Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

3 maneiras de instalar o Windows em um micro e passar o HD para outro.

Featured Replies

Postado

Pessoal, tutorial bem simples, muita gente já sabe, mas também tem muitos que não sabem como fazer para formatar um HD em um máquina e depois colocar em outra (que por algum motivo não se consegue iniciar o instalador do Windows)  sem que essa dê problemas de boot ou tela azul devido a chipset diferente e etc..

Nesse tutorial usei o Hyper-V com o Windows server 2012 R2, mas o procedimento é o mesmo para qualquer outra versão do Windows acima do Windows XP.

1º Método: Desligar o micro após a primeira cópia e expansão  de arquivos do Windows.

Dê o boot normal com a mídia de instalação do Windows, DVD, pendrive, ou pxeboot..

1normalboot.jpg

Escolha a versão do Windows a ser instalada.

2choicesystem.jpg

Altere o disco ou  formate a partição normalmente.

3format drive.jpg

e inicie o processo de instalação no disco selecionado, e aguarde a cópia dos arquivos... nesse momento é preciso muita atenção, pois o instalador irá pedir para reiniciar.

4percent.jpg

Você pode esperar o Windows reiniciar ou clicar em "reiniciar agora".

Quando o computador reiniciar antes de aparecer a tela do post da bios e iniciar o boot pelo HD onde o Windows foi instalado, DESLIGUE A MÁQUINA. 

5final process restart.jpg

Pronto com a máquina desligada, retire o HD e coloque na outra máquina em que estamos querendo instalar o Windows, mas que por algum motivo não inicia a instalação ou sempre gera algum erro. Espere o término da configuração dos dispositivos etc..

LEMRE-SE: Sempre respeite o modo de boot em que o Windows foi instalado, UEFI ou legacy,  

Se você iniciou a instalação em legacy, o computador de destino também terá que esta em legacy, ou vice-versa.

2º Método: Sysprep.

Siga o método 1 e deixe a instalação transcorrer normalmente, sem desligar a máquina e retirar o HD, aguarde a instalação dos dispositivos, e quando chegar na primeira tela de configuração pós formatação, PRESSIONE SHIFT+CTRL+F3 

6ctrl+shift+f3.jpg

No windows Server, a primeira tela é um pouco diferente, porém no Windows 10, deverá ser algo parecido com a tela abaixo, quando aparecer pressione SHIFT+CTRL+F3

win10.png

O micro irá reiniciar (não faça nada) e entrará em modo de auditoria.

7frist boot sysprep.jpg

Feche janela acima, abra o cmd, navegue até a pasta C:\Windows\System32\Sysprep e execute o comando: sysprep.exe /generalize /shutdown /oobe

8runsysprep.jpg

Aguarde o término do processo, ao final dele o micro irá se desligar, nesse momento retire o HD e coloque no outro micro em questão, aguarde o processo de configuração dos dispositivos e termine a formatação.

3º Método: Aplicar a imagem com o comando dism. 

Inicie o instalador do Windows normalmente, e na primeira tela, pressione SHIFT+F10 para abrir o prompt de comando.

Utilize o diskpart para criar a partição do Windows como na imagem abaixo, memorize qual letra está a partição criada, e em qual unidade está o instalador do Windows, no caso do exemplo abaixo criei a partição 1 e assinalei com a letra C, ou seja C:\

e o DVD do windows está montado na unidade D:\.

10diskpart.jpg

Agora no cmd navegamos na unidade do instalador D:\ até a pasta source, onde se encontra a imagem do windows a ser aplicada, ela pode estar como "install.wim" ou "install.esd", mas o procedimento é o mesmo, usamos o comando: DISM.exe /Get-WimInfo /WimFile:install.wim para verificar em qual index está a versão do Windows que queremos instalar, (prefessional, home single, etc..) no meu caso é a index 2, conforme a tela abaixo.11install.wim-Getwiminfo.jpg

Agora podemos rodar o comando que irá aplicar a imagem

DISM.exe /Apply-Image /ImageFile:install.wim /Index:2 /ApplyDir:C:\ 

em /index: coloque o número da sua imagem preferida, e em applydir: a letra da sua unidade de destino.

conforme a imagem abaixo, espere o termino do processo.

12apply-image.jpg

13final dism.jpg

Agora é a hora de criar o setor de boot do Windows.

bcdboot C:\Windows /s 😄 /f /uefi  se for uefi.

bcdboot C:\windows /s Cse for legacy

bootsect /nt60 ALL /force /mbr

14bootsect.jpg

Agora é só desligar a máquina, com o comando wpeutil shutdown, retirar o HD e colcar na outra máquina.

Espero que ajude.

Editado: por FDONATO

Postado

@FDONATO o sysprep é o melhor de todos 

Tu pode ter o HD q muito tempo numa máquina e precisar passa lr ele para outra e funciona muito bem independente se está em AHCI ou IDE

Tudo que tens no HD continuará nele 

Pois esse comando tira todo vínculo que o sistema tem com o hardware da máquina 

Na minha era um Intel e passei para uma placa AMD 

Melhor comando e tem gente que formata um HD em qualquer note ou Pc 

Faz a instalação de todos os programas e faz esse comando do sysprep e depois faz uma imagem e usa ela para instalar em qualquer PC para ter uma formatação muito rápida! 

Postado

Só uso o syaprep, e mais prático e util

Postado
  • Autor
Em 21/09/2019 às 15:55, Well7487 disse:

Melhor comando e tem gente que formata um HD em qualquer note ou Pc 

Faz a instalação de todos os programas e faz esse comando do sysprep e depois faz uma imagem e usa ela para instalar em qualquer PC para ter uma formatação muito rápida! 

Sim, compartilhei aqui no fórum uma imagem que eu fiz, dessa forma!

• 6 meses depois...
Postado

o sysprep tem limitacoes, sobretudo se for antes do windows 7. Hoje, acho melhor usar o windows 7 ou o 10. Eles ja resolvem o problema dos drivers. Ou  usar um acronis universal da vida.

Postado

Em tempo.....eu tenho feito o contrario ultimamente. Uso VM para fazer backup de HD's que eu quero limpar e/ou vender. E nào tenho tempo de verificar o que o HD tem dentro.

• 2 meses depois...
Postado

Obs.:    -----Nos micros mais antigos(MBR), ----Se for AHCI no setup do 1º micro, o 2º micro tb tem q ser AHCI.  E se for IDE no 1º micro, no 2º micro tb tem q ser IDE.  Isto p/ q dê certo, O SYSPREP por exemplo.        -----Já nos micros mais novos(q tem GPT-UEFI e MBR-LEGACY). Se o 1º micro, estiver formatado em GPT-UEFI, o 2º micro tb deverá estar c/ o SETUP, configurado com UEFI.     Ou se o 1º micro estiver sido formatado em MBR-LEGACY, o 2º micro, tb deverá estar configurado no SETUP em LEGACY.                  ----Estas configurações NO SETUP,  precisam ser observadas, p/ q tudo funcione bem.

Editado: por Alex V.

• 1 ano depois...
Postado

Uma sugestão sobre 1º método - ao desligar, configurar antes pra iniciar pelo modo seguro. 

• 1 ano depois...
Postado

No Hiren's boot existe o Lazersoft Image & Clone que eu uso sem problemas.

No Linux eu costumo usar o comando dd pra clonar também.

Particularmente na vida de técnico eu tive problemas com o Acronis, incluindo travamentos, reinícios automáticos, não foi boa a experiência.

Eu já conhecia esse método do criador, mas nunca achei prático, tive problemas e parei, mas vou tentar refazer numa próxima vez só pra ver no que vai dar.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.