jpeg

WhatsApp Image 2019-09-13 at 14.09.43.jpeg

WhatsApp Image 2019-09-13 at 14.09.44(1).jpeg

WhatsApp Image 2019-09-13 at 14.09.44.jpeg

Editado: por matheus renan

Postado

ele é um Transistor de efeito de campo (MosFet)  vc sabe o quanto  esse laser consome acredito que nesse caso que ele esteja sendo usado como vi alguns resistor de watagem alta e um indutor é bem característicos de quando tem uma carga constante de correte e tensão ele provavelmente faz o ajuste de tensão e corrente do lazer  porem pra dimensionar outro componente precisaria que alguém tivesse o datasheet desse apcc1179 ou se vc simplesmente comprar outro

 

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por Brud

Postado
  • Autor

@Brud não consigo o datasheet desse componente. Gostaria que de poder comprar o componente no brasil se possivel. Mesmo se for semelhante 

 

Postado
55 minutos atrás, matheus renan disse:

@Brud não consigo o datasheet desse componente. Gostaria que de poder comprar o componente no brasil se possivel. Mesmo se for semelhante 

cara não tenho conhecimento de ninguém que tenha o datasheet desse transistor vc por acaso saberia o consumo do circuito que passa por ele e a tensão assim poderíamos ver um provável substituto, aqui no brasil acho pouco provavel que consiga achar ele... então é partir para o plano B mesmo 
OBS: vc ja testou ele como ele está?

Postado

Deu pra ver que a pinagem dele é fora de padrão, com o gate na direita.

 

Minha sugestão: colocar no lugar um igbt 30n120 (esse se acha facil aqui no brasil), ligando o pino 1 no 3 da placa, o 2 no 1 da placa e o 3 no 2 da placa. 

Postado

Amigo, tem alguma etiqueta com identificação do laser? Sabendo os dados do laser podemos saber qual o consumo dele com muito mais facilidade... E driver para laser não é tão complexo.

Tem certeza que é um de CO2? Ele tem uma bomba e um tubo de entrada e saída de gás.

  • 2 semanas depois...
Postado
  • Autor

@Brud @zazulak @Daniel Alves Costa

Eu consegui o transistor de uma máquina sucata que encontre, o código dele é o mesmo. Só que quando eu liguei o laser os resistores que vão na ligação no meio do transistor (GND) queimaram, a corrente que está  passando sobre eles é de 0,220A.

quando eu retiro o transistor e ligo a maquina não esquenta os resistores.

 

medi o o transistor fora da placa e o pino 1 e 3 (da esquerda para a direita) estão em curto.

 

medi a placa inteira e não encontrei defeito nos outros componentes

 

a alimentação que vai para o transistor é de 72V cc 

 

o transistor está queimado nesse caso? o que pode estar o correndo de defeito ?

 

 

WhatsApp Image 2019-09-25 at 10.56.43.jpeg

Editado: por matheus renan

Postado

Se ele seguir os padrões dos outros mosfet então ele está em curto com o gate (Pin 1).

Seria legal saber se o transistor já estava em curto ou se ele entrou em curto apos o teste na placa... 

Postado

verifica também ou lembre se antes ele tinha um isolante entre o transistor e o alumínio, em alguns caso é preciso ou se o transistor está realmente bom 

Postado
  • Autor

@Brud 

6 minutos atrás, Brud disse:

verifica também ou lembre se antes ele tinha um isolante entre o transistor e o alumínio, em alguns caso é preciso ou se o transistor está realmente bom 

 tinha um capacitor  entre o pino 1 e 2  do transistor, obrigado pela dica 

Postado
18 horas atrás, matheus renan disse:

@Brud 

 tinha um capacitor  entre o pino 1 e 2  do transistor, obrigado pela dica 

conseguiu resolver agora???

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.