Postado 31 de Janeiro de 2021 5 anos Amigos Boa madrugada,estou com esse mini system modelo citado acima totalmente inoperante,já verifiquei as tensões tenho somente a de 5.3v alguns testes que fiz,foto acoplador,mosfets 17n80c3,npc1379 encontrei um capacitor estourado de 1kv próximo ao npc1379 o mesmo foi substituído ainda assim não me dar nenhum sinal,obs: a primária está funcionando perfeitamente o que é está na secundária mas ñ estou conseguindo encontrar. Se algum dos colegas já pegou esse aparelho e poder me ajudar ficarei grato. Editado: 1 de Setembro de 2021 4 anos por ohm Correção do titulio e prefixo
Postado 31 de Janeiro de 2021 5 anos Olá, @Vicente25 Qual código do capacitor que foi substituído? A fonte de stand_by está funcionando, temos que saber se existe comando power on. Para tanto, qual tensão no pino 7 do conector cnm852. Editado: 1 de Setembro de 2021 4 anos por ohm
Postado 1 de Fevereiro de 2021 5 anos Autor 22 horas atrás, ohm disse: Olá, @Vicente25 gentileza corrija o título para ficar de acordo com as regras, assim ajuda na organização e poderá receber auxílio. Qual código do capacitor que foi substituído? A fonte de stand_by está funcionando, temos que saber se existe comando power on. Para tanto, qual tensão no pino 7 do conector cnm852. Obrigado por responder,o código do capacitor é o cs808. A tensão no pino 7 É 0,0 nela só tenho mesmo a tensão de 5.3v no cn852 Editado: 1 de Fevereiro de 2021 5 anos por Vicente25
Postado 1 de Fevereiro de 2021 5 anos 22 horas atrás, ohm disse: qual tensão no pino 7 do conector cnm852. Assim saberemos que o micro enviou o comando de ligar o aparelho. Assim seguiremos na análise. 13 minutos atrás, Vicente25 disse: o código do capacitor é o cs808 No esquema que disponho não tem esse capacitor, entretanto pelo código “CS” está localizado na parte do primário do stand_by. Por ser 1kv imagino que seja capacitor snubber. A principal não causaria o defeito do aparelho não ligar!
Postado 1 de Fevereiro de 2021 5 anos Autor 20 minutos atrás, ohm disse: Assim saberemos que o micro enviou o comando de ligar o aparelho. Assim seguiremos na análise. No esquema que disponho não tem esse capacitor, entretanto pelo código “CS” está localizado na parte do primário do stand_by. Por ser 1kv imagino que seja capacitor snubber. A principal não causaria o defeito do aparelho não ligar! Não tenho tensão no pino 7 Enviei algumas fotos para que veja com mas clareza o capacitor qual estourou.
Postado 1 de Fevereiro de 2021 5 anos Como suspeitava, é snubber do enrolamento primário do chopper de stand _by. Ele não é a causa do aparelho não ligar! No meu esquema é de 10nF. Sabemos que tem 5.3v do stand_by que alimenta o micro. Agora vamos verificar a existência de alguma tecla em curto/fuga: _verifique a tensão nos pinos 4, 12 e 13 do conector ucn1. São sinais key_ad1, key_ad2 e key_ad3 as quais tem que ter o mesmo valor de tensão. Transistor que chaveia o comando power_on do micro para a fonte: _valor de tensão nos terminais do transistor uq13 ( deve estar na placa frontal e é smd).
Postado 2 de Fevereiro de 2021 5 anos Autor A Fonte não gera mas nenhuma tensão a não ser a de 5.3v. Editado: 2 de Fevereiro de 2021 5 anos por Vicente25
Postado 2 de Fevereiro de 2021 5 anos Autor Olha nao tem esse código na placa qu13 porém encontrei um regulador smd qual fiz a medição e me deu 0,18 source e 0,14 dreno,quanto aos pinos 4,12 e 13 todos com 0,14.
Postado 2 de Fevereiro de 2021 5 anos @Vicente25 o esquema que tenho é diferente “mx-f830za” o seu tem final zd. vou te explicar mais detalhado meu raciocínio. _Todas teclas compartilham a mesma tensão de 5v através de resistor de pull-up onde a malha key* só terá tensão menor ao pressionar alguma tecla. Cada tecla tem um resistor de valor diferente, ou seja, valores diferentes de tensão para cada tecla pressionada. Se alguma estiver em curto/fuga impedirá do aparelho ligar. No esquema que analiso tem três malhas key. Procure na placa frontal perto do conector se tem escrito key-ad1, key-ad2 e key-ad3. _O pino 75 do circuito integrado uci1 (no meu esquema) irá ao nível baixo quando der o comando power que por sua vez polarizará um transistor pnp (UQ13) onde seu coletor terá 5v e ligará a fonte principal. Key* = trilha onde são ligadas todas teclas do aparelho e é ligado à um pino do micro. Alguns aparelhos possuem mais de uma malha key.
Postado 2 de Fevereiro de 2021 5 anos Autor Creio que te compreende, ao energizar o circuito tenho q ter um sinal alto só vai ser baixa após pressionar a tecla sendo assim liberando os 5v para o coletor do UQ13 acionando a fonte principal.Correto? Fazendo análise na placa conforme vc indicou segue os resultados. Pino4=5,5v Pino12=4,3v Pino13=5,5v Em quantos nos Pinos do ci (UiC1) como mostra aqui para min, consta 5,5v no pino 74 e 0,0v no 75. No transistor eu tenho os 5v.
Postado 3 de Fevereiro de 2021 5 anos 7 horas atrás, Vicente25 disse: Creio que te compreende, ao energizar o circuito tenho q ter um sinal alto só vai ser baixa após pressionar a tecla sendo assim liberando os 5v para o coletor do UQ13 acionando a fonte principal.Correto? Sim, a fonte só será liberada quando tiver 5v no coletor do uq13 (será outro código na sua placa). Localizou o transistor que faz essa função em seu aparelho? 7 horas atrás, Vicente25 disse: Pino12=4,3v Confira se realmente é malha key, se sim, tem alguma tecla ruim. deveria ter 5.5v como nas outras duas.
Postado 3 de Fevereiro de 2021 5 anos Autor Positivo, é a malha key. Porém não me dar as mesmas tensões que as outras.
Postado 3 de Fevereiro de 2021 5 anos 19 horas atrás, Vicente25 disse: Positivo, é a malha key. Porém não me dar as mesmas tensões que as outras. Está errado amigo, não existe conexão ao gnd à não ser por teclas, ou seja, a tensão deveria ser 5,5v igual nas outras duas malhas key. Tem tecla com fuga! Faça um pente fino aí nessas teclas.
Postado 4 de Fevereiro de 2021 5 anos Autor Ok irei fazer uma análise,sabe informar como posso ligar essa fonte sem a placa principal para ver se libera as outras tensões? Editado: 4 de Fevereiro de 2021 5 anos por Vicente25
Postado 4 de Fevereiro de 2021 5 anos 51 minutos atrás, Vicente25 disse: ,sabe informar como posso ligar essa fonte sem a placa principal Ligue um resistor de 100r entre pino 7 e 10 do conector cnm852
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.