Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Duvida sobre PWM

Avalie este tópico:


Tiago Vinicius

Posts em destaque

Olá pessoal, eu tenho uma duvida sobre como funciona o PWM do V-core de uma placa Mãe;

Se eu tirar todos os MOSFet do setor PWM do V-core de uma placa mãe 1155 eu consigo ver o sinal PWM no local do Gate dos mesmos?

Sendo o CI PWM um RT8876A;

ou seria necessário injetar algum sinal de FB, para o mesmo ?

pwm.jpg

pwm2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, WilliansRJ disse:

 

 

Saudações meu querido, ja faz algum tempo que eu li esse material, o timo material diga-se de passagem.

Minha intenção nesse post foi uma questão mais pratica de testes no reparo de MObord, tenho consertado muitas nos últimos meses, tem alguns defeitos muito recorrentes, tem teste que podemos fazer que mataria em poucos passos esses defeitos.

Tenho um problema com algumas respostas aqui do fórum, pessoas que nem chegam a ler o que postamos e já mandam; regrava a BIOS, faz ME, arranca o CI da LAN.

Eu acredito que nesse fórum existe muitos técnicos de grande conhecimento em todas a áreas, mas assim como eu falta tempo para interação no fórum.

E outra coisa com essa alta do dólar o reparo em placas Mães de PC tem se tornado uma alternativa muito lucrativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Tiago Vinicius disse:

Se eu tirar todos os MOSFet do setor PWM do V-core de uma placa mãe 1155 eu consigo ver o sinal PWM no local

@Tiago Vinicius bom dia! O componente que você está analisando é um buck converter, ele gera pulsos (modulações) que se chama pwm. Isso você já sabe? Tensão (Volts); I= Corrente (Amperes); R= Resistência (Ohms).podem ser aferidas com multimetro. Já os pulsos pwm você só vai conseguir aferir com um osciloscópio, creio que não seja necessário remover os mosfet para fazer esse tipo de teste. 

O pulso (modulações) pwm serve para acionar circuitos chaveados, acionando os gates dos mosfet de high e low! Tem varios tipos de ondas que somente o osciloscópio vai conseguir medir! Tem multímetro que consegue aferir frequência, mas o melhor é utilizar um frequencímetro.

38 minutos atrás, Tiago Vinicius disse:

Tenho um problema com algumas respostas aqui do fórum, pessoas que nem chegam a ler o que postamos e já mandam; regrava a BIOS, faz ME, arranca o CI da LAN.

Já esse tipo de ajuda, muita das vezes em curta caminha dependendo do defeito da placa, essas dicas podem ou não resolver. Vai ter casos que o integrado de rede em curto (esquentando) vai impedir da placa ligar ou ligar sem vídeo. Só que tem usuários que acha que a placa não ligar ou ligar sem vídeo sempre vai ser isso. 

Editado: por Leonildo
Correção de texto!
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Leonildo disse:

@Tiago Vinicius bom dia! O componente que você está analisando é um buck converter, ele gera pulsos (modulações) que se chama pwm. Isso você já sabe? Tensão (Volts); I= Corrente (Amperes); R= Resistência (Ohms).podem ser aferidas com multimetro. Já os pulsos pwm você só vai conseguir aferir com um osciloscópio, creio que não seja necessário remover os mosfet para fazer esse tipo de teste. 

O pulso (modulações) pwm serve para acionar circuitos chaveados, acionando os gates dos mosfet dehigh e low!

Já esse tipo de ajuda, muita das vezes em curta caminha dependendo do defeito da placa, essas dicas podem ou não resolver. Vai ter casos que o integrado de rede em curto (esquentando) vai impedir da placa ligar ou ligar sem vídeo. Só que tem usuários que acha que a placa não ligar ou ligar sem vídeo sempre vai ser isso. 

Está totalmente certo.. depois que adquiri meu osciloscópio, já resolvi dois problemas de vcore que com um multímetro nunca iria conseguir resolver, vou citar um que mais me chamou a tenção, estava com uma asus 1155 p8h61m/le que ligava,  sem memoria bipava, mas quando colocava a memoria, não dava vídeo, fiz de tudo que podia na placa (medi todas as tensões, regravei a bios, fiz me, etc) mas nada dava resultado, ate que decidi usar o osciloscópio pra medir o circuito de vcore, e bingo.. só uma fase estava sendo habilitada, as outras 3 estavam mortas, não tinha pulso.. decidi ressoldar o pwm, pois visualmente estava com a solda bem feia, e não é que deu certo? depois de ressoldar, tive pulso nos mosfets e a placa deu vídeo...   

