Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Mini system Samsung F830 zd, não liga

Featured Replies

Postado

Amigos Boa madrugada,estou com esse mini system modelo citado acima totalmente inoperante,já verifiquei as tensões tenho somente a de 5.3v alguns testes que fiz,foto acoplador,mosfets 17n80c3,npc1379 encontrei um capacitor estourado  de 1kv próximo ao npc1379 o mesmo foi substituído ainda assim não me dar nenhum sinal,obs: a primária está funcionando perfeitamente o que é está na secundária mas ñ estou conseguindo encontrar.

Se algum dos colegas já pegou esse aparelho e poder me ajudar ficarei grato. 

Editado: por ohm
Correção do titulio e prefixo

Postado

Olá,

@Vicente25 Qual código do capacitor que foi substituído?

A fonte de stand_by está funcionando, temos que saber se existe comando power on. Para tanto, qual tensão no pino 7 do conector cnm852.

Editado: por ohm

Postado
  • Autor
22 horas atrás, ohm disse:

Olá,

@Vicente25 gentileza corrija o título para ficar de acordo com as regras, assim ajuda  na organização e poderá receber auxílio.

nm6H1x

Qual código do capacitor que foi substituído?

A fonte de stand_by está funcionando, temos que saber se existe comando power on. Para tanto, qual tensão no pino 7 do conector cnm852.

Obrigado por responder,o código do capacitor é o cs808.

A tensão no pino 7 É  0,0 nela só tenho mesmo a tensão de 5.3v  no cn852

Editado: por Vicente25

Postado
22 horas atrás, ohm disse:

qual tensão no pino 7 do conector cnm852.

Assim saberemos que o micro enviou o comando de ligar o aparelho. Assim seguiremos na análise.

13 minutos atrás, Vicente25 disse:

o código do capacitor é o cs808

No esquema que disponho não tem esse capacitor, entretanto pelo código “CS” está localizado na parte do primário do stand_by. Por ser 1kv imagino que seja capacitor snubber. A principal não causaria o defeito do aparelho não ligar!

Postado
  • Autor
20 minutos atrás, ohm disse:

Assim saberemos que o micro enviou o comando de ligar o aparelho. Assim seguiremos na análise.

No esquema que disponho não tem esse capacitor, entretanto pelo código “CS” está localizado na parte do primário do stand_by. Por ser 1kv imagino que seja capacitor snubber. A principal não causaria o defeito do aparelho não ligar!

Não tenho tensão no pino 7 Enviei algumas fotos para que veja com mas clareza o capacitor qual estourou.

Postado

Como suspeitava, é snubber do enrolamento primário do chopper de stand _by. Ele não é a causa do aparelho não ligar! No meu esquema é de 10nF. 

Sabemos que tem 5.3v do stand_by que alimenta o micro.

Agora vamos verificar a existência de alguma tecla em curto/fuga:

_verifique a tensão nos pinos 4, 12 e 13 do conector ucn1. São sinais key_ad1, key_ad2 e key_ad3 as quais tem que ter o mesmo valor de tensão.

Transistor que chaveia o comando power_on do micro para a fonte:

_valor de tensão nos terminais do transistor uq13 ( deve estar na placa frontal e é smd).

Postado
  • Autor

A Fonte não gera mas nenhuma tensão a não ser a de 5.3v.

Postado
  • Autor

Olha nao tem esse código na placa qu13 porém encontrei um regulador smd qual fiz a medição e me deu 0,18 source e  0,14 dreno,quanto aos pinos 4,12 e 13 todos com 0,14.

Postado

@Vicente25 o esquema que tenho é diferente “mx-f830za” o seu tem final zd.

vou te explicar mais detalhado meu raciocínio.

_Todas teclas compartilham a mesma tensão de 5v através de resistor de pull-up onde a malha key* só terá tensão menor ao pressionar alguma tecla. Cada tecla tem um resistor de valor diferente, ou seja, valores diferentes de tensão para cada tecla pressionada. Se alguma estiver em curto/fuga impedirá do aparelho ligar. No esquema que analiso tem três malhas key. Procure na placa frontal perto do conector se tem escrito key-ad1, key-ad2 e key-ad3.

_O pino 75 do circuito integrado uci1 (no meu esquema) irá ao nível baixo quando der o comando power que por sua vez polarizará um transistor pnp (UQ13) onde seu coletor terá 5v e  ligará a fonte principal.

Key* = trilha onde são ligadas todas teclas do aparelho e é ligado à um pino do micro. Alguns aparelhos possuem mais de uma malha key. 

C6303B9C-21F2-4D57-80E0-0D8BA8F4B822.jpeg

2E9BFFFD-16CF-462B-8563-D2CB817814A3.jpeg

Postado
  • Autor

Creio que te compreende, ao energizar o circuito tenho q ter um sinal alto só vai ser baixa após pressionar a tecla sendo assim liberando os 5v para o coletor do UQ13 acionando a fonte principal.Correto?

Fazendo análise na placa conforme vc indicou segue os resultados. 

Pino4=5,5v

Pino12=4,3v

Pino13=5,5v

Em quantos nos Pinos do ci (UiC1) como mostra aqui para min, consta 5,5v no pino 74 e 0,0v no 75.

No transistor eu tenho os 5v.

Postado
7 horas atrás, Vicente25 disse:

Creio que te compreende, ao energizar o circuito tenho q ter um sinal alto só vai ser baixa após pressionar a tecla sendo assim liberando os 5v para o coletor do UQ13 acionando a fonte principal.Correto?

Sim, a fonte só será liberada quando tiver 5v no coletor do uq13 (será outro código na sua placa). Localizou o transistor que faz essa função em seu aparelho? 

7 horas atrás, Vicente25 disse:

Pino12=4,3v

Confira se realmente é malha key, se sim, tem alguma tecla ruim. deveria ter 5.5v como nas outras duas.

Postado
  • Autor

Positivo, é  a malha key.

Porém não me dar as mesmas tensões que as outras.

Postado
19 horas atrás, Vicente25 disse:

Positivo, é  a malha key.

Porém não me dar as mesmas tensões que as outras.

Está errado amigo, não existe conexão ao gnd à não ser por teclas, ou seja, a tensão deveria ser 5,5v igual nas outras duas malhas key. Tem tecla com fuga! Faça um pente fino aí nessas teclas. 

Postado
  • Autor

Ok irei fazer uma análise,sabe informar como posso ligar essa fonte sem a placa principal para ver se libera as outras tensões?

Postado
51 minutos atrás, Vicente25 disse:

,sabe informar como posso ligar essa fonte sem a placa principal 

Ligue um resistor de 100r entre pino 7 e 10 do conector cnm852

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.