Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Conserto Carrinho Controle Remoto

Avalie este tópico:


jobombana

Posts em destaque

Boa tarde,

Estou com um carrinho de controle remoto que demos pro meu sobrinho, usou uns 2 dias e parou os motores de front e end.

Testei os motores funcionando normal, vi que na placa do carrinho tem o CI maior queimado, é ele que controla os motores front e end.

Alguem sabe que ci é esse? não da pra ler o codigo dele.

WhatsApp Image 2021-01-29 at 15.45.43.jpeg

WhatsApp Image 2021-01-29 at 09.19.33 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-01-29 at 09.19.33.jpeg

Editado: por jobombana
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@jobombana gentileza edite o título do tópico, não é permitido palavras com “caixa alta”. Assim ajuda na organização e atende as regras.

2WuSvQnm6H1x

 

Dei uma pesquisada em drive de motores, de acordo com análise da placa, a qual cheguei a identificação do componente em questão: Mx1508

 

 

DF27FEC0-F5D3-4338-A7D9-E911EB720262.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Funcionou por alguns dias e queimou novamente o ci mx1508 torrou, não sei oque tem de errado. Pois funciona certinho, a única coisa que vi em testes, que os motores 

1 deles da 2ohms e o outro 1,7ohms

E o motor de direito/esquerdo está dando 6ohms, será que pode ser isso que está causando a queima do mx1508?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/04/2021 às 10:43, jobombana disse:

Funcionou por alguns dias e queimou novamente o ci mx1508 torrou, não sei oque tem de errado. Pois funciona certinho, a única coisa que vi em testes, que os motores 

1 deles da 2ohms e o outro 1,7ohms

E o motor de direito/esquerdo está dando 6ohms, será que pode ser isso que está causando a queima do mx1508?

 

 

você esta usando diodo em paralelo com um motor, para evitar energia reversa gerada pelo motor, pode ser isso a queima do ci.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.thumb.png.7f16cca7276b50375eb729a324819b54.png

 quando e desligado o motor se transforma em gerador, retornando a energia gerada para o ci, nesse ex: de 12v pode gerar picos de ate 41v.

image.png.2e3826758588205c213d03bc616e137c.png

coloca o diodo direto no motor!

não sei se pode colocar vídeo aqui, então vou deixar o titulo do vídeo que explica certinho, so procurar no youtube.

não sei se vai resolver tomara que sim. 

 

"Por que ligar um diodo em paralelo com um motor? Força Contra-Eletromotriz e Diodo Roda-Livre"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, jobombana disse:

Cheguei a ver esse vídeo, mas como o circuito inverte a polaridade pra fazer o carinho ir pra frente e pra trás acho que não dá pra colocar o diodo em paralelo eu acho

nesse caso seria um motor que vai pra frente e outro que vai para traz ? ou e tudo em um único motor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a bateria usada no carrinho? 

Verifique se as correntes nos motores não ultrapassam o máximo da placa:

 

"Module Supply Voltage: DC 2-10V

Signal input voltage: DC 1.8-7V

Single working current: 1.5A <------

Peak current up to 2.5A <-------

Low standby current (less than 0.1uA)

Built-in common conduction circuit, the input terminal vacant, the motor does not malfunction

Size: 24.7 x 21 x 7mm

Mounting hole diameter: 2 mm"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...