Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Microondas Consul cm020 - Não liga

Featured Replies

Postado

Salve salve amigos,

Estou com esse microondas na bancada com o seguinte defeito, aparelho não liga, ao abrir a porta acende a lampada e o prato gira. Esse microondas não usa transformador na pci e sim uma placa. Realizando as medições encontrei as tensões normais na placa. Por coincidência ao encostar o multímetro no cristal a placa liga e funciona normalmente. Fiz a troca do cristal, a troca dos capacitores ligado ao cristal e nada resolve. Alguém ja pegou esse tipo de defeito? Estou desconfiando do micro.

Editado: por brlacerda

Postado

Tenta trocar o rele que liga a magnetron (é o que tem dois fios ligados em cima) e/ou o transistor de atuação deste rele.

Editado: por mariomendes77

Postado
17 horas atrás, brlacerda disse:

Salve salve amigos,

Estou com esse microondas na bancada com o seguinte defeito, aparelho não liga, ao abrir a porta acende a lampada e o prato gira. Esse microondas não usa transformador na pci e sim uma placa. Realizando as medições encontrei as tensões normais na placa. Por coincidência ao encostar o multímetro no cristal a placa liga e funciona normalmente. Fiz a troca do cristal, a troca dos capacitores ligado ao cristal e nada resolve. Alguém ja pegou esse tipo de defeito? Estou desconfiando do micro.

Amigo @brlacerda. Pelo que entendi está inoperante com a porta fechada (não aciona nem o contador regressivo do tempo no painel) mas quando vc abre a porta aciona o motor do prato e a iluminação interna.

Com mais de 90% de certeza lhe digo que é alguma das CHAVES CONTATORAS da porta.

Saliento em dizer com todo o respeito que o que o nosso amigo @mariomendes77 disse, está errado. O relé do qual ele citou é responsável SOMENTE pelo acionamento do setor do trafo de alta, capacitor de alta, Magnetron e microondas, o que não é este o caso (só pelo fato de abrir a porta acionar o motor do prato).

Pode partir para as chaves de acionamento da porta amigo que garanto que irá resolver.

👍

Postado
  • Autor
9 horas atrás, mariomendes77 disse:

Tenta trocar o rele que liga a magnetron (é o que tem dois fios ligados em cima) e/ou o transistor de atuação deste rele.

Caro amigo @mariomendes77, fiz os testes como o senhor mencionou porem está tudo dentro dos conformes. agradeço a atenção. Os reles se encontram funcionando perfeitamente.

Postado
  • Autor
8 horas atrás, LuisStegel disse:

Amigo @brlacerda. Pelo que entendi está inoperante com a porta fechada (não aciona nem o contador regressivo do tempo no painel) mas quando vc abre a porta aciona o motor do prato e a iluminação interna.

Com mais de 90% de certeza lhe digo que é alguma das CHAVES CONTATORAS da porta.

Saliento em dizer com todo o respeito que o que o nosso amigo @mariomendes77 disse, está errado. O relé do qual ele citou é responsável SOMENTE pelo acionamento do setor do trafo de alta, capacitor de alta, Magnetron e microondas, o que não é este o caso (só pelo fato de abrir a porta acionar o motor do prato).

Pode partir para as chaves de acionamento da porta amigo que garanto que irá resolver.

👍

caro amigo @LuisStegel, foi verificado as chaves também e tudo se encontra dentro dos conformes.

vou tentar explicar melhor a situação. coloco o aparelho na tomada e não acende o painel, posso abrir e fechar a porta varias vezes que a unica coisa que acontece é acender a luz e girar o prato. se eu encostar no cristal o aparelho liga e funciona normalmente quantas fezes eu quiser, so não posso tirar da tomada novamente se não o defeito volta. Não é a primeira vez que pego esse tipo de defeito nesse modelo. tenho varios parados aqui com mesmo sintoma.

