Jump to content

Daniel Alves Costa

Participative EBR
  • Content Count

    225
  • Avg. Content Per Day

    0.14
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    108
  • Country

    Brazil

Community Reputation

59 medal 1

1 Follower

About Daniel Alves Costa

  • Rank
    Membro Pleno

Personal Information

  • Sexo
    Male

Recent Profile Visitors

655 profile views
  1. @mariomendes77 @LeTux Trabalhei durante alguns anos em um local sem o minimo no que diz respeito a proteção ESD. Já vi webcam interna de notebook queimar só por remover o filme plastico de proteção da lente/vidro que vai na moldura da tela. Tambem já vi HD's ficarem "jogados" em caixas de papelão e cobertos por plastico na chuva durante meses... e mesmo assim os HD's funcionavam... .... as historias são varias... mas o ponto a que quero chegar é: a ESD pode danificar um componente, SIM, mas existem muitos outros fatores a serem levados em consideração, não pode comparar segurar um único CI com a mão com segurar uma placa inteira onde mais de 30% dela é cobre que vai para o GND, mesmo não estando ligada a nada as chaces de um CI se danificar por ESD em uma placa diminuem pois a energia é dissipada por outros componentes e partes da placa. MEUS HD's de uso pessoal, tenho 6 na maquina e mais 13 de 2.5 que fico alternando no case para backups... nunca me preocupei com ESD ao manuseá-los e eles estão aqui funcionando a mais de 8 anos, o único problema que ocorre hora ou outra é dos contatos da cabeça de leitura na placa oxidarem, removo a placa e limpo sem proteção ESD nenhuma, mesmo tendo vários equipamentos de proteção ESD...
  2. Amigo, acho que o melhor então seria pegar o esquema de uma placa que utilize a mesma estrutura. As placas são projetadas com base no Chipset..., se o chipset é igual alguns fabricantes utilizando as configurações básicas... por isso muitas placas parecem "clonadas".
  3. É o 2n7002k sem duvidas. 7k é o codigo do componente YHA é o date code de fabricação/lote Você pode pegar MUITAS placas e encontrar o 7k e as 3 letras finais diferente porem é devido ao código de fabricação/lote, não significa que são diferentes. Você comento que mediu outros da placa e eles não se comportam como mosfet, lembre-se de retira-los da placa para testar. E lembrando o 2N7002k não é um mosfet comum ele possui um Diodo de proteção entre o Gate e Source.
  4. Veja esse datasheet para melhores especificações https://www.rohm.com/datasheet/FTZ6.8E/ftz6.8et148-e Não vejo porque não poderia montar um substituto tendo em vista que eles apenas são fabricados assim devido a miniaturização dos produtos eletrônicos, igual ao que aconteceu com os rádios que antes eram placas e hoje em dia estão dentro de chips, ou como o Nintendo que foi colocado dentro de um chip. Você pode utilizar dois desses aqui:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-777962744-diodo-smd-lbzx84-c6v8-zener-68v-10-pcs-_JM#position=1&type=item&tracking_id=3c3b8172-7d9e-4700-873f-4f61bb531219 Ligar eles invertidos, pino avulso com pino avulso. assim você economiza espaço se for preciso.
  5. https://docs-apac.rs-online.com/webdocs/0df3/0900766b80df313a.pdf FTZ6.8E Diodo Zener
  6. Amigo, tem alguma etiqueta com identificação do laser? Sabendo os dados do laser podemos saber qual o consumo dele com muito mais facilidade... E driver para laser não é tão complexo. Tem certeza que é um de CO2? Ele tem uma bomba e um tubo de entrada e saída de gás.
  7. Até onde eu sei o Common Mode Noise é normal nos transformadores isoladores, devido a capacitância entre as duas bobinas. Soluções: 1º Faraday shield dentro do transformador e que DEVE ser aterrado. 2º Aterrar o secundário. 3º Common Node Choke 4º EMI Filter (Televisores de plasma tem) 5º Ligar 2 ou mais transformadores isolados em seguida. Lembrando, transformador isolado corta apenas ALTA frequência. @Jota_Santos Esse filtro está quase bom, seria necessário apenas mais dois capacitores e um aterramento nos capacitores
  8. @Mosfet Alta Amigo, quando você encosta as duas pontas de provas você tem um curto, seu multímetro mede 000, quando você mede a linha +1.05V está dando 008, 8 ohms não é curto, é uma resistência MUITO baixa, pode ser normal, unica forma de ter certeza seria comparando com outro note. Processadores, chips gráficos e outros CI em geral podem ter resistência interna baixa em algumas linhas... Se o seu multímetro marcasse 000 (igual quando encosta as pontas de prova) então seria curto pois não tem resistência nenhuma. 3 Testes: 1º O Note liga somente com a bateria? 2º O Note liga com a fonte e SEM a bateria? 3º Com o carregador e a bateria sem pressionar o botão, a bateria carrega mesmo ou só indica que está carregando?
  9. Se você vai passar apenas o firmware então coloca em AP / PDA (Dependendo da versão do Odim). E lembre-se de nunca marcar a opção Re-Partition.
  10. Já testou sem a bateria? Nem tudo que bipa é curto, alguns setores de CI costumam ter uma resistência interna muito baixa então em algumas linhas de alimentação costuma parecer que está em curto porem para ser curto a resistência deve ser 0. Quanto está medindo suas ponteiras? Encoste as duas e veja quanto da, se for 005 então podemos realmente considerar a linha como estando em curto. [Já vi CI que dava 08 de resistência e não estava em curto] Se estiver realmente em curto vai removendo as bobinas e componentes de ligação (resistores de baixo valor...) da linha para isolar mais o pch e confirmar que seja ele.
  11. Conheço o 2SK1179, já vi em inversora de solda... porem não posso dizer que seja o mesmo... Em que aparelho vai esse transistor seu?
  12. @raffafarias É PCH (aquele chip que tem uma placa metálica por cima). Solda fria, um ME para confirmar e um reballing para finalizar. Se você não tiver equipamento para bga só parta para isso se for ultimo caso. Pois se você fizer o ME e no final das contas o defeito era outro...
  13. @raffafarias Viu como? tem alguma informação do tópico ai abro por aqui @Editado: Os que encontrei foram PCH (aquele chip que tem uma placa metálica por cima). Solda fria, um ME para confirmar e um reballing para finalizar.
  14. Primeiro, ele chega a mostra o logo da Samsung antes da tela azul? Procura por solda fria no slot da memoria, testa com outra memoria e tenha certeza de que ela é compatível (Tem algumas memorias de baixa qualidade que não funcionam em algumas maquinas Samsung, pode até reconhecer mas apresenta falhas)...
  15. Olá, tudo bom? Já trabalhei com reparo em algumas maquinas industriais que utilizam painel touch e acho que você está se esquecendo de um detalhe, blindagem. Tanto as fontes tinham que ser blindadas quanto a parte traseira dos LCD que possuíam o touch, e o aterramento também é muito importante. Já nas fontes chaveadas (aquelas baratas e até algumas ATX) tem que tomar cuidado com o gnd flutuando... Quem ai nunca pegou um PC que o teclado só funcionava ao tocar no gabinete?

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...