  • Joinha 1
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Leonildo disse:

@Tiago Vinicius bom dia! O componente que você está analisando é um buck converter, ele gera pulsos (modulações) que se chama pwm. Isso você já sabe? Tensão (Volts); I= Corrente (Amperes); R= Resistência (Ohms).podem ser aferidas com multimetro. Já os pulsos pwm você só vai conseguir aferir com um osciloscópio, creio que não seja necessário remover os mosfet para fazer esse tipo de teste. 

O pulso (modulações) pwm serve para acionar circuitos chaveados, acionando os gates dos mosfet de high e low! Tem varios tipos de ondas que somente o osciloscópio vai conseguir medir! Tem multímetro que consegue aferir frequência, mas o melhor é utilizar um frequencímetro.

Já esse tipo de ajuda, muita das vezes em curta caminha dependendo do defeito da placa, essas dicas podem ou não resolver. Vai ter casos que o integrado de rede em curto (esquentando) vai impedir da placa ligar ou ligar sem vídeo. Só que tem usuários que acha que a placa não ligar ou ligar sem vídeo sempre vai ser isso. 

Olá meu querido, eu tenho um osciloscópio KEYSIGHT DSO1072B, multímetro Hikary HM-2090, estação de retrabalho DNS850, fonte regulável MINIPA MPS3005, gravadora RT809H e mais alguns equipamentos em minha bancada, acho que dá para começar a trabalhar com placas Mãe.

Eu sou técnico em Balanças digitais, ali sim é minha área, aonde eu me sinto em casa, conheço cada detalhe, mas ultimamente estou desempregado por causa da pandemia tive que pegar notebooks e Motherboards para ganhar um real extra, eu já conheço um pouco as arquiteturas de algumas placas, mas tem alguns testes que poderiam acelerar o diagnósticos de curto na linha do V_core e algumas fontes internas da placa, pois nem tudo é BIOS ou ME no PCH.

Meu intuito nesse meu posto e trocar ideias como fazer esses testes, tenho um pouco de conhecimento e gostaria e trocar conhecimentos com vocês aqui do fórum. 

Sou daqueles técnicos que não gostam de sair dando tiro no escuro e trocando tudo em uma placa, prefiro seguir o defeito, como um detetive, geralmente não encontramos Schematic de todas as placas que trabalhamos, então a troca de conhecimento se torna impressindível para o diagnóstico rápido e seguro.

Muito obrigado por responder meu post. 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Tiago Vinicius disse:

nem tudo é BIOS ou ME no PCH.

@Tiago Vinicius isso é verdade! Muitas das vezes só nos atentamos a lê o titulo do tópico ex.: " placa não liga" Quando tem isso, muito dizem logo para regravar o bios, trocar o pneu do carro que resolve! Sendo que os sintomas descrito pelo autor do tópico no primeiro post pode ser mas conclusivo levando para outro tipo de defeito e que descarta totalmente o defeito do bios! Então vira um circulo vicioso essas dicas que só em poucos casos resolve e que só vem depois de muita analise.

O meu conselho pra você no momento é estudar e lê milhares de tópicos que tem aqui no fórum, você vai ver muito conteúdo que podem ajudar no crescimento do seu conhecimento! 

Aqui você vai ver muitos iniciantes nesse ramo de reparo de eletrônicos. Então releve, assim como você e eu, eles também estão aprendendo. Um tópico bem formatado cheio de teste e analise feito pelo autor do tópico, já deixa o mesmo com 80% de chances de ser fixado como resolvido.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@Tiago Vinicius , seu tópico foi movido para a área correta » Treinamento Eletrônica

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Emanoel_2.0 disse:

Está totalmente certo.. depois que adquiri meu osciloscópio, já resolvi dois problemas de vcore que com um multímetro nunca iria conseguir resolver, vou citar um que mais me chamou a tenção, estava com uma asus 1155 p8h61m/le que ligava,  sem memoria bipava, mas quando colocava a memoria, não dava vídeo, fiz de tudo que podia na placa (medi todas as tensões, regravei a bios, fiz me, etc) mas nada dava resultado, ate que decidi usar o osciloscópio pra medir o circuito de vcore, e bingo.. só uma fase estava sendo habilitada, as outras 3 estavam mortas, não tinha pulso.. decidi ressoldar o pwm, pois visualmente estava com a solda bem feia, e não é que deu certo? depois de ressoldar, tive pulso nos mosfets e a placa deu vídeo...   

Saudações meu querido!

Eu comprei um Osciloscópio já tem uns 7 anos, realmente ele se pagou em poucos serviços, uma ferramenta indispensável para qualquer tec. em eletrônica.

 Mas eu estou com uma placa IPMH61P1, que está com um problema da fonte do V_core, a priore ela não ligava pois tinha um Mos_fet em curto nesse setor, fiz a troca do mesmo, ela voltou a ligar sem vídeo, pois a fonte PWM do V_core não está operante.