Postado
9 minutos atrás, brlacerda disse:

caro amigo @LuisStegel, foi verificado as chaves também e tudo se encontra dentro dos conformes.

vou tentar explicar melhor a situação. coloco o aparelho na tomada e não acende o painel, posso abrir e fechar a porta varias vezes que a unica coisa que acontece é acender a luz e girar o prato. se eu encostar no cristal o aparelho liga e funciona normalmente quantas fezes eu quiser, so não posso tirar da tomada novamente se não o defeito volta. Não é a primeira vez que pego esse tipo de defeito nesse modelo. tenho varios parados aqui com mesmo sintoma.

A sim. Não tinha percebido que tinha citado "não liga". Desculpe.

Percebi que citou que vc encosta no cristal ele liga mas que já trocou o mesmo e não adiantou.

Vc citou também que existem todas as tensões. Normalmente este c.i. controlador trabalha com 5V. Já peguei um com defeito similar de não ligar nada e era um zener em curto que por consequencia "torrou" um resistor controlador de corrente no mesmo circuito (circuito regulador de tensão de baixo custo).

Verifique qual a tensão que chega para alimentar este c.i.

No meu caso estava chegando 1,2v, troquei o resistor de baixo valor e o zener 5v1 e resolveu pois a tensão retornou para os 5v.

Tomara que consiga amigo. Boa sorte 👍

Postado

Os sintomas que você descreveu sugerem ou o circuito de reset do micro ou uma contaminação por maresia ou outro agente .

Eu inicialmente lavaria a placa com alcohol isopropilico e um pincel de cerdas não muito moles.

Postado

Se não resolver, baixaria o datasheet do micro controlador e analisaria o circuito a partir da entrada de reset.

Postado

ja peguei varios com esses sintoma, resolvi ,retirando o processador e fazendo uma boa limpeza nos terminais pois tinha uma oxidaçao que ocasionava essa falha!

Postado
  • Autor
Em 27/11/2020 às 18:06, LuisStegel disse:

A sim. Não tinha percebido que tinha citado "não liga". Desculpe.

Percebi que citou que vc encosta no cristal ele liga mas que já trocou o mesmo e não adiantou.

Vc citou também que existem todas as tensões. Normalmente este c.i. controlador trabalha com 5V. Já peguei um com defeito similar de não ligar nada e era um zener em curto que por consequencia "torrou" um resistor controlador de corrente no mesmo circuito (circuito regulador de tensão de baixo custo).

Verifique qual a tensão que chega para alimentar este c.i.

No meu caso estava chegando 1,2v, troquei o resistor de baixo valor e o zener 5v1 e resolveu pois a tensão retornou para os 5v.

Tomara que consiga amigo. Boa sorte 👍

vou verificar e retorno amigo, obrigado pela dica.

Em 27/11/2020 às 20:08, mariomendes77 disse:

Os sintomas que você descreveu sugerem ou o circuito de reset do micro ou uma contaminação por maresia ou outro agente .

Eu inicialmente lavaria a placa com alcohol isopropilico e um pincel de cerdas não muito moles.

farei isso amigo e ja retorno.

Postado
  • Autor
Em 30/11/2020 às 06:57, ivanilton disse:

ja peguei varios com esses sintoma, resolvi ,retirando o processador e fazendo uma boa limpeza nos terminais pois tinha uma oxidaçao que ocasionava essa falha!

farei isso e tbm te retornarei amigo, obrigado.

Postado
  • Autor

Depois de alguns dias parado voltei a trabalhar nesse aparelho, fiz um pouco de cada coisa que me informaram. Apesar de não ter nenhuma oxidação removi o display, fiz uma limpeza geral e ressoldei o micro. Após isso o aparelho voltou a funcionar com um detalhe, se a porta estiver aberta e eu colocar ele na tomada a pci não liga preciso tirar da tomada e fechar a porta, assim ele funciona normalmente. Por enquanto vou colocar como resolvido, visto que o microondas é da minha residência, se voltar a apresentar algo abro o tópico novamente.

Quero agradecer aos amigos @mariomendes77 @LuisStegel e @ivanilton que contribuíram com esse tópico e com a solução mesmo que parcial do defeito. 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.