Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor Multimetro ? Analógico ou Digital ?

Avalie este tópico:

Vidalk1

Posts em destaque

eu uso os 2.. cada um tem sua vantagem..

basicamente uso o digital para voltagens, continuidade , resistencias

e uso o analogio para o teste de semicondutores ( diodos transistores e mosfets)

a minipa é uma boa marca nacional,

Eu tenho uns instrutherm que funcionam bem e não são caros ( existem uns equivalentes a esses na china bem baratos)

a Icel também é uma marca conhecida..

Para esse tipo de uso, eu recomendaria um digital que fosse true RMS, e se possivel Autorange ( isso ajuda muito), não precisa ser um TOP de linha, pois não é nescessário nesse caso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha opinião, as discussões de analógico versus digital, quer se trate de multímetros ou osciloscópios, apesar de serem divertidas, não têm muita lógica.

eu defendo que devemos aproveitar as melhores qualidades de cada ferramenta e usá-las para nosso proveito. elas complementam-se, por isso trabalho com multímetro analógico e com multímetro digital e passa-se o mesmo com os osciloscópios.

Link para o comentário

Tenho os dois, mas não só uso o digital para tudo.

Comprei um para teste de smd da hikary, gostei muito,

robertoes, quando tiver uma folguinha posta o video dos testes com mosfets em multimetro digital.

amigo olha ai como chavear os fets...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

na minha opinião, as discussões de analógico versus digital, quer se trate de multímetros ou osciloscópios, apesar de serem divertidas, não têm muita lógica.

Concordo, o ideal é ter os dois. Mas digo que consigo fazer muito mais coisas com o multímetro analógico do que com o digital. Sempre achei o analógico mais completo e preciso. Claro que ferramenta (todas) tem que saber usar e ter conhecimento de "para quê" usar, se for só para medir tensão, não faz diferença nenhuma.

Acho que a discussão aqui é "Se eu puder comprar apenas um multímetro, qual seria a melhor relação custo X benefício?". Analógico na cabeça!

Hoje, por exemplo, pintou uma placa que acionava automaticamente um motor. Só de bater o olho na placa imaginei que o problema era curto em um dos dois triacs que estavam ligados ao pino de encaixe do motor, só não sabia qual (ou se seriam os dois). Retirei-os da placa e testei a frio do modo convencional com um MMD que estava mais perto, deu que os dois estavam bons, fiquei curioso e peguei outro MMD (até testei na escala de resistência e apelei para a de diodo) e nada. Aí peguei o analógico na escala de X10K e ele apontou certinho o triac defeituso (era uma fuga/alteração entre A1 e A2 que ocorria apenas inversamente polarizado e os digitais não pegaram isso nem a porrete).

Link para o comentário

Concordo, o ideal é ter os dois. Mas digo que consigo fazer muito mais coisas com o multímetro analógico do que com o digital. Sempre achei o analógico mais completo e preciso. Claro que ferramenta (todas) tem que saber usar e ter conhecimento de "para quê" usar, se for só para medir tensão, não faz diferença nenhuma.

Acho que a discussão aqui é "Se eu puder comprar apenas um multímetro, qual seria a melhor relação custo X benefício?". Analógico na cabeça!

Hoje, por exemplo, pintou uma placa que acionava automaticamente um motor. Só de bater o olho na placa imaginei que o problema era curto em um dos dois triacs que estavam ligados ao pino de encaixe do motor, só não sabia qual (ou se seriam os dois). Retirei-os da placa e testei a frio do modo convencional com um MMD que estava mais perto, deu que os dois estavam bons, fiquei curioso e peguei outro MMD (até testei na escala de resistência e apelei para a de diodo) e nada. Aí peguei o analógico na escala de X10K e ele apontou certinho o triac defeituso (era uma fuga/alteração entre A1 e A2 que ocorria apenas inversamente polarizado e os digitais não pegaram isso nem a porrete).

Amigo tens razao em quase tudo, pois o fluke pega, testamos isso Na Jabil global services por exigencia da dell, quando questionados quando a calibraçao e porque nao usamos multimetros analogicos, claro que os multimetros amarelinhos quem vee em doces pegou nada. Se achar a rotina de teste e marcas te mando por mp.

Link para o comentário

concordo completamente consigo. se, trabalhando em electrónica, eu fosse forçado a optar por um multímetro analógico ou por um digital, optava sem hesitar pelo analógico, trocaria até um fluke 87V por um multímetro analógico de entrada de gama, como o que aparece em alguns cursos do prof. burgos.

já quanto aos osciloscópios, com muita pena minha, teria de optar pelo digital.

Link para o comentário

Amigo tens razao em quase tudo, pois o fluke pega

Bem, eu não tenho um Fluke para testar, mas a última vez que vi um cara fazendo isso com um Fluke, o preço do MMD era de 600 dólares. Aí meu amigo, tem que funcionar, senão eu quebro tudo! kkkkkkkkkkkkkkk

Veja se acha as rotinas, fiquei curioso.

Link para o comentário

nasix, entrada de gama é o output?

desculpe ablacon, é que há expressões que diferem...

sim, o multímetro analógico para mim tem de ter o output, nem admito o contrário, kkk. e ser alimentado por duas pilhas de 1,5V e mais uma de 9V, o que não acontece com alguns analógicos recentes mais bonitinhos...

mas "entrada de gama" significa o que acho que vocês chamam de "entrada de linha" (depois confirme-me, ok?), ou seja, dos mais baratos... mais baratos, mas imbatíveis nesta área.

Link para o comentário

Amigo tens razao em quase tudo, pois o fluke pega

Bem, eu não tenho um Fluke para testar, mas a última vez que vi um cara fazendo isso com um Fluke, o preço do MMD era de 600 dólares. Aí meu amigo, tem que funcionar, senão eu quebro tudo! kkkkkkkkkkkkkkk

Veja se acha as rotinas, fiquei curioso.

Ta deixa eu explicar se nao né ja viu, minha empresa tem iso9000 logo tenho que calibrar os multimetros a cada 6 meses, multimetros analogicos nao podem serem feitos, e sim flukes sao caros e voce ficaria de boca aberta se soubesse quanto pago para calibrar . So por causa de um celinho. Nada contra pois existem multimetros analogicos muito caros tbm e excelentes eu nunca usei .

Link para o comentário

Nasix falou um ponto intereesante.. pra medir como o ablacon citou, o analogico precisa ter aquela pilha de 9v.

Eu tenho um hioki (ele tem escala de x100k) e usa uma bateria de 22,5v. Esse pega fuga ate de pedra.....

é o do vídeo do teste do mosfet? puxa, 22,5V? que maquinão :) fico feliz por ver que há muitos técnicos no fórum que usam o multímetro analógico... não quero com isto dizer que quem usa apenas o digital esteja errado, longe disso, mas já não me sinto tão sozinho :)

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...