Quando eu starto a placa aparece um pulso nos Gate dos Mos_fet muito rápido, coisa de Nanosegundo e para, seria como se entrasse em proteção.

Já verifiquei todos os Mos-fet da linha, testados fora da placa todos Bons;

 os capacitores de filtro da linha de V_core (820u X 2,5v) estavam com fuga, sendo que um deles estavam em curto, troquei os 6, testei a linha na escala Hómica sem o processador do lugar da uma resistência de 50homs pois nessa linha tem 2 resistores smd de 100homns em paralelo. testei os capacitores cerâmicos smd, nenhum curto.

Então eu queria muito entender mais como funciona esse tipo de circuito antes de substituir o CI de PWM, pois eu acredito que ele esteja entrando em algum tipo de proteção;

pois chega nele o EN= 1v;

o VCLK= Um sinal de clock onda quadrada

chega o Vcc5=5v

chega o Vcc12= 12v

O processador e memoria estão bons foram testados em outra placa;

tensão DDR3 de 1,5v normais

nenhuma peça esquentando, 

o processador esquenta um pouco mas não como deveria ( pois tem uma fonte PWM de 1,05v formada por dois mos_fet funcionando, ela fica separada logo a baixo perto do PU10.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, curtolo disse:

@Tiago Vinicius , seu tópico foi movido para a área correta » Treinamento Eletrônica

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

nem sabia que tinha essa área, obrigado meu nobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago Vinicius se você tem uma placa com defeito, o melhor é criar um tópico para ser analisada e com isso debater esse assunto do funcionamento do integrado. A folha de dados do IC é bom ser consultado para conhecer como devem se comportar os terminas do próprio. Esse integrado não muda muito o seu funcionamento comparando com outros! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Tiago Vinicius disse:

Saudações meu querido!

Eu comprei um Osciloscópio já tem uns 7 anos, realmente ele se pagou em poucos serviços, uma ferramenta indispensável para qualquer tec. em eletrônica.

 Mas eu estou com uma placa IPMH61P1, que está com um problema da fonte do V_core, a priore ela não ligava pois tinha um Mos_fet em curto nesse setor, fiz a troca do mesmo, ela voltou a ligar sem vídeo, pois a fonte PWM do V_core não está operante.

Quando eu starto a placa aparece um pulso nos Gate dos Mos_fet muito rápido, coisa de Nanosegundo e para, seria como se entrasse em proteção.

Já verifiquei todos os Mos-fet da linha, testados fora da placa todos Bons;

 os capacitores de filtro da linha de V_core (820u X 2,5v) estavam com fuga, sendo que um deles estavam em curto, troquei os 6, testei a linha na escala Hómica sem o processador do lugar da uma resistência de 50homs pois nessa linha tem 2 resistores smd de 100homns em paralelo. testei os capacitores cerâmicos smd, nenhum curto.

Então eu queria muito entender mais como funciona esse tipo de circuito antes de substituir o CI de PWM, pois eu acredito que ele esteja entrando em algum tipo de proteção;

pois chega nele o EN= 1v;

o VCLK= Um sinal de clock onda quadrada

chega o Vcc5=5v

chega o Vcc12= 12v

O processador e memoria estão bons foram testados em outra placa;

tensão DDR3 de 1,5v normais

nenhuma peça esquentando, 

o processador esquenta um pouco mas não como deveria ( pois tem uma fonte PWM de 1,05v formada por dois mos_fet funcionando, ela fica separada logo a baixo perto do PU10.

 

 

nesse caso, seria interessante você abrir um tópico explicando o defeito da placa, para que outros técnicos pudessem ajudar também (até por que esse aqui está sobre duvida de funcionamento do circuito pwm) provavelmente o pwm foi para o espaço, é comum quando um mosfet entra em curto e acabar levando o pwm junto, mas pode ser que realmente esteja entrando em proteção, por conta de algum mosfet com alterado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Leonildo disse:

@Tiago Vinicius se você tem uma placa com defeito, o melhor é criar um tópico para ser analisada e com isso debater esse assunto do funcionamento do integrado. A folha de dados do IC é bom ser consultado para conhecer como devem se comportar os terminas do próprio. Esse integrado não muda muito o seu funcionamento comparando com outros! 

 

Meu caro @Leonildo, esse post tem como intuito eu aprender sobre esse tipo de circuito, e essa placa seria uma forma de estudar como se comporta esse PWM, meu intuito não é só consertar a placa, espero que entenda que não estou aqui buscando dicas prontas de como resolver um problema, quero ver como funciona esse circuito, pois assim não vou precisar colocar post no forem em cada placa que chegar em minha bancada.